Não existe uma maneira de impedir que o espirro aconteça, portanto, não o segure! Caso esteja em um ambiente com outras pessoas, coloque a mão, um lenço ou o antebraço na frente das vias respiratórias para evitar que outras pessoas se contaminem com as bactérias presentes nas gotículas.
Os ouvidos são particularmente sensíveis à pressão, e segurar um espirro pode resultar em danos nos tímpanos. Isso pode causar dor, zumbido ou até mesmo perda auditiva temporária. Especialistas recomendam que, ao sentir a necessidade de espirrar, permita que o processo ocorra naturalmente para evitar tais complicações.
Falso. Espirrar não faz mal, pois esse movimento atua, na verdade, como um mecanismo de defesa natural do corpo, ajudando a limpar as vias respiratórias e proteger os pulmões de possíveis agressões.
Ao reprimir a saída do ar, aumentamos a pressão dentro do nariz. Assim, um espirro bloqueado pode causar danos ao diafragma, romper um vaso sanguíneo na córnea e até o tímpano, causando surdez e tontura. Há registro de um paciente que deslocou duas vértebras ao segurar um espirro.
Prender O Espirro Faz Mal ? Posso Segurar o Espirro Na Rinite, Sinusite, Gripe Se Espirro Muito?
Qual é a pressão do espirro?
Especialistas afirmam que um espirro pode chegar a 160km/h e se abafado, pode até causar um AVC. Por uma questão de "bons modos", muitas pessoas tentam segurar espirros.
Espirrar muito está quase sempre ligado à rinite alérgica
Contudo, esse quadro também pode estar relacionado à corpos estranhos (mais em crianças, que introduzem objetos no nariz) e ambientes que desencadeiam inflamação por agentes externos, lesionando a mucosa nasal.
Ao espirrar há um aumento significativo do fluxo de ar em alta velocidade na região intranasal, aumentando a pressão dentro do crânio. Então, se a pessoa tiver alguma veia ou artéria mais frágil, como um aneurisma cerebral ou malformação vascular, pode levar até mesmo a um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
“Em algumas pessoas, a respiração profunda que ocorre no início de um espirro pode ativar o nervo vago tanto que o coração rapidamente diminui ou até mesmo pula uma batida”, diz Kelly. Mas fique tranquila. “O coração vai continuar a sua taxa normal durante um espirro, sem nenhum efeito perceptível.”
A pressão pode ser forte o suficiente para gerar um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, se a pessoa tiver alguma veia ou artéria mais frágil, como um aneurisma cerebral ou malformação vascular, o ato de segurar o espirro pode ser ainda mais prejudicial à saúde do corpo.
É falso que o coração para quando espirramos, embora a frequência cardíaca possa ser alterada pela enorme pressão e força do ar ao ser empurrado para fora dos pulmões, e é momentâneo.
O acúmulo de muco e pus na garganta e no nariz, resultante dessas infecções, pode ser uma fonte direta do cheiro desagradável ao espirrar. A inflamação associada a essas condições pode estimular uma produção excessiva de muco, agravando ainda mais o problema.
Ele é um mecanismo de defesa do corpo que ajuda a manter o nosso sistema respiratório limpo e saudável. Ou seja, espirrar é um sinal de que o organismo está reagindo contra estímulos irritantes ou invasores indesejados.
O espirro não pode ocorrer durante o sono devido à atonia do sono REM – um estado corporal em que os neurônios motores não são estimulados e os sinais reflexos não são retransmitidos ao cérebro.
Médicos da Universidade de Dundee disseram que, se você fechar a boca e o nariz durante um espirro, a pressão nas vias aéreas superiores pode aumentar cerca de 20 vezes. Isso pode causar lesões, como ruptura de tímpanos, aneurismas e até costelas quebradas.
Quando, finalmente, espirramos, a pressão abdominal é libertada rapidamente, acelerando o fluxo sanguíneo de volta ao coração e aumentando a pressão arterial, enquanto diminuem os batimentos por minuto.
Quais são os batimentos cardíacos de uma pessoa que está infartando?
Você deve buscar o serviço de emergência ou acionar o SAMU 192, se: Apresentar aumento acentuado da falta de ar ou dificuldade para respirar. Desmaio. Coração acelerado: Batimentos do coração acima de 120 batimentos por minuto em repouso.
Todos devem ser orientados a não abafar os espirros apertando o nariz e mantendo a boca fechada, pois isso pode resultar em perfuração traqueal, conforme relatado aqui”, escrevem. No caso, um homem de 30 anos com rinite alérgica sentiu fortes dores no pescoço imediatamente depois de um episódio em que segurou espirros.
Quando um aneurisma se expande rapidamente, está prestes a se romper ou já se rompeu, alguns sintomas podem aparecer de maneira brusca, como dor forte ou persistente no abdômen ou nas costas; náuseas e vômitos; frequência cardíaca acelerada; queda de pressão e choque hemorrágico, quando ocorre grande perda de sangue.
De acordo com o especialista, quanto maior o aneurisma, maiores as chances de ruptura. “Aneurismas de 6 cm de diâmetro, por exemplo, têm um risco de cerca de 10% de se romperem no prazo de um ano. A mortalidade, nesses casos, é muito alta, podendo chegar a 90%, mesmo com o tratamento adequado.
Como a velocidade de um espirro pode alcançar surpreendentes 160 km/h, a pressão provocada quando se prende este jato pode causar problemas, como a própria ruptura dos tímpanos.
O ato de espirrar é um movimento involuntário das vias respiratórias para expulsar qualquer substância estranha do organismo como poeira, pólen, vírus, ácaros, entre outros.
A incontinência provocada por esforço físico e aumento da pressão do abdômen, tais como tosse, espirro, risada e saltos, é denominada incontinência de esforço. Nesses casos, a perda urinária somente ocorre mediante esses fatores, mesmo sem qualquer desejo para urinar.