Usar papel alumínio no fogão pode, além de tudo, danificar seriamente o eletrodoméstico, tanto na questão estética quanto no funcionamento. Isso porque o material alcança altas temperaturas e, com isso, acaba derretendo sobre a mesa do fogão. Resultado: manchas que nunca mais saem do eletrodoméstico.
Usar o papel alumínio como protetor do fogão é um hábito comum, mas que pode ser muito perigoso se você desconsiderar alguns riscos. Ele é altamente inflamável e pode facilmente pegar fogo se entrar em contato direto com a chama.
Por que papel-alumínio pode ser tóxico? Submeter o papel-alumínio a altas temperaturas pode favorecer a lixiviação, processo de transferência do metal para o alimento. Essa contaminação pode acontecer tanto pelo calor como pela presença de substâncias ácidas nos temperos.
No entanto, uma barra ou uma panela de alumínio não queimam porque precisariam de uma temperatura muito alta para iniciar a reação. Além disso, a presença natural de uma camada de óxido de alumínio sobre o metal dificulta muito a reação de queima.
O alumínio é um material reconhecidamente adequado para uso em utensílios que entram em contato direto com alimentos, sem nenhum efeito nocivo ao organismo humano, conforme atesta a Food and Drug Administration - FDA, órgão oficial de saúde dos Estados Unidos e a ANVISA, no Brasil.
O alumínio faz parte de uma grande lista de metais que precisam de temperaturas muito altas para começarem a “pegar fogo”, o que não é o suficiente para propagar chamas em casos de curto-circuitos.
O calor leva partículas do alumínio a passar para a comida, o que pode ser bastante perigoso. Excesso de alumínio no corpo afeta e enfraquece as células dos ossos, dificultando a absorção de cálcio, que fica se acumulando no sangue e atrapalha o funcionamento da paratireoide.
O lado mais brilhante do papel alumínio costuma ser indicado para ficar virado para o alimento e o fosco, para cima. “Quando você embala o alimento, a parte opaca deve ficar para fora porque ela absorve o calor externo, do forno.
Quando o alumínio é ingerido, via alimento, sua toxicidade aguda é baixa pois, em pessoas saudáveis, a maior parte do alumínio absorvido é excretado pelos rins. No entanto, em pessoas que sofrem de problemas renais, esse processo de excreção não funciona bem o suficiente, o que ocasiona um acúmulo de alumínio no corpo.
Quais são os perigos do papel alumínio para o corpo?
De acordo com a nutricionista Ana Paula Fidélis, o papel alumínio é um metal que aloja nos receptores hormonais, o que atrapalha a saúde no geral. Queda de cabelo, tireoide, endometriose e miomas, segundo ela, estão relacionados à absorção desse componente pelo organismo.
O papel alumínio não pega fogo em um forno, na churrasqueira ou mesmo sobre uma fogueira. Ele mantém líquidos e gorduras contidos para um produto final mais saboroso.
Sim, você pode usar papel alumínio na air fryer, desde que siga as orientações de uso correto. Com isso, é possível aproveitar todos os benefícios desse material versátil, sem comprometer a segurança do aparelho ou a qualidade dos alimentos.
O alumínio bloqueia as saídas de ar, prejudicando a circulação e distribuição uniforme do calor. Isso pode resultar em assados desiguais e até causar danos ao forno, como riscos no esmalte interno.
A condutividade térmica é uma das propriedades mais importantes para alguns segmentos industriais, por isso, conhecer quais são os melhores condutores térmicos é algo muito importante. O cobre e o alumínio são os metais que apresentam maior potencial de condutividade térmica.
Esta, por sua vez, reflete mais, absorve e emite menos a radiação térmica que se propaga do alimento para o meio externo, se comparada com o lado opaco, seja durante o cozimento, seja pelo tempo de arrefecimento.
Mas por ser um bom condutor de calor, quando ele entra em contato com o fogo pode gerar queimaduras ou até incêndios em casa caso não seja controlado com rapidez. Esse é o maior perigo em relação ao seu uso comum nos fogões caseiros.
O concreto é um dos materiais mais usados nas construções e resiste bem ao fogo. Ele apresenta condutividade térmica (condução de calor) baixa e é incombustível.