A conversão de Paulo pode ser datada entre os anos de 31 e 36 pela referência que ele fez em uma de suas epístolas. De acordo com os "Atos dos Apóstolos", sua conversão (metanoia) ocorreu na "estrada para Damasco", onde ele afirmou ter tido uma visão de Jesus ressuscitado que o deixou temporariamente cego.
Quanto tempo depois da morte de Jesus que Paulo se converteu?
Sabemos que houve um delay de 3 anos na contagem de antes e depois de Cristo. Saulo se converte entre os anos 33 d.C e 36 d.C durante os governos de Pôncio Pilatos e o Imperador Tibério em Roma.
A conversão do apóstolo Paulo, chamada também de conversão de são Paulo, é, de acordo com o Novo Testamento, um acontecimento na vida de Paulo de Tarso que o levou a deixar de perseguir os primeiros cristãos e tornar-se um seguidor de Jesus. É normalmente datado pelos pesquisadores para 33-36 d.C.
A mando de Jesus, Ananias vai ao encontro de Saulo, prepara o seu batismo, põe a mão em sua cabeça e Saulo recobre a visão. Impressionado com tudo o que aconteceu, ele é batizado, recebe o nome de Paulo e converte-se ao cristiano.
Por que Paulo foi um apóstolo se não era um dos 12? - Augustus Nicodemus
O que aconteceu com Paulo depois da conversão?
Refletindo sobre a conversão do Apóstolo São Paulo, Santo Agostinho diz que “Paulo foi derrubado para ficar cego, tornou-se cego para ser mudado, foi mudado para ser enviado, e foi enviado para que a verdade aparecesse”.
Em Damasco, ao pregar nas sinagogas, despertou-lhe a vocação apostólica. Pouco depois retirou-se ao deserto, talvez para se preparar, espiritual e teologicamente, em alguma comunidade judaica-cristã. Ali permaneceu 13 anos! Nada se sabe sobre esse período da vida dele.
Paulo não conviveu com Jesus. Por um bom tempo era contrário à proposta Cristã e aos seguidores de Jesus (At 7, 58; 8, 1; 9,1). Entretanto, a sua conversão foi fruto de uma experiência com e ressuscitado (At 9, 5-9) e mediada pela comunidade cristã (At 9,10).
Atos 9:1–31 contém um relato da milagrosa conversão de Saulo no caminho de Damasco e do início de sua carreira missionária. Vários acontecimentos ajudam-nos a compreender por que Saulo (que se tornou conhecido como Paulo) se tornou tão dedicado ao evangelho depois daquela visão.
Paulo levou o evangelho com o mesmo fervor que com que levava o judaísmo. Foi perseguido e preso por várias vezes como ele fazia com outros antes, mas não desanimou pois sabia em quem estava sua fé. Não abandonou Jesus em nenhum momento de luta, pois conhecia quem Ele era.
Na noite seguinte o Senhor apareceu ao lado de Paulo e disse: “Tenha coragem, Paulo; assim como você testemunhou a meu respeito ao povo em Jerusalém, você também deve testemunhar em Roma”.
💥 O QUE ERA O ESPINHO NA CARNE DO APÓSTOLO PAULO? 📖 "E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um ESPINHO NA CARNE, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar." (2 Coríntios 12:7).
Era natural que, ao iniciar o seu apostolado entre os gentios, Paulo priorizasse o seu nome romano. Resumindo, Deus não mudou o nome de Saulo. O próprio Saulo é que, no propósito de melhor alcançar os gentios, usava o seu nome romano durante as suas muitas viagens.
Quanto tempo depois da morte de Jesus desceu o Espírito Santo?
A Igreja celebra hoje a solenidade da Ascensão do Senhor. Tendo ressuscitado ao terceiro dia de sua morte, Jesus mostrou-se vivo aos seus amigos e amigas, discípulos e apóstolos, durante quarenta dias, falando-lhes do Reino de Deus.
Paulo nasceu em Tarso, capital da Cilícia, por volta do ano 10 da era cristã. O apóstolo recebe duplo nome: Saulo (nome judaico) e Paulo (de origem latina). Ele pertence à tribo de Benjamim e herdou de sua família a cidadania romana. Ele é o grande escritor do Novo Testamento e grande conhecedor da Sagrada Escritura.
Paulo foi, portanto, contemporâneo de Jesus de Nazaré, embora provavelmente não tenham chegado a encontrar-se em vida. Saulo de Tarso foi educado no farisaísmo, uma das seitas do judaísmo do século I.
Ele esperou Saulo no caminho de Damasco para mudar seu coração e torná-lo Santo e um de seus Apóstolos mais fiéis; abraçou-o com sua Luz e sua Voz enquanto ele galopava rumo à cidade, onde se refugiavam muitos cristãos, que o Sumo Sacerdote o havia autorizado a expulsar.
São Paulo foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo. Autor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter, era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém. São Paulo, Apóstolo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia.
O que significa dura coisa é recalcitrar contra os aguilhões?
Contexto histórico e agrícola: Aguilhões eram varas longas e pontiagudas usadas pelos agricultores para guiar bois durante o trabalho de arar a terra. Quando o boi resistia ou dava coices contra o aguilhão, ele só se machucava mais. Recalcitrar significa resistir obstinadamente, lutar contra algo.
Pe Paulo, apesar de ter sido um dos maiores divulgadores da mensagem de Cristo, São Paulo nunca conheceu de facto Jesus, pois não? Não viveu com ele e com os outros discípulos. De onde lhe veio essa paixão de anunciar alguém de quem não gostava inicialmente?"
Em Atos dos apóstolos, dá-se a entender que Paulo conheceu todos, mas uma coisa é certa, não conheceu Jesus de Nazaré, por não ter nascido ainda ou era muito novo na época.
A conversão de Paulo pode ser datada entre os anos de 31 e 36 pela referência que ele fez em uma de suas epístolas. De acordo com os "Atos dos Apóstolos", sua conversão (metanoia) ocorreu na "estrada para Damasco", onde ele afirmou ter tido uma visão de Jesus ressuscitado que o deixou temporariamente cego.
Paulo e os seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu.