Sim, é possível comer chocolate com aparelho dentário, no entanto, deve apenas evitar chocolates duros, chocolates armazenados no frigorifico ou que tenham frutos secos.
Para evitar esse tipo de transtorno, recomenda-se não consumir chocolate armazenado em baixas temperaturas quando se faz uso de aparelho ortodôntico, ou pelo menos, partir o chocolate em pequenos pedaços antes de levar à boca, diminuindo o impacto causado pelo mesmo no aparelho.
1 – Evite alimentos duros tais como, barras de chocolate duras, pães tipo italiano, balas de qualquer espécie, chicletes, côco enfim tudo aquilo que puder quebrar um braquete.
Como fazer Picolé de Nata com Cobertura de Chocolate
Quais alimentos quebram o aparelho?
Alimentos pegajosos: doces, chicletes, balas e caramelo podem grudar nos brackets e fios do aparelho, dificultando a higiene e até mesmo danificando o aparelho. Alimentos duros: castanhas, amendoim, pipoca e alimentos duros em geral podem quebrar ou deslocar os brackets e fios do aparelho.
Alimentos duros, grandes ou pegajosos: Evite balas, castanhas, doces ou outros alimentos duros/crocantes. Isso porque podem causar dano ao bráquete e assim atrasar o resultado do seu tratamento.
Se você engolir alguma parte do aparelho, como um braquete ou elástico, ela normalmente irá passar por todo o seu sistema digestivo sem maiores complicações.
Prefira alimentos macios. Alimentos "pastosos" como banana, purê de batata, iogurte e ovos mexidos são confortáveis para as gengivas e não correm o risco de quebrar o aparelho. Smoothies de frutas congelados são especialmente calmantes nos primeiros dias após a colocação do aparelho.
Não há problema algum em você comer um miojo, desde que o mesmo não esteja quente, pois isso resultaria em sangramento, dor e dificuldade na cicatrização do local. Não se esqueça de seguir todas as recomendações do seu cirurgião- dentista. Espero ter ajudado!
Refrigerantes: quem usa aparelho deve evitar ingerir refrigerantes. Além do açúcar ficar acumulado no aparelho, aumentando a chance de surgirem cáries, a acidez dessa bebida contribui ainda mais para que as bactérias ocupem os dentes.
Quem usa aparelho pode comer qualquer tipo de alimento. No entanto, são necessários alguns cuidados na hora de ingerir alimentos mais duros ou mesmo fibrosos.
Escolha opções menos crocantes e mais macias, como banana, kiwi, melancia e mamão no início do tratamento para não sentir nenhum desconforto ao mastigar. Depois de alguns dias já é possível comer aquelas com casca sem preocupações.
Quando o braquete do aparelho solta, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com o seu ortodontista. Ou seja, o profissional responsável por colocar e fazer as manutenções do seu aparelho. Isso porque a falta de um braquete pode comprometer a função e o movimento do aparelho ortodôntico.
Sim, é possível comer chocolate com aparelho dentário, no entanto, deve apenas evitar chocolates duros, chocolates armazenados no frigorifico ou que tenham frutos secos.
Sopa. Nos primeiros dias do tratamento, é quase impossível mastigar algum alimento, já que os dentes ficam extremamente doloridos. Diante disso, a sopa é a melhor alternativa para driblar a fome sem se sentir torturado. A refeição também é super prática e vai te ajudar até se acostumar com o aparelho.
Pode sim, sem problema algum. Mas cuidado que em alguns casos, o açaí pigmenta a borracha que segura o fio do aparelho, pode te trazer algum "desconforto" estético. Mas fora isso, tá liberado.
Inicialmente, fios mais finos e flexíveis são usados porque são mais confortáveis e eficazes para começar a mover os dentes que estão mais desalinhados. Conforme os dentes começam a se alinhar, fios mais grossos e rígidos são necessários para fazer ajustes mais precisos e controlar melhor a movimentação dos dentes.
Engolir pequenas quantidades de cera ortodôntica geralmente não causa problemas. Mantenha a calma. Você pode beber água para ajudar a levar a cera pelo sistema digestivo.
Carnes secas ou do tipo charque, duras e gordurosas como o torresmo, ao serem mastigadas, podem causar os mesmos problemas que os alimentos citados acima: grudar no aparelho e danificá-lo. Aquelas carnes suculentas, típicas em todo e qualquer churrasco, costumam ter pouca maciez ou desfiam com facilidade.
O fio dental encerado vem revestido em uma camada fina de cera, por isso é mais rígido. Ele desliza entre os bráquetes e pelo fio do aparelho sem perder a firmeza. Isso facilita a utilização e minimiza o risco de prender ou desfiar durante o uso.
Evitem a ingestão de alimentos que possam “grudar” no aparelho e dificultar a higiene, assim como alimentos altamente cariogênicos. Exemplo: docinhos, bolachas recheadas, salgadinhos, balas, pirulitos, chicletes… Reforce que pirulitos e balas tipo soft não devem ser consumidas durante o uso do expansor maxilar fixo.