Sem pisar na embreagem, o freio-motor ajuda a reduzir a velocidade. Porém, existe ainda a situação oposta, que é o caso de uma freada de emergência. Afinal, há quem reduza a marcha, para utilizar ainda mais o freio-motor. Vale destacar que ao pisar no pedal do freio para valer, o carro já arrasta a roda.
Quando freia, o carro precisa pisar na embreagem.?
Vc só freia mesmo, sem pisar na embreagem. Só pise na embreagem se vc precisar colocar em ponto morto/ neutro (em caso de parada mesmo) ou se for trocar a marcha, seja reduzir ou subir.
Nunca faça isso, apertar a embreagem primeiro e depois o freio. Dois motivos, primeiro, porque às vezes. você só quer frear. e não tem a necessidade de reduzir a marcha, só quer diminuir a velocidade mesmo.
A embreagem não vai parar o seu carro, ela vai só cortar atração do motor pras rodas. Por isso que a gente precisa pisar na embreagem, porque se você vai parar o seu carro.
Sem pisar na embreagem, o freio-motor ajuda a reduzir a velocidade. Porém, existe ainda a situação oposta, que é o caso de uma freada de emergência. Afinal, há quem reduza a marcha, para utilizar ainda mais o freio-motor. Vale destacar que ao pisar no pedal do freio para valer, o carro já arrasta a roda.
Pisar no FREIO ou EMBREAGEM primeiro ao parar o carro?
Como frear usando a embreagem?
Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.
Acionar o freio dentro da curva é bem arriscado, pois há grandes as chances de você de perder o controle do carro. Se precisar diminuir a velocidade dentro da curva, use o freio motor (reduzindo a marcha) e pise de leve e com cuidado no pedal do freio.
Em geral, em subidas íngremes, é recomendável usar uma marcha mais baixa para obter mais torque e facilitar a subida. As marchas mais baixas proporcionam mais força às rodas, permitindo que o veículo suba com mais facilidade.
PARA APRENDER A FAZER O CONTROLE DE EMBREAGEM EM SUBIDAS
Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.
Sim, ele pode e até deve pisar no pedal da embreagem, pois vai aliviar tanto o motor de arranque como a bateria. E também por uma questão de segurança: para evitar que o carro dê um 'pulo' se ele estiver engrenado.
1) Nada de segurar o carro na ladeira dirigindo com o pé na embreagem: Esta é uma das piores situações para acabar com ela. Para quem mora em prédios, cuidado com as rampas de garagem: todos os dias segurar o carro enquanto o portão não abre é muito ruim; puxe o freio de mão e desengate.
*Prevenção do Afogamento do Motor:* Ao reduzir a velocidade significativamente ou parar, você só precisa pisar na embreagem para evitar que o motor morra quando a rotação ficar muito baixa. Portanto, frear primeiro é uma prática recomendada para manter o controle do veículo e garantir a segurança.
Escolas de pilotagem ensinam que a melhor prática é estar na marcha ao entrar na curva que você quer estar ao sair da curva, mas para dirigir na rua isso realmente não importa. Além disso, em geral, você não deve manter a embreagem pisada se o carro estiver em movimento — especialmente se estiver descendo uma ladeira.
“É preciso que o pedal do freio seja pressionado firmemente, até o veículo parar por completo, alerta Hanashiro. “O ABS também permite fazer o desvio de trajetória durante a frenagem, algo impossível com as rodas travadas.”
O que acontece se eu frear e acelerar ao mesmo tempo?
Os freios sempre desacelerarão o carro, mas se você tiver um veículo com potência monstruosa, eles definitivamente não o pararão. Na verdade, ambos terão eficácia reduzida. Fazer isso por muito tempo em uma parada pode danificar o conversor de torque de uma transmissão automática.
O fato de você não pisar na embreagem junto ao freio ajuda a diminuir a velocidade do carro, já que quando você pisa no freio, o motor do carro para de receber combustível e funciona como um peso para de ajudar a parar.
Manter o pé na embreagem faz com que o motor fique em rotações mais altas do que o necessário, o que resulta em um aumento no consumo de combustível. Além disso, a pressão contínua no pedal da embreagem gera atrito, causando um desgaste adicional ao disco e aumentando ainda mais o consumo de combustível.