Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.
Texto descritivo tem como característica a descrição de pessoas, acontecimentos, ambientes etc. Objetiva formar uma imagem clara do que está sendo descrito para o leitor. O texto descritivo descreve de situações, características físicas, sentimentos, gestos, entre outros, dos quais o leitor constrói uma imagem mental.
Qual é a finalidade principal de um texto descritivo?
O texto descritivo é um tipo de texto que tem como principal objetivo apresentar o retrato de um objeto, lugar, personagem ou acontecimento. Descrever coisas é uma atividade cotidiana. Em produção de texto, isso é um elemento importante para a compreensão pelo leitor.
Ele intenciona transmitir ao leitor as características de algo e funciona como uma espécie de fotografia em forma de texto para que o leitor visualize a cena/imagem.
São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo. Os gêneros textuais definem as formas de agir no mundo por meio dos textos, ou seja, caracterizam os modelos convencionalmente aceitos para exercerem algum tipo de ação social.
O que é descrição? A descrição é uma tipologia textual dedicada a detalhar determinados objetos, pessoas, lugares ou ações. Assim, o autor, ao utilizar esse recurso, procura transmitir suas impressões e sensações sobre algo de maneira que o seu leitor possa visualizar a cena relatada como uma fotografia.
Um texto descritivo bem elaborado permite ao leitor visualizar mentalmente o objeto, pessoa, lugar ou situação descritos. Através da descrição, é possível criar uma imagem vívida na mente do leitor, despertando seus sentidos e emoções.
Os objetivos da pesquisa descritiva incluem descrever características, comportamentos, atitudes, opiniões ou tendências presentes em uma população. Ela busca responder a questões como “o quê”, “quem”, “quando”, “onde” e “como” sobre o tema estudado.
Apresenta-se uma descrição da situação ou do contexto referente ao conteúdo em questão. Inclui informações sobre a natureza e importância do trabalho, razões que o levaram à realização do trabalho, suas limitações e, principalmente, seus objetivos.
Há dois tipos de descrição, a descrição objetiva (imparcial, com uso de linguagem denotativa) e a subjetiva (parcial, com uso de linguagem conotativa). É caracterizada pela presença de adjetivos, locuções adjetivas e orações adjetivas.
O que é correto afirmar sobre um texto descritivo?
Para um texto do tipo descritivo, é correto afirmar que sua principal característica é descrever ambientes, pessoas, ocasiões e objetos de forma detalhada e minuciosa.
Mas, talvez, o objetivo do texto é informar você sobre alguma coisa, por meio de uma mensagem clara e objetiva, pois tem função referencial ou denotativa.
A descrição é a tipologia textual cuja função é caracterizar seres e objetos. Ela é fundamental para a comunicação humana, pois é por meio das descrições que se definem ou se especificam os diversos elementos do mundo.
A descrição é fundamental na comunicação humana, podendo ser definida como toda prática discursiva que serve para caracterizar seres ou objetos. A descrição está presente nas mais diversas produções textuais. A descrição é uma tipologia textual usada para retratar personagens, espaços, momentos, pensamentos etc.
Considerando esse questionamento, ressalte que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer uma advertência, persuadir alguém de alguma coisa, etc.
A descrição é um dos principais modos de organização do discurso, pois é por intermédio dela que se adquire a base fundamental para bem utilizar outras formas de organizar a redação de um texto.
A descrição é um tipo textual que tem como objetivo expor, detalhar e especificar as características (de uma pessoa, de um objeto, de uma situação etc.) a fim de construir no leitor uma espécie de imagem mental.