Para que serve tomar água de alho antes de dormir?
De acordo com a nutricionista Aline Barros, “não existe nenhuma comprovação científica de que comer alho antes de dormir faz bem. Dessa forma, para dormir, o indicado é mulungu, camomila e cidreira.”
Já para quem sofre com um resfriado, pode ser aconsellhável misturar o alho com outros alimentos como gengibre, cúrcuma e limão, deixá-los ferver em água e consumir essa bebida morna, à noite, para amenizar sintomas como dor de garganta e congestão nasal.
O que acontece se eu beber água com alho todos os dias?
O consumo constante desse alimento pode combater fungos, bactérias e vírus, controlar a diabetes e até mesmo proteger a pressão arterial — segundo alguns estudos.
Ação anti-inflamatória: contribui para a melhora de gripes e resfriados, além de prevenir o câncer de estômago; Ação antimicrobiana, antiviral e antifúngica: devido aos seus componentes, o alho consegue reduzir a capacidade de ação de micróbios, fungos e vírus.
O efeito do alho na redução do colesterol tem sido inconsistente, mas estudos demonstraram que ele diminui os níveis de colesterol total e de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol ruim, e essa redução provavelmente é significativa o suficiente para reduzir os riscos de problemas cardíacos, ...
O alho é fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais. Entre os motivos para incluí-lo na dieta estão a prevenção de resfriados, o alívio de infecções e a melhora do funcionamento do metabolismo.
Nesse caso, você pode usar a quantidade de dentes de alho que for precisar, mas eles precisam ficar submersos no recipiente. Comece soltando os dentes de alho da cabeça e coloque-os dentro do recipiente com água. Deixe-os de molho por, aproximadamente, 3 horas.
O alho ainda tem se mostrado ser capaz de combater a bactéria Helicobacter pylory, a maior causa de dispepsia, câncer gástrico e também de úlceras gástricas e duodenais. Foi observado recentemente que 2g/L de extrato de alho inibe completamente o crescimento da H. pylori.
O alho é mais do que um ingrediente culinário; é uma fonte rica de fibras prebióticas, fundamentais para a saúde do sistema digestivo. Essas fibras apoiam o crescimento de bactérias boas no intestino, melhorando a digestão.
Em conclusão, o chá de alho não tem efeitos comprovados na redução da gordura abdominal, do inchaço ou na redução de peso. Os chás e infusões podem ser positivos para aumentar os níveis de hidratação.
De acordo com a nutricionista, o mais indicado é sempre o consumo imediado do chá de alho, logo após o preparado. No caso de gripe e resfriado, o pode ser três vezes ao dia, de manhã, è tarde e de noite, até o desaparecimento dos sintomas.
O alho é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha e coleciona evidências de seu papel na proteção cardiovascular, sobretudo como agente aliado contra a hipertensão. Agora, uma revisão de estudos publicada no periódico Nutrients aponta os efeitos benéficos nas taxas de glicose e de colesterol.
A água de alho é uma excelente forma de regular a pressão arterial pois estimula a produção de óxido nítrico, que é um gás com forte ação vasodilatadora, que facilita a circulação do sangue e diminui a pressão sobre o coração.
✔️ Cru: é até possível comer o alho cru, a única diferença é que o sabor fica mais intenso e pode ser muito forte para algumas pessoas. Mas vai bem com saladas, molhos e pastinhas; ✔️ Cozido: cozinhar o alho ajuda a suavizar sabor e aroma. Para quem tem o paladar mais delicado, é a melhor saída.
Problemas digestivos: O consumo excessivo de alho pode causar desconforto gastrointestinal, incluindo dor abdominal, gases, náuseas, vômitos e diarreia. Mau hálito e odor corporal: O alho é conhecido por causar mau hálito e odor corporal nada agradáveis devido aos compostos que libera durante a digestão.
Ingerir alho cru ou em cápsulas, potencializa o efeito anticoagulante do sangue, contribuindo para a sua fluidez – algo que é extremamente benéfico, mas também pode ter um efeito prejudicial na saúde de quem o consome.
Embora o alho tenha substâncias que combatem micróbios e fungos por causa da alicina, não há provas científicas sólidas de que ele funcione para tratar essa infecção da candidíase.
Se quiser comê-lo cru, em seu estado natural, pode evitar seu sabor e seu cheiro tomando um pouco de suco de limão ou mastigando uma folha de menta. Dessa maneira poderá aproveitar ao máximo seus benefícios sem terminar com mau hálito ou com aquele sabor desagradável na boca.
A alicina tem função hipotensora, que ajuda a melhorar a pressão arterial. Há estudos que falam que o alho contribui para a melhoria do sistema cardiovascular, tem ação antidiabética, tem função antioxidante e anti-inflamatória. Ele também ajuda a reduzir o enrijecimento das artérias e é bom para a digestão.
Algumas pessoas podem apresentar desconforto digestivo ao consumir alho. 🔔 Isso ocorre porque o alho contém FODMAPs, carboidratos de cadeia curta que podem ser mal absorvidos pelo intestino delgado, especialmente em pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII).
O alho é ótimo para eliminação dos vermes intestinais e pode ser consumido cru, mas este também pode ser consumido diariamente na forma de azeite aromatizado, porque ainda mantém suas propriedades vermifugas.