Sim, é possível fazer concreto na chuva e aqui estão algumas vantagens de concretar em dias chuvosos: -Menor Perda de Água: A umidade do ar ajuda a manter o concreto hidratado por mais tempo, evitando a evaporação rápida da água.
O excesso de chuva durante uma concretagem pode comprometer a qualidade do concreto, pois a água adicional altera a proporção da mistura, resultando em menor resistência e durabilidade. Além disso, a chuva pode causar segregação, lixiviação do cimento e dificuldades na cura adequada.
Os dias chuvosos são mais frescos, o que é ideal para a cura do concreto. A cura lenta em condições de umidade reduz o risco de fissuras. No entanto, a chuva pode interferir no tempo de cura do concreto, o que pode atrasar a obra. Além disso, a chuva forte ou temporal pode levar parte do cimento embora.
Contanto que o concreto esteja suficientemente curado para que a chuva não penetre na pasta superior e reduza a relação água/cimento, enfraquecendo a pasta. O que um pouco de chuva ~12 horas depois não deveria fazer. Então, até mesmo um aguaceiro seria benéfico.
🌧️🔨Sabia que Concretagem na chuva é possível? Sim, é possível fazer concreto na chuva e aqui estão algumas vantagens de concretar em dias chuvosos: -Menor Perda de Água: A umidade do ar ajuda a manter o concreto hidratado por mais tempo, evitando a evaporação rápida da água.
Em caso de chuva, proteja a laje recém-concretada com lonas ou abrigos para evitar danos à superfície. A água da chuva pode prejudicar a cura e a qualidade do concreto.
Em dias de garoa ou chuva muito leve é possível continuar a concretagem. Proteção com Lona em Chuva Moderada. Para chuvas moderadas, entre 5 e 10 mm/h, o ideal é utilizar lonas para proteger a superfície e manter o concreto intacto.
Já na hora de " Bater" a laje, encher ela, é recomendavel estar de garoa a até uma chuva moderada, assim ja dando inicio ao processo de cura. Só não é recomendavel estar caindo chuva forte ou temporal, devido a esta condiçôes levar parte do cimento embora.
Durante as chuvas, a equipe pode fazer acabamentos internos, como instalação de piso, pinturas e rebocos. Eventualmente, não será possível alterar o cronograma do dia e você precisará paralisar a obra.
**Evita a Perda de Umidade:** A laje seca pode absorver a umidade do concreto, comprometendo a cura e a resistência da estrutura. 2. **Melhora a Aderência:** A umidade na superfície ajuda o concreto a aderir melhor, garantindo uma base mais sólida.
Molhar o concreto após a concretagem é essencial para garantir a qualidade e durabilidade da obra. Esse processo, chamado cura úmida , mantém a hidratação do cimento e oferece muitos benefícios: 🔹 Menos Fissuras : Reduz a evaporação e evita rachaduras. 🔹 Maior Resistência : Concreto mais forte e seguro.
O que acontece quando chove depois de concretar a laje?
Dependendo da intensidade da chuva, ela pode dificultar o acabamento da laje, logo que o concreto não terá a consistência esperada. Solicite orçamento on line para concretar laje com Lajes Futura.
A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC.
Quantos dias para desenformar uma coluna de concreto?
A desforma do concreto em paredes pode ser iniciada entre 12 e 24 horas após completada a concretagem. Afinal, é preciso que o concreto atinja o nível de resistência mínima, que será ditada pelo o projetista no momento da execução.
Em geral e com isso queremos dizer que na grande maioria das vezes, em cerca de 48hs os revestimentos de base cimento já estarão secos, podendo se estender até 72hs naturalmente.
Enquanto uma precipitação leve ou garoa pode permitir a continuidade dos trabalhos com proteção mínima, situações de chuva mais intensa podem comprometer seriamente o concreto e exigem interrupções para evitar prejuízos. Concretagem em Garoa Em dias de garoa ou chuva muito leve é possível continuar a concretagem.
Já na hora de "Bater" a laje, encher ela, é recomendável estar de garoa a até uma chuva moderada, assim já dando início ao processo de cura. Só não é recomendável chuva forte ou temporal, devido a esta condições levar parte do cimento embora.
Antes da aplicação do concreto usinado, toda a laje ou peça deve ser molhada. Após a concretagem, o processo de irrigação da peça concretada, deverá ser mantido por pelo menos 7 dias consecutivos, mantendo a laje úmida.
O tempo de cura do concreto é 28 dias, período mínimo recomendado para que a mistura passe pelo processo de hidratação e endurecimento — adquirindo, assim, a sua resistência final.
O que acontece se colocar água demais no concreto?
Porém não é só isso, o excesso de água aumenta a retração do concreto depois de seco que causará mais fissuras. Os objetivos são analisar a influência da quantidade de água na resistência mecânica do concreto, observando a durabilidade, impermeabilidade, trabalhabilidade, porosidade.