Considerado um dos nutrientes mais ricos da natureza, o mel é formado por ácido glucônico, que ajuda a remover as células mortas e diminuir os poros, e por aminoácidos, que contêm propriedades suavizantes. Passar mel nos lábios antes de dormir garante uma boca hidratada e lisinha ao acordar.
Esfoliar uma vez por semana – não mais do que isso – com uma mistura de mel, fubá e azeite de oliva, que tem alto poder hidratante e vitamina E, pode ajudar.
Aplique um hidratante labial noturno antes de dormir para garantir que seus lábios recebam a hidratação necessária durante a noite. Além disso, considere usar um travesseiro de seda, pois ele reduz a fricção durante o sono, mantendo seus lábios suaves.
Por ter propriedades antibacterianas e cicatrizantes, o mel pode ser um excelente aliado da saúde bucal, segundo uma pesquisa divulgada pelo Saudi Dental Journal.
Utilize produtos ricos em ativos reparadores e hidratantes, como vitamina E, pantenol, manteiga de karité e manteiga de cacau. Eles ajudarão a restaurar e reparar a barreira labial. Evite o contato dos lábios com a saliva, pois ela possui pH ácido e contribui para o ressecamento da região.
Pimentão e gengibre são uma boa solução para lábios saudáveis. Basta esfregar ao de leve estes ingredientes nos lábios e devido ao picante, ficam ainda mais cheios e naturalmente vermelhos. De seguida, aplica um bom batom hidratante e ninguém te resistirá!
“O mel é útil para o tratamento de muitas enfermidades bucais, incluindo doença periodontal, estomatite (inflamação das membranas mucosas da boca) e halitose (condição que causa mau hálito). Além disso, o mel tem sido aplicado na prevenção de placa bacteriana, gengivite, aftas e periodontite”.
Certificar-se de remover qualquer mel do rosto antes então de ir dormir. O mel deixado no rosto pode de fato atrair poeira e outros detritos, que poderia agravar uma erupção ativa, assim ter atenção para não ocorrer um problema posterior.
Síndrome de Sjögren: é uma doença autoimune que ataca as glândulas que produzem lágrimas e saliva. A diminuição da produção de saliva pode levar a uma sensação constante de boca e lábios secos.
A sensação também pode estar associada a condições neurológicas como neuralgia do trigêmeo, efeito colateral de certos medicamentos, entre outros. Se você estiver experimentando dormência nos lábios de forma persistente ou recorrente, é aconselhável consultar um médico ou dentista para uma avaliação adequada.
Aplicar hidratante labial antes de dormir é uma prática benéfica para cuidar dos lábios durante a noite. Durante o sono, o corpo passa por um processo de regeneração, e os lábios não são exceção. Usar um hidratante mais espesso ou nutritivo antes de dormir pode ajudar a reter a umidade, evitando o ressecamento noturno.
Alguns podem favorecer infecções vaginais e por isso devem ser mantidos da cintura para cima. Pingar chocolate, caldas ou mel lá embaixo pode trazer mais problemas do que simplesmente grudar. O açúcar estimula o crescimento de bactérias e altera o pH natural da vagina.
Quando misturado com mel, pode ajudar a clarear manchas escuras e melhorar o tom geral da pele. Como usar: Misture uma colher de sopa de mel com meia colher de suco de limão. Aplique esta mistura no rosto e deixe agir por 10-15 minutos.
Tendo em conta os vários compostos que constituem o mel todas as suas maravilhosas propriedades, a aplicação de mel numa ferida ou queimadura promove a cura ao mesmo tempo que acelera o processo e evita a sobre infeção. Assim, o mel tem todas as qualidades necessárias para ser considerado um «curativo ideal».
Por ser uma área muito sensível, os lábios perdem até dez vezes mais umidade do que qualquer outra região do corpo. A esfoliação com mel e açúcar, por sua vez, age como renovador celular, retirando as células mortas e até mesmo as manchas, deixando a superfície macia e lisinha, pronta para o hidratante.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: O mel apresenta efeitos terapêuticos de anti-inflamatório natural, sendo uma forma uma forma de tratamento fitoterápico para prevenção de algumas infecções.
Você sabia que muitas vezes os ingredientes necessários para cuidar dos lábios são naturais e estão dentro da sua casa? Por exemplo, para esfoliar os lábios sem produtos químicos, use uma combinação de açúcar e mel. Essa mistura tem propriedades antimicrobianas para prevenir infecções nos lábios.
A dentista e mestre em endodontia Carolina Figueiredo, que atende em Brasília, diz que uma boca saudável apresenta uma tonalidade rosa, nem muito intensa e nem pálida, e que alterações na coloração habitual dos lábios podem indicar doenças. “Lábios muito pálidos podem ser sinal de anemia ou de deficiência de ferro.
Laser: Os procedimentos a laser envolvem a emissão de luz ou calor na área afetada, capaz de promover o clareamento e ainda estimulam a hidratação da boca. Desse modo, Os mais indicados para clarear os lábios escurecidos são os lasers de túlio e o Q-switched.
Esfolie os lábios uma ou duas vezes por semana para remover células mortas da pele e revelar lábios mais macios e rosados. Aplique um protetor labial nutritivo ao longo do dia para manter seus lábios hidratados e protegidos. Evite batons matte que podem ressecar os lábios e opte por produtos hidratantes para os lábios.