O Erlenmeyer é utilizado para conter líquidos e para misturar, aquecer, resfriar, incubar, filtrar, armazenar e outros processos de manuseio de líquidos.
Qual é a função de um frasco Erlenmeyer? Muitos se perguntam para que serve um frasco Erlenmeyer. Este recipiente serve para misturar o conteúdo do frasco por agitação, sem risco de derramamento, tornando-o adequado para titulações, colocando-o sob a bureta e adicionando solvente ao indicador no frasco Erlenmeyer.
Ao aquecer um líquido em um erlenmeyer nunca posicionar-se sobre o bocal do erlenmeyer, devido ao seu formato o vapor gerado no aquecimento tente a concentrar-se no orifício de saída, geralmente em elevadas temperaturas.
Béquer: copo para medidas que serve também para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Erlenmeyer: êta nome difícil! Utensílio usado para dosagem e manipulação. Empregado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias.
O kitassato é utilizado no laboratório para efectuar filtrações a pressão reduzida. Na filtração a pressão reduzida, a tubuladura lateral do kitassato serve para fazer a ligação a uma bomba de vácuo (ou trompa de água) através de um tubo de borracha.
A pisseta é um tipo de garrafa que possui a tampa com um bico, utilizada para enxaguar várias peças de vidro de laboratório, como tubos de ensaio, copos beckers, erlenmeyers entre vários outros. As pissetas são selados com uma tampa de rosca evitando assim o escoamento indesejado de líquidos.
Sua função é realizar dosagens exatas de soluções em outros recipientes, como um béquer ou erlenmeyer, por exemplo. Ao longo de seu corpo a bureta apresenta graduações e na parte inferior uma torneira, de vidro ou polietileno. Dessa forma, o operador consegue controlar a quantidade de líquido que sairá pela passagem.
A função de um copo becker graduado é de ser um recipiente para químicos líquidos, que pode auxiliar os trabalhadores de laboratórios a misturar esses elementos. Ele conta com medições que auxiliam a ver a quantidade correta de um produto que deve ser colocada em um recipiente.
É utilizada para medição de volumes de líquidos, apesar de não ser o mais preciso. A proveta de vidro graduada é um item muito conhecido e utilizado com bastante frequência em laboratórios, escolas, universidades, indústria farmacêutica, entre outras áreas, tendo como principal função medir volumes de líquido.
Um becker é uma peça de vidro fundida ou soprada, normalmente usada em laboratórios, farmácias e indústrias químicas para armazenar, medir ou transferir líquidos. O becker é geralmente fabricado em vidro resistente às temperaturas, embora alguns modelos também possam ser fabricados em plástico.
Vidraria de laboratório normalmente usado junto com o funil de Büchner em filtrações (sob sucção) a vácuo. É constituído de um vidro espesso e um orifício lateral.
A vidraria de precisão não pode ser colocada na estufa de esterilização e secagem. Antes de levar à estufa de esterilização e secagem , as vidrarias precisam ser bem lavadas e enxaguadas.
As placas de Petri são usadas para um amplo range de aplicações em microbiologia, incluindo o cultivo bacteriano, o teste de antibióticos e a detecção de micróbios em alimentos. Elas também são úteis na preparação de meios de cultura bacteriana, que são soluções nutritivas utilizadas para cultivar bactérias in vitro.
O condensador é a parte responsável por fazer a amostra que estava no estado gasoso retornar ao estado líquido. As principais destilações que nós podemos encontrar o condensador presente é na destilação simples e na destilação fracionada.
Os bastões de vidro são acessórios essenciais em laboratórios de química, biologia e outras áreas de pesquisa. Sua função é auxiliar na manipulação de substâncias e amostras durante experimentos e procedimentos científicos, garantindo precisão e segurança nos resultados obtidos.
As pipetas são dispositivos de laboratório utilizados na manipulação e transferência líquidos. Possuem diversos modelos e volumes e se diferenciam pela precisão e aplicação. As técnicas de pipetagem estão presentes em qualquer tipo de laboratório e participam de pelo menos uma das etapas dos processos de análise.
O bico de Bunsen é utilizado no laboratório como fonte de calor para diversas finalidades, como: aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro, entre outros.
Vidro de relógio é usado para pesar pequenas quantidades de substâncias, para evaporar pequenas quantidades de soluções e para cobrir béqueres e outros recipientes.
A bureta é um instrumento de laboratório que permite medir volumes de líquidos com precisão. Ela é composta por um tubo de vidro graduado, com uma escala em mililitros ou centímetros cúbicos, e uma torneira na parte inferior, que pode ser aberta ou fechada para controlar o fluxo do líquido.
O cadinho de porcelana é um material de laboratório usado principalmente para aquecer, derreter, queimar e queimar substâncias. É um pequeno recipiente que possui uma cavidade responsável pela fusão e calcinação. Para derreter e aquecer com o cadinho de porcelana deve-se usar luvas ou pinças para removê-lo da chama.