A resposta é: não! “Pegar friagem”, seja ficando descalço, dançando na chuva ou aproveitando um delicioso milkshake, não causa nenhum mal por si só. O que provoca gripe, resfriado e outras doenças respiratórias são os famosos vírus e bactérias.
Quando pisamos em um chão frio, por exemplo, nosso organismo pode interpretar que aconteceu essa variação e então desencadear crises de espirro, coriza e obstrução nasal”. Assim como no resfriado, durante uma crise de rinite alérgica, há uma contração dos vasos sanguíneos do trato respiratório.
Embora este hábito não cause diretamente o resfriado, a superfície fria, em contato com os pés, pode deixar o organismo mais suscetível a problemas respiratórios.
Especialistas afirmam que andar descalço ou tomar friagem está muito mais ligado aos processos de rinite alérgica. Esses sim podem piorar com as mudanças de temperatura.
Você provavelmente já escutou - ou até mesmo repetiu para o seu filho - que ele irá se resfriar por andar de pés descalços pela casa. Na verdade, as crianças não adoecem por andarem descalças, e sim por estar em contato com outras pessoas que estão resfriadas.
Pisar descalço no chão gelado ou pegar friagem resfriado?
Andar descalço no frio pode causar resfriado?
Sim, a gente sabe que você já ouviu a frase “andar descalço dá gripe e resfriado!” de algum familiar ou amigo próximo. Mais uma vez, reforçamos que ninguém contrai um vírus da gripe ou do resfriado por andar com os pés no chão.
A friagem pode afetar diretamente os pulmões e as vias aéreas, aumentando a inflamação e a irritação, podendo facilitar o surgimento de pneumonias ou outras infecções respiratórias em casos específicos. Isso ocorre porque o ar frio e seco pode ressecar as membranas mucosas, tornando-as mais suscetíveis a infecções.
Muitas pessoas se perguntam se andar descalço, tomar chuva e sereno podem causar pneumonia. Aqui, vamos falar sobre o que realmente causa pneumonia, assim, você poderá entender melhor como manter-se saudável e proteger-se contra essa e outras doenças respiratórias. ❌ Mito.
“As chances, principalmente de traumas, são significativas, e não é incomum ocorrerem fraturas nos dedos ou entorses do tornozelo e do pé”, comenta. Rogério ressalta que, em casas com crianças, o perigo pode ser ainda maior, já que elas estão mais propensas a se machucar durante brincadeiras.
A resposta é: não! “Pegar friagem”, seja ficando descalço, dançando na chuva ou aproveitando um delicioso milkshake, não causa nenhum mal por si só. O que provoca gripe, resfriado e outras doenças respiratórias são os famosos vírus e bactérias.
Embora pés gelados sejam comuns e geralmente inofensivos, é importante estar atento a outros sintomas que possam indicar um problema mais sério. Você deve considerar procurar um ortopedista especializado em pé e tornozelo nos casos de: Dor persistente: Se seus pés estiverem não apenas frios, mas também doloridos.
1. Pisar no chão frio com os pés descalços. Conhecida pela população leiga como a causadora de infecções de urina após pisar sobre qualquer superfície gelada, a dita "friagem": isso é um mito.
Não! Tanto o frio quanto o sereno não fazem mal nem provocam doenças1. O que acontece é que, durante o inverno, época em que o fenômeno é mais comum graças às baixas temperaturas, também observamos que aparecerem mais casos de gripes e resfriados.
O choque térmico, ao transitar do calor extremo para um ambiente climatizado, favorece as indesejáveis crises alérgicas como rinite, sinusite, bronquite, entre outras; Dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, ressecamento da pele e cansaço são alguns dos sintomas mais comuns.
A sensação de pés gelados ocorre porque quando estamos com frio, o sistema nervoso reage restringindo a circulação nas extremidades, mantendo o aquecimento dos órgãos internos. Isso mantém mais sangue no meio do corpo, de modo que menos calor é perdido. Essa é uma reação de auto regulação comum no organismo.
Neste contexto, no imaginário brasileiro existe uma crença de que é possível pegar um resfriado ao pisar no chão frio ou entrar em contato com superfícies geladas enquanto o corpo ainda está aquecido. Mas isso não é verdade.
Algumas pessoas acreditam que andar descalço no frio causa resfriado, será que isso é verdade? Ao contrário do que dizem nossas queridas mães e avós, andar descalço no frio não causa resfriado.
Estudos indicam que caminhar descalço ou utilizar calçados minimalistas (com design simples e flexível, permitindo maior liberdade de movimentos) pode fortalecer os pés, aumentar a musculatura e aprimorar a forma de andar.
É o que explica o responsável técnico pelo controle de leptospirose, Maxwell Marchito Freitas. “Não se deve andar descalço, principalmente nos bairros onde não há saneamento. Onde houve área alagada, é preciso usar protetor nos pés, como sacos plásticos. As pessoas devem evitar as situações de risco.
Estudos indicam que andar descalço ou usar calçados minimalistas podem melhorar a força, o equilíbrio e a marcha dos pés. Porém, os especialistas alertam que a transição para um estilo de vida descalço requer uma abordagem gradual para evitar lesões.
As temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e a própria covid-19, que ainda não está totalmente controlada. Além dessas, doenças como sinusite, rinite e crises de asma e bronquite aumentam consideravelmente.
Apesar de andar descalço não causar resfriados, gripes e afins, a sabedoria popular não está totalmente errada. A prática "pode gerar sensibilidades de rinite, como uma rinite vasomotora, que é aquela [ativada] por variação de temperatura", pondera a otorrinolaringologista pediátrica Maura Neves.
O calor tem um efeito benéfico no alívio de dores, na flexibilidade dos músculos ou na recuperação de zonas doridas. Se o frio ajuda em casos agudos, como tratamento inicial, o calor é mais útil a médio e longo prazo, através de uma aplicação continuada.