No Artigo 55, o CTB diz apenas que "os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados utilizando capacete de segurança e usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do Contran [Conselho Nacional de Trânsito]".
Embora não seja obrigatório, o uso de roupas apropriadas, como jaquetas, calças de material resistente e luvas, é fortemente incentivado para proteger áreas mais vulneráveis do corpo. Equipamentos de proteção, como botas, luvas, e até mesmo jaquetas com proteções reforçadas, ajudam a minimizar danos em caso de colisão.
Proibido chinelos ou sandálias. Existem também coletes refletivos para sobrepor às roupas comuns e tornar o motociclista mais visível na via, principalmente à noite. O uso de luvas nas mãos também é indicado.
Pode ou não pode dirigir sem camisa? O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proíbe explicitamente a condução de veículos sem camisa. Na verdade, não existe nenhuma menção a restrições de vestimenta para motoristas, exceto no caso dos calçados.
SIM, A LEI EXIGE ROUPA PARA ANDAR DE MOTO #ProfGleydsonMendes
É permitido pilotar moto de bermuda?
Vestuário correto
Além do calçado fechado, para evitar outros tipos de multas de moto, o condutor precisa ter o vestuário completo de segurança. Pilotar de bermuda não é recomendado. A melhor opção é optar por uma calça com maior proteção, como jeans ou modelos forrados com kevlar.
No Artigo 55, o CTB diz apenas que "os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados utilizando capacete de segurança e usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do Contran [Conselho Nacional de Trânsito]".
Por exemplo, o artigo 54 da CTB indica que as pessoas que circularem de motos nas vias devem utilizar vestuário de proteção. Nos casos em que o condutor utilizar calçados sem tiras prendendo o pé, frouxos e que comprometam o uso dos pedais, a multa é de R$ 130,16.
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) não tem exigência ou proibição sobre qualquer tipo de roupa para andar de moto. Na prática, a única exigência é o uso de capacete, que deve ter o selo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Lavar a moto com detergente comum é errado assim como usar esponjas de aço ou de qualquer tipo de material abrasivo. O ideal, depois de molhar toda a moto, é usar uma esponja ou pano macio, fazendo movimentos circulares.
Pode andar de moto descalço? Segundo a lei, apenas calçados que não firmem nos pés são proibidos, e, com isso, acaba sendo permitido andar de moto descalço. Porém, não é recomendável. Isso pois você estará com o pé desprotegido, correndo risco de acidentes como queimaduras e choques.
Sim cara, é perfeitamente legal para um passageiro na garupa fazer o que um passageiro de carro está fazendo, mexer no celular ou o que for, não importa, é legal.
No Brasil, o Código de Trânsito Brasileiro não proíbe dirigir sem camisa, portanto, não há multa por essa condição. No entanto, é recomendado que se vista de forma adequada para garantir conforto e segurança ao dirigir.
E o garupa, pode andar de chinelo? Tecnicamente, o garupa pode andar de chinelo – a exigência de calçado fixo é apenas para quem está conduzindo a moto. Porém, o garupa andar de chinelo também é uma péssima ideia, já que os pés do passageiro ficaram expostos e podem ficar gravemente feridos em um acidente.
Porém, o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, ainda não tem uma especificação sobre vestimentas. Então andar de moto usando camisetas de manga curta, ou até mesmo regatas não é proibido, pelo menos não ainda. Mas mesmo não sendo proibido, existem motivos para não andar de moto com manga curta.
As roupas para andar de moto precisam levar em conta o conforto e a segurança dos motociclistas. Por isso, são confeccionadas nos melhores formatos e com os melhores materiais para protegê-los da cabeça aos pés. Confira alguns detalhes a seguir: Jaqueta para andar de moto.
O Portal do Trânsito foi atrás da resposta. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem camisa não é proibido. De qualquer forma, mesmo sem camisa, o condutor e todos os passageiros do veículo devem estar de cinto de segurança. “Não se menciona o tema da vestimenta no artigo 252 do CTB.
Existem inúmeros itens destinados a andar de moto. Com eles, o motociclista corre menos riscos de se machucar seriamente em acidentes. Podemos citar a calça e luvas como essenciais para maior segurança, além do capacete, que é item obrigatório.
No Brasil, não há uma legislação específica para esse assunto. No entanto, em muitos países, é proibido andar de moto de bermuda devido às regulamentações de trânsito.
Para proteger as pernas, é sempre uma boa ideia usar calças para andar de moto. Não pense que você precisa passar calor por causa disso. Existem tecidos respiráveis, que vão oferecer proteção e conforto ao mesmo tempo, garantindo que as suas viagens sejam cada vez mais agradáveis.
O uso de calçados inadequados ao volante pode ser perigoso, pois pode causar instabilidade ou enroscar nos pedais. O CTB não proíbe dirigir descalço, mas considera essa opção menos arriscada do que usar calçados inadequados.
O nosso CTB proíbe que o piloto não possa estar descalço no momento da pilotagem, logo, sim, você pode pilotar moto descalço, mas muitos especialistas e pilotos experientes alertam que não é recomendado que você faça isso, principalmente ao se tratar de automóveis de alta velocidade.
O que é proibido? De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há um vestuário específico para dirigir automóveis. O CTB é bem claro apenas quanto ao calçado que deve ser utilizado.
Rodar de moto com pneu murcho, esquecer de dar seta ao mudar de direção, andar no corredor entre os carros em velocidade excessiva, andando de moto e mexendo no celular e deixar de prestar atenção no trânsito à tua volta...