“Não é para passar café para as plantas, logicamente, mas o café que sobra na xícara ou no fundo da garrafa pode ser utilizado, sim”, afirma. O líquido é rico em cafeína, que é um bioestimulante.
A borra que sobra do café coado no dia-a-dia ou a casca de ovo, por exemplo, são excelentes ingredientes para a produção de um adubo potente, feito através do processo de compostagem. O engenheiro agrônomo Gastão Goulart, do Plantão Técnico da Emater-MG, é um entusiasta do sistema de compostagem.
O que você precisa saber é que a borra é um material úmido, então é bom entender se a planta gosta de umidade sobre o solo. Evite usar em suculentas ou cactos, por exemplo. Se tem palhinhas protetoras, não esqueça de afastá-las, espalhar a borra de café e depois cobrir novamente com o material seco.
Coloque CAFÉ nas plantas agora (ADUBO MARAVILHOSO)
Regar plantas com café faz bem?
De acordo com o Portal Edital Concursos Brasil regar plantas com uma xícara de café por dia pode fazer bem. Existem muitos itens caseiros que podem nutrir a sua planta, como a casca do ovo e o café, queridinho dos brasileiros. Na versão sem açúcar, ele pode ajudar as plantas muito mais do que imaginamos.
O líquido é rico em cafeína, que é um bioestimulante. “Assim como a cafeína nos estimula, ela estimula os vegetais. Com a cafeína, as plantas ganham disposição e reagem se alimentando mais e, consequentemente, produzindo mais”, diz.
A borra de café pode ser usada como adubo por conter vários nutrientes para as plantas, um deles é o nitrogênio, por exemplo. Mas é preciso cuidado com o excesso e com a forma de colocá-la, pois se errar na quantidade, a borra pode destruir sua planta!
Além de remover sujeiras e manchas, eles também desinfetam e previnem o crescimento de bactérias e fungos. A melhor maneira de limpar os vasos sanitários é com água sanitária. O produto é um desinfetante poderoso que pode matar germes e bactérias e ainda remove sujeiras e manchas.
As borras de café têm poderes importantíssimos para o crescimento das plantas. A borra de café pode ser usada como um fertilizante para plantas. O vinagre é um produto de limpeza muito eficaz e funciona em praticamente todas as nossas tarefas domésticas.
A compostagem de restos de alimentos (frutas, verduras e legumes frescos e não ácidos) é a mais simples e base da produção de qualquer adubo. Basta o uso de três caixas empilháveis (duas de compostagem e uma na base, para recolher o fertilizante) e um pouco de húmus de minhoca.
Azaleias e rododendros são como os críticos gourmet do mundo das plantas. Eles têm um gosto bastante peculiar e não apreciam a borra de café. Essas belezas florescem melhor em solos ácidos, e a borra de café pode elevar o pH, deixando-os insatisfeitos.
A maneira correta de começar o uso da borra de café como adubo é misturar duas partes de terra com uma parte de borra. Deixe essa terra descansando por cerca de quatro dias antes de utilizá-la como adubo. Isso dá tempo suficiente para a decomposição da borra.
A casca do ovo é rica em cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento de plantas e você pode usar a casca de ovo para fazer adubo. Para isso, separe a quantidade de casca de ovo conforme a quantidade de adubo que você precisa.
1. Como nutriente orgânico, a borra de café é adequada para a maioria das plantas. Porém, como o café acidifica levemente o solo, é benéfico para rosas, hibiscos, begônias e outras plantas preferirem substratos com reação ácida ou levemente ácida.
Borrifar café nas plantas para nutrir e estimular o desenvolvimento do vegetal. A primeira forma de fazer isso é simples e rápida: misture 100 gramas de borra de café com 1 litro de água e borrife na terra e nas plantas. A acidez do café é excelente para muitos tipos de plantas e solos.
Você pode colocar na composteira os restos de frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros), cascas de ovo, saquinhos de chá, gravetos e até guardanapos usados. O processo é simples e higiênico.
"A borra de café pode ser usada como adubo na própria cadeia cafeeira. É super viável. Ela é super rica em compostos nutricionais, como NPK, alumínio e ferro", atesta à Globo Rural.
Você poderá usar como fertilizante para suas plantas, ou diluindo 150 gramas de borra de café em 10 litros de água ou utilizando-o na compostagem (neste caso só para orquídeas terrestres mesmo).
A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e contribui para o desenvolvimento dos microrganismos do solo, que são alimentos para as plantas. A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e contribui para o desenvolvimento dos microrganismos do solo, que são alimentos para as plantas.
A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e ajuda os microrganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para a planta. O café pode ajudar a manter a umidade e, além disso, protege o solo contra o impacto da rega ou da chuva.