Qual é a função de um fiador?
É a pessoa que garante o pagamento da dívida, caso o devedor principal não pague ao credor. Portanto, o fiador também se torna devedor e, em caso de inadimplência, ele assume a dívida do devedor principal. Em razão disso, é requisitado que esse garantidor tenha patrimônio para garantir o cumprimento do contrato.Para que serve uma fiança de aluguel?
A fiança aluguel é uma forma de garantia em que uma ou mais pessoas se responsabilizam caso o inquilino deixe de cumprir sua obrigação de pagamento do aluguel.O que o fiador tem que pagar?
Se o contrário não for expresso no contrato, a fiança irá atingir não apenas a dívida principal, mas também todas as outras acessórias, tais como juros, multas e até mesmo despesas judiciais pela cobrança. Além disso, no caso da morte do fiador, a obrigação de pagar a dívida passa aos herdeiros.Porque fiador tem que ter imóvel?
Isso precisa ser comprovado por meio de documentos bancários, como extratos. A principal obrigatoriedade é a de que o fiador tenha imóvel quitado. Isso porque, quando uma pessoa física aceita ser fiadora, ela automaticamente coloca os próprios bens como uma espécie de garantia adicional de pagamento.O que é fiador? E para que serve?
É obrigatório ter fiador no aluguel?
Não existe obrigatoriedade nesse sentido. Então, o locador e a empresa intermediadora têm o direito, por exemplo, de só aceitar fiador. Caso o candidato a inquilino não tenha fiador com imóvel na mesma cidade, não pode exigir que outras modalidades de garantia sejam aceitas.Quem tem o nome sujo pode ser fiador?
Sim. A depender do tipo de contrato e tipo de fiador, você pode ter o seu nome sujo caso o devedor principal não pague a dívida e se você não tiver condições de pagar também.Tem como tirar o fiador?
Para solicitar a sua exoneração, o fiador precisa enviar um comunicado para o locador informando a sua decisão. Se o contrato de locação for de prazo indeterminado, isso poderá ser feito a qualquer momento.Sou fiador posso perder meu imóvel?
A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi notícia veiculada em vários meios de comunicação, colocou fim à discussão se seria possível penhorar o único imóvel do fiador em contrato de locação. E o STF decidiu que sim, pode haver o perdimento desse bem para que a dívida da locação seja paga.Tem como tirar o nome do fiador?
O fiador deve seguir um procedimento para se desvincular da relação contratual. É necessário notificar o credor sobre sua intenção de exclusão. E, após a notificação, o fiador continuará responsável pela fiança no prazo de 60 dias, contados após essa.Qual é o objetivo da fiança?
Com as alterações trazidas pela lei 12.403/2011 a fiança passa a ser uma medida cautelar alternativa à prisão, com a finalidade de assegurar o comparecimento do acusado aos atos do processo, evitando a obstrução do andamento processual em caso de resistência injustificada à ordem judicial.Quando a pessoa não pode ser fiador?
Por outro lado, quanto as razões práticas para o cônjuge não pode ser fiador, é porque existe a dificuldade de comprovar a inexistência de responsabilidade. Ou seja, em caso de separação do casal, o cônjuge que não foi fiador pode ter dificuldade de comprovar que não tem responsabilidade pelos débitos do outro.Para quem fica o dinheiro de fiança?
O dinheiro ou objetos dados como fiança servirão ao pagamento das custas, da indenização do dano, da prestação pecuniária e da multa, se o réu for condenado.Qual é a obrigação do fiador?
Ou seja, pagamento de IPTU, condomínio e possíveis danos ao imóvel também são responsabilidades do fiador. Esse comprometimento inicia-se na data de assinatura do contrato e se estende até a data estipulada nele.Porque pedem fiador?
Então com certeza você já se deparou com a necessidade de indicar um fiador de aluguel para conseguir dar prosseguimento ao contrato de locação. Isso acontece porque a fiança é uma das modalidades mais antigas e tradicionais para assegurar um acordo entre inquilinos e proprietários.Qual é o prazo de fiança?
Saiba quando o locador poderá exigir novo fiadorEssa obrigação da garantia da fiança começa na assinatura e encerra na data estipulada no contrato, podendo ficar com a obrigação contratual em no máximo 120 dias, caso seja renovado automaticamente (geralmente os contratos constam essa cláusula).
O que acontece com o fiador se eu não pagar o aluguel?
Os bens do fiador estarão em risco a partir do momento em que houver a execução da dívida, a posteriori, e se não se conseguir nenhum tipo de acordo. A fiança continua a ser um tipo de garantia eficaz em face da possibilidade de penhora de bens do fiador mesmo que seja um único imóvel e considerado bem de família.Quando o fiador é obrigado a pagar?
Afinal, o fiador tem de pagar a dívida? Sim. Quando assina o contrato, o fiador se compromete a pagar a dívida caso o devedor principal deixe de cumprir com o pagamento. Assumindo esse compromisso, o fiador pode sofrer as mesmas consequências do devedor principal se não pagar a conta.Quando o inquilino não tem fiador?
Quando não se tem um fiador, o inquilino pode optar pelo depósito caução ou até mesmo pelo seguro fiança. Portanto, deve-se analisar qual é a melhor opção para o seu perfil, e então escolher ela de acordo com suas necessidades.Sou fiador E a pessoa não pagou posso processar?
Sou fiador do FIES E a pessoa não pagou posso processar? É possível o ajuizamento de uma ação regressiva do fiador contra o afiançado visando receber o valor pago. Para tanto é necessário estar de posse dos principais documentos quais sejam o contrato onde consta como fiador e o pagamento do débito em questão.Quais são as regras para ser fiador?
O que precisa para ser fiador?
- tenha mais de 21 anos;
- possua um imóvel quitado e livre de ônus, comprovando essa situação;
- não possua pendências financeiras junto ao SERASA ou SPC;
- possua renda três vezes maior do que o valor do aluguel.
O que acontece se o fiador desistir do contrato?
1ª hipótese para exoneração do fiadorNo entanto, a partir dessa comunicação sobre sua exoneração, o fiador ficará ainda responsável pelas obrigações assumidas junto ao locador pelo prazo de 120 dias. Uma situação muito comum é a de casais jovens que utilizam os pais de um deles como fiadores no imóvel.