Pode cobrar valor diferente?

Informando sobre a prática, os estabelecimentos podem cobrar valores diferentes para pagamentos à vista, a prazo, em dinheiro ou com cartão, sem que se constitua infração.
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Pode cobrar valor diferente por tamanho?

A loja pode cobrar preço diferente se o pagamento for feito em dinheiro? Cobrar um preço diferenciado para quem paga com dinheiro ao invés de utilizar cartão era uma prática proibida, mas que agora está regulamentada pela Lei nº 13.455, de 26 de junho de 2017, sancionada pelo então Presidente Michel Temer.
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Pode cobrar valor diferente crédito e débito?

Sendo assim, desde então é permitida a cobrança de valores diferentes diante pagamento com dinheiro, cartão de débito e/ou crédito, cheque, nota promissória, dentre outros meios.
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Pode cobrar valor diferente no PIX e dinheiro?

De acordo com o entendimento, não é considerada uma prática abusiva a cobrança de preços diferenciados na venda de cigarros em razão da modalidade de pagamento escolhida pelo consumidor, como cartão de crédito, débito, PIX, dinheiro, entre outros.
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É justo cobrar preços diferentes para clientes diferentes?

Assim, a diferenciação de preços pelo pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de crédito e de débito era considerada prática abusiva. No entanto, em 2017 foi sancionada a Lei Federal 13.455/2017, permitindo a diferenciação de preço conforme a modalidade de pagamento.
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Posso cobrar um valor diferente no Cartão de Crédito, Débito ou Cheque?

O que fazer quando o produto tem dois preços diferentes?

No caso de preço anunciado maior que o preço que constar no ato do pagamento, o consumidor também terá o direito de pagar o preço menor anunciado (art. 5º da Lei nº 10.962). Logo, em regra, o consumidor terá o direito de pagar o menor valor quando houver divergência de preços entre a oferta e a cobrança.
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O que fazer quando o cliente compara seu preço com o da concorrência?

O que fazer quando o cliente compara seu preço com o da concorrência? Você pode e vai vender produtos iguais aos de seus concorrentes, mas ofereça uma solução diferenciada para o cliente. Perceba que, mesmo com produtos iguais você pode (e deve) ter uma solução, uma oferta diferenciada.
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É crime cobrar mais caro?

Preço diferenciado na forma de pagamento: É legal ou prática abusiva? SIM. A Lei Federal nº 13.455 /2017 permite a cobrança diferenciada de valores por estabelecimentos comerciais, de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo consumidor.
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O que diz a Lei 13.455 17?

Para deixar o cidadão por dentro, o Procon-JP alerta que a Lei Federal 13.455/2017 prevê que o fornecedor de bens ou de serviços pode estipular valores diferenciados do produto baseado na forma de pagamento.
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Sou obrigado a pagar em dinheiro?

Atualmente, empresas não podem se negar a receber pagamento em papel na moeda nacional. O comércio e prestadores de serviços já não são obrigados a aceitar pagamento em cheque ou cartões e podem praticar preços diferenciados para cada forma de pagamento.
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Pode cobrar 1 real a mais no cigarro?

Preço diferenciado na forma de pagamento: É legal ou prática abusiva? SIM. A Lei Federal nº 13.455 /2017 permite a cobrança diferenciada de valores por estabelecimentos comerciais, de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo consumidor.
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Pode passar qualquer valor no débito?

Procon-SP lembra que a prática é abusiva; estabelecimentos só devem cobrar pelo que foi solicitado e consumido. Apesar de alguns estabelecimentos ainda exigirem um valor mínimo para aceitarem o pagamento mediante cartão – seja de crédito ou débito – a conduta é proibida por lei.
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É obrigatório dar desconto à vista?

Entretanto, é preciso que o consumidor fique atento, pois os descontos – de acordo com a lei – não são obrigatórios, logo, o cliente deve pechinchar e procurar estabelecimentos que adotem a concessão de descontos como prática.
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O que é o preço discriminatório?

A discriminação de preços ocorre quando, na tentativa de obter o maior lucro possível, um vendedor consegue vender um mesmo produto por preços diferentes para consumidores que são basicamente idênticos.
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Pode cobrar mais caro no cartão de débito?

A lei não faz distinção, logo pode ser qualquer instrumento: dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito, boleto etc. O fornecedor é obrigado ceder desconto? Não. A lei autoriza a diferenciação, não a obriga.
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Sou obrigado a aceitar pix?

Porém nenhum estabelecimento é obrigado a oferecer pagamento em cartão ou aceitar pix.
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Pode ter diferença de preço diferenciado no cartão?

Informando sobre a prática, os estabelecimentos podem cobrar valores diferentes para pagamentos à vista, a prazo, em dinheiro ou com cartão, sem que se constitua infração.
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O que diz a lei 14181?

Descrição​​: A Lei n. 14.181, de 1º de julho de 2021, promoveu alterações no Código de Defesa do Consumidor (CDC) para aperfeiçoar a disciplina do crédito ao consumidor e dispor sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento.
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O que é a Lei 14181?

A recém aprovada Lei 14.871/2021, define como superendividamento a situação em que o consumidor de boa-fé assume sua impossibilidade de arcar com todas as dívidas que contraiu, sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência.
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Pode cobrar a mais no Pix?

Além disso, as tarifas, quando existentes, são cobradas pelas instituições que ofertam o Pix (bancos, fintechs, cooperativas, entre outros), de maneira regulamentada pelo próprio Banco Central. A regra geral é que as pessoas físicas são isentas de cobrança de tarifas para enviar ou receber um Pix.
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É crime cobrar a taxa da maquininha?

É proibido cobrar taxa da maquininha para o cliente? Respondendo à pergunta: “posso repassar a taxa do cartão para o cliente?”, a resposta é “sim”. Quem trata do assunto é a Lei nº 13.455/2017. Conforme determina a lei, a empresa pode cobrar uma taxa do cliente pela utilização do cartão.
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Pode cobrar a mais no crédito?

A resposta é SIM! A Lei 13. .455/2017, autoriza a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do PRAZO ou do INSTRUMENTO de pagamento utilizado. EXEMPLO PRÁTICO: Maria chegou na loja e resolveu comprar uma calça no valor de R$100,00.
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O que fazer quando o cliente diz que está caro?

Uma resposta que pode funcionar muito bem nesses casos, é a seguinte: “Esse produto/serviço não é caro, é exclusivo!” Se sua solução possui características ou benefícios que você sabe que ninguém mais oferece, essa resposta pode cair como uma luva na hora de rebater essa objeção.
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Quando o cliente diz que o concorrente é mais barato?

Quando o cliente diz que achou mais barato? Se o seu cliente começar a falar que em determinado concorrente o mesmo produto está mais barato, ouça com paciência até que ele termine o que tem a dizer e não abra a boca um só minuto para falar sobre o concorrente. Nessa hora é preciso saber vender a sua marca!
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O que fazer quando o cliente acha caro?

Quando o cliente diz que está caro, a princípio, valide a sua visão. Em seguida, reformule mostrando todos os benefícios que justifiquem o preço. Então, elimine a objeção ao ilustrar como esse investimento trará resultados para o cliente.
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