Quando posso descontar o feriado?
Sim, a empresa pode descontar o dia de falta e o DSR da semana se o empregado faltar injustificadamente na semana do feriado.Pode descontar feriado na folha de pagamento?
A resposta é não. É importante ressaltar que, de acordo com a CLT, a empresa não pode descontar o dia de feriado do colaborador. A legislação trabalhista estabelece o feriado como um dia de descanso remunerado, sem qualquer possibilidade de compensação posterior.É lei a empresa pagar feriado?
A legislação brasileira proíbe o trabalho em feriados civis e religiosos e obriga as empresas a pagar o salário desses dias como descanso semanal remunerado (DSR).Como fica o salário quando tem feriado?
Em regra, é proibido trabalhar nos feriados nacionais e feriados religiosos. A sistemática é a mesma do descanso semanal remunerado – DSR. Se houver trabalho no feriado sem que haja folga compensatória, há necessidade de pagamento em dobro, sem prejuízo da remuneração do feriado.QUERO SER DEMITIDO, MAS A EMPRESA NÃO QUER ME MANDAR EMBORA. O QUE FAZER?
O pagamento do salário cai em feriado?
Parágrafo primeiro – O pagamento da remuneração mensal e o do adiantamento salarial será antecipado para o primeiro dia útil anterior se o convencionado acima cair em feriado, sábado ou domingo.Quanto é 100% de um feriado trabalhado?
Nos feriados, a remuneração pelos serviços prestados deve ser o dobro da que é recebida em dias com expediente normal de segunda a sábado. Por isso, o valor da hora extra nos feriados é exatamente o dobro da hora de trabalho em dias é o valor pago regularmente com acréscimo de 100%.Sou obrigado a pagar o feriado?
Quem trabalha no feriado tem direito ao pagamento em dobro ou a folga compensatória, dependendo do acordo com o empregador. O que diz a CLT sobre trabalho no feriado? A CLT estabelece que o trabalho em feriados só é permitido mediante necessidade, com direito a pagamento dobrado ou compensação em folga.O que a CLT diz sobre feriados?
O trabalho em feriados segue regras da CLT, garantindo folga ou pagamento em dobro para muitas categorias. Algumas escalas têm regras específicas. A nova portaria de 2025 exigirá negociação coletiva para o comércio, reforçando a necessidade de acordos entre empresas e sindicatos para trabalho nesses dias.Como funciona o pagamento no feriado?
Lei nº 605/49:"Art. 9º - Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga”.Pode ser descontado feriado do salário?
Segundo a legislação trabalhista, a ausência em feriados não previstos por contrato não pode resultar em desconto.O que diz o artigo 59 da CLT?
59-A. É facultado às partes, mediante convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados os intervalos para repouso e alimentação. Art. 2º Ficam revogados os §§ 5º e 6º do art.Como compensar feriado trabalhado?
Banco de horas no feriadoAs empresas que utilizam o sistema de banco de horas podem aproveitar esse mecanismo para compensar o trabalho em feriados. O banco de horas permite que as horas trabalhadas em feriados sejam acumuladas e trocadas por dias de folga no futuro.
Quem não trabalha no feriado recebe?
No feriado, é vedado o trabalho (regra que não é absoluta, a depender do tipo de atividade desenvolvida pela empresa), mas, quando acontece, o pagamento poderá ser dobrado ou o trabalhador poderá ter uma folga compensatória. No ponto facultativo, não há impedimento para o trabalho e o pagamento não será dobrado.Porque quando falta 1 dia desconta 2?
no entanto, a empresa também pode descontar o dsr, descanso semanal remunerado. por isso que quando ele falta um dia sem justificativa, ele sofre desconto de dois dias no salário, o dia que ele faltou mais o dsr. o dsr ele está disciplinado numa lei específica, é a lei seiscentos e cinco de mil.Pode descontar feriado do vale-alimentação?
Benefícios como vale-transporte e vale-refeição, por exemplo, podem ser descontados dos colaboradores se estiverem em cidades ou estados que decretaram ponto facultativo.O que a nova lei trabalhista fala sobre feriados?
Essa legislação exige que a permissão para o trabalho em feriados seja negociada entre trabalhadores e empregadores por meio de convenção coletiva, além de respeitar as legislações municipais aplicáveis (art. 6º-A).Faltar em feriado pode ser descontado no salário?
O feriado trabalhado deve ser pago em dobro. Se houver acordo coletivo ou compensação de jornada, você pode compensar a falta pelo feriado (sem pagar o feriado em dobro).Quais feriados a empresa é obrigada a pagar?
Remuneração mensal inclui descanso remunerado nos feriados
- 01 de janeiro: Confraternização Universal.
- 30 de março: Paixão de Cristo (data conforme calendário 2018)
- 21 de abril: Tiradentes.
- 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho.
- 7 de setembro: Independência do Brasil.
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida.