O iToken é um código de segurança gerado na tela inicial do aplicativo Itaú, no seu celular. Ele serve para autenticar suas transações em nossos canais digitais ou pelo telefone.
Como funcionam? Os tokens funcionam dentro de uma rede blockchain, que é um registro distribuído de transações imutáveis. Eles são criados através de contratos inteligentes, que são programas de computador autoexecutáveis que gerenciam a lógica dos tokens.
Token é um dispositivo eletrônico que serve para armazenar o certificado digital do qual falamos há pouco. Ele conserva o seu certificado de forma segura para que você possa usar quando for conveniente. Basta conectá-lo na entrada USB de um computador.
o que é? O itoken é mais um dispositivo para garantir a segurança dos clientes nos canais digitais. Ele gera códigos temporários, necessários para validar as transações bancárias nos canais digitais junto com as senhas eletrônica e do cartão.
Tokens são usados para autenticação e verificação de identidade online, garantindo que apenas usuários autorizados acessem determinados serviços ou informações. Eles podem ser integrados a sistemas de login ou verificação em dois fatores, aumentando a segurança digital.
Para ser utilizado, o Token deverá ser conectado ao computador por uma porta USB no momento da assinatura de documentos. Após a inserção, o portador deverá inserir sua senha de certificação digital e a assinatura será validada por meio de criptografia.
Informamos que para efetuar pagamentos via canais digitais além da digitação dos dados de sua agência, conta e senha eletrônica é necessário ter cadastrado o Dispositivo de Segurança (iToken).
Você pode cancelar seu iToken a qualquer momento. Basta acessar a sua conta no app Itaú Empresas do celular ou no app Itaú no computador. Mas fique atento: as transações e contratações de serviços pelos canais digitais do Itaú Empresas não estarão disponíveis após o cancelamento do seu iToken.
Nunca forneça senha ou o código iToken nem dados de cartão de crédito, como código CVV, número e validade, em ligações ou mensagens que receber para cadastramento, atualização ou confirmação da chave Pix, ou para qualquer outra finalidade.
E como funciona o token de cartão na prática? Quando o cliente cadastra as informações confidenciais do cartão na plataforma de pagamento de uma site ou app, a empresa vendedora solicita automaticamente a geração do código de token junto ao servidor de hospedagem da bandeira de cartão.
O token é um código de verificação que pode ser solicitado pelo banco ao realizar a conexão da conta bancária pelo site da Serasa. Este código pode ser enviado pelo banco via SMS, e-mail ou app, para confirmar se é sua empresa mesmo quem está autorizando e/ou tentando realizar uma conexão.
O que é o Token App e como habilitar? O Token App é a maneira mais rápida e fácil para solicitar alterações no cadastro, pois após habilitá-lo, o aparelho estará cadastrado como um dispositivo seguro. Sendo assim, todas as solicitações feitas desse aparelho serão autorizadas automaticamente.
Abra o app Itaú e acesse sua conta. Na aba “início”, toque no seu nome, no canto superior esquerdo da tela. Toque em “segurança em privacidade” e depois em “iToken no aplicativo”. Escolha a opção “desinstalar o iToken aplicativo”.
A tokenização é uma solução oferecida pelas bandeiras de cartão, como Visa e Mastercard, que armazenam os dados sensíveis dos cartões em seus próprios cofres, de forma criptografada, e substituem essas informações no fluxo transacional por um token.
Caso não tenha conseguido habilitar o iToken, pode ser que você precise ir até um caixa eletrônico Itaú, com seu celular e cartão (débito ou múltiplo), ou aguardar o nosso contato em até 24 horas para validarmos suas informações.
Posso ter o iToken em dois celulares ao mesmo tempo?
Você só pode ter o iToken instalado em um dispositivo por vez para cada conta Itaú, então se precisar fazer transações de um celular diferente, vai precisar habilitar o iToken de novo no outro dispositivo, e assim desabilitando o antigo.
como o Itaú sabe qual é meu rosto antes de coletá-lo? Para poder autenticar sua identidade por meio da biometria facial, contratamos fornecedores especializados que possuem a tecnologia e as bases de dados biométricos necessárias para fazer o cruzamento e verificação.
Na tela do caixa eletrônico deve aparecer uma notificação de pedido de habilitação de iToken, aí é só aprovar o pedido. Mas se não aparecer, você pode tocar na opção “outros produtos e serviços”, depois em “segurança” e “iToken no aplicativo”. Aí é só seguir as instruções para confirmar a habilitação do seu celular.
O uso de plataformas online para criar tokens pode custar menos de dez dólares, tornando-se uma opção acessível para iniciantes. Por outro lado, construir um blockchain exclusivo demanda esforços significativos e pode requerer investimentos que alcançam milhões de dólares.
No contexto da blockchain e das criptomoedas, token é algo bem diferente: é a representação digital de um ativo. Pode ser dinheiro, imóveis, ações ou até direitos sobre algum projeto. Esses tokens existem dentro de uma blockchain, que é como um grande livro-razão digital onde todas as transações são registradas.