Pode fazer cobrança por WhatsApp?

Desde 2013, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) permite que a cobrança de inadimplentes seja realizada através de redes sociais – e o WhatsApp se enquadra neste caso. E, ao contrário do que muita gente pensa, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não exige consentimento para envio de mensagens de cobrança.
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É permitido cobrar pelo WhatsApp?

Riscos em fazer a cobrança pelo WhatsApp

Esse tipo de atitude é proibido por lei e você pode estar sujeito a ser punido por isso, não só por usar o aplicativo, mas por fazer uma cobrança de forma indevida. Aqui você pode saber mais sobre outros erros que cometemos ao cobrar os clientes .
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Como fazer uma cobrança por WhatsApp?

Por isso, a seguir, confira como estruturar uma mensagem de cobrança pelo WhatsApp para cobrar seus clientes em um tom tranquilo:
  1. Comece com uma saudação. ...
  2. Faça referência ao serviço ou produto da sua empresa. ...
  3. Inicie o lembrete sobre o pagamento. ...
  4. Faça a solicitação do pagamento. ...
  5. Dê opções de negociação da dívida.
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Cobrar em redes sociais é crime?

A lei brasileira, tendo como fundamento o princípio constitucional da dignidade do ser humano e a proteção à honra e à intimidade do indivíduo, entende que as cobranças não podem ser feitas por ações que tragam constrangimento ao devedor nem que o exponham ao ridículo.
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Quais são os riscos de fazer uma cobrança indevida pelo WhatsApp?

A resposta é SIM. Inclusive muitas empresas já usam este meio de comunicação para oferecer serviços e até mesmo realizar cobranças, visto que o próprio Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) reconhece tal prática desde 2013.
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Sou obrigado a pagar uma cobrança indevida?

Vale lembrar que, em casos de cobrança indevida, segundo o artigo 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor, assegura ao consumidor o direito ao dobro do valor pago em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, caso o valor já tenha sido quitado.
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Pode cobrar em grupo de WhatsApp?

Por favor, nada de cobrar via grupo de Whatsapp. Isso pode complicar a situação com muitas pessoas envolvidas e acabar se tornando uma bagunça. Na mensagem não escreva nada ofensivo, nem palavrões ou alguma espécie de coação.
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O que é cobrança vexatória?

No Artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor, que considera essa prática um crime, a cobrança vexatória é caracterizada como “Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, ...
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O que não é permitido dentro de uma cobrança de dívida?

Infração: Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsa, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.
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Como posso cobrar um caloteiro judicialmente?

Para quitar uma dívida cobrada judicialmente, o primeiro passo é reconhecer o débito e procurar formas para realizar o pagamento. Se não puder pagar o valor integral imediatamente, é possível propor uma negociação ou solicitar à justiça o parcelamento da dívida numa audiência de conciliação.
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Como cobrar um devedor por mensagem?

Para cobrar educadamente por WhatsApp, comece com uma saudação amigável. Explique a situação de forma clara e direta, mencionando o valor e a data de vencimento. Use um tom gentil e ofereça ajuda para esclarecer dúvidas.
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Como funciona o pagamento pelo WhatsApp?

O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Meta Pay, uma maneira segura e fácil de fazer pagamentos nos aplicativos da Meta. Todo pagamento feito no WhatsApp é protegido por diversas camadas de segurança, como o PIN do Meta Pay ou a biometria do seu celular, e processado por Meta Pagamentos e Cielo.
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Como cobrar um amigo educadamente por WhatsApp?

Como fazer cobrança por Whatsapp
  1. Descubra se é realmente a pessoa certa;
  2. Se apresente;
  3. Seja objetivo pelo motivo do contato;
  4. Informe o valor;
  5. Encerre a conversa educadamente.
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Como fazer cobrança através do WhatsApp?

Como fazer uma boa cobrança pelo WhatsApp? Confira 13 dicas!
  1. Se certifique sobre a inadimplência. ...
  2. Personalize a mensagem de acordo com o tipo de cobrança. ...
  3. Ao fazer o primeiro contato, se identifique. ...
  4. Confirme a identidade de quem está lendo a mensagem. ...
  5. Seja objetivo. ...
  6. Saiba negociar no momento certo. ...
  7. Crie modelos de mensagens.
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Como cobrar alguém de forma educada frases?

"Prezado(a) [Nome do cliente], notamos que a dívida referente à fatura de [Data] ainda se encontra pendente. Poderia verificar isso com urgência?" "Oi [Nome do cliente], estamos entrando em contato para solicitar o pagamento da fatura vencida em [Data]. Gratos pela sua atenção."
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O que fazer com cobrança abusiva?

Caso ocorra alguma dessas situações, é possível registrar uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor e cadastrar os números das cobranças na plataforma https://www.naomeperturbe.com.br/ O consumidor também poderá buscar o auxílio de um advogado, para que sejam tomadas as medidas cabíveis para a cessação dessa ...
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É crime dever e não pagar?

Ter dívidas não é crime, abuso na cobrança sim! A cobrança de dívidas é um direito do credor, mas deve respeitar os limites da Lei.
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Quantos dias de atraso é considerado inadimplente?

Não existe um número exato de dias para considerar uma dívida como inadimplente no Brasil. O prazo pode variar de acordo com o tipo de dívida, contrato e política de cada empresa. Para saber exatamente quanto tempo você tem para pagar, consulte o seu contrato ou entre em contato com o credor.
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O que é considerado cobrança abusiva?

Cobrança abusiva é uma prática onde uma empresa ou indivíduo tenta cobrar valores indevidos ou utiliza métodos inadequados para recuperar dívidas.
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O que é assédio moral de cobrança?

“O assédio moral no trabalho consiste em expor o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras de forma repetitiva e prolongada no exercício da atividade.
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O que um cobrador não pode fazer?

  1. Ligar para cobrar um cliente a qualquer dia e horário. De acordo com a lei, as cobranças — de pessoa física ou jurídica — devem respeitar horários. ...
  2. Ser rude com os clientes. ...
  3. Não se preparar. ...
  4. Expor a imagem da empresa devedora. ...
  5. Não notificar a empresa previamente da dívida.
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O que diz o artigo 42 da lei do consumidor?

O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.”
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É proibido fazer cobrança pelo WhatsApp?

Desde 2013, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) permite a realização de cobrança via redes sociais. Isso inclui aplicativos como Facebook, Twitter e… WhatsApp!
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Pode expor caloteiro em rede social?

A exposição pública de informações sobre devedores sem o devido consentimento fere o direito à privacidade do consumidor, protegido pelo Código de Defesa do Consumidor contra cobranças vexatórias (ou seja, que causem humilhação, vergonha, dano à reputação, etc.).
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Tem como processar alguém que te deve?

Nem tudo está perdido. É possível entrar com uma ação na Justiça para cobrar aquilo que devem a você, mesmo que haja poucas provas documentais, ou provas que não são oficiais para a lei, como conversas de WhatsApp (lembra o que eu disse lá em cima?). Duas testemunhas podem ser requeridas.
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