O que é FEG?
O fibroedema geloide (FEG), popularmente conhecido como “celulite”, é uma afecção do tecido dérmico e subcutâneo que provoca alterações lipodistróficas com resposta esclerosante, resultando no aspecto pouco estético.Como a drenagem linfática atua no FEG?
A drenagem linfática é eficaz no tratamento do Fibro Edema Gelóide, melhorando o aspecto clínico, promovendo a remoção do excesso de líquido melhorando também a autoestima. As 10 sessões melhoraram o aspecto clínico e promoveram a remoção do excesso de líquido.Quais são os tratamentos para FEG?
O tratamento do FEG inclui a utilização de cosméticos, a aplicação de ultrassom terapêutico, a drenagem linfática manual e a radiofrequência (RF). Objetivo: Analisar os desfechos aumento/dimi- nuição da área acometida e/ou melhora/piora do aspecto do FEG proporcionados pelo tratamento com RF.O que ocasiona o FEG?
O FEG é uma defesa do organismo as alterações que o tecido conjuntivo está sofrendo, como acúmulo dos adipócitos, o tecido conjuntivo fica distendido e com isso ocorre perda da elasticidade, compressão dos vasos sanguíneos aumenta e ocorre compressão nervosa podendo ocasionar a dor a palpação (ARIZA et al., 2005).Protocolos para FEG.( Celulite)
Como o FEG é classificado?
O FEG é classificado em Grau I ou brando, Grau II ou moderado, Grau III ou grave (GUIRRO&GUIRRO, 2010). Dependendo do grau do FEG, este pode apresentar sérias complicações, podendo levar a quase total imobilidade dos membros inferiores, além de dores intensas e problemas emocionais (SANT'ANA et al, 2007).Quem não pode fazer endermoterapia?
As contraindicações da endermoterapia são nos casos de trombose, infecções ou inflamações locais, problemas respiratórios, doenças renais e problemas no fígado, diabetes e problemas na circulação sanguínea. Além destas contraindicações, as mulheres grávidas também não devem recorrer ao procedimento.Como identificar a FEG?
Os sintomas do FEG tem início com a pele em aspecto de “casca de laranja”, evoluindo com a presença de dor e formação de nódulos. O tratamento, realizado nos estágios I e II são mais facilmente revertidos, principalmente se houver mudança dos hábitos comportamentais do paciente.Como o ultrassom age na FEG?
A utilização do ultrassom no FEG está diretamente ligada a neovascularização, ocorrendo um aumento da circulação, rearranjo e aumento da extensibilidade das fibras colágenas, melhorando assim as propriedades mecânicas do tecido [1].Quais são os graus da celulite FEG?
O FEG é uma desordem metabólica regional que altera toda a harmonia da pele, tornando-a de aspecto rugoso e sem brilho7. Pode se apresentar nos graus I, II e III, e alguns autores preconizam até o grau IV.Quantos graus de FEG existem?
O fibro edema geloide é uma alteração esteticamente indesejável que acomete mulheres em alguma época da vida. De acordo com a classificação proposta por Ulrich, existem três graus de fibro edema geloide: I, II e III.Qual a finalidade da drenagem linfática no sistema linfático?
Ela tem por objetivo a redução de edemas e linfedemas (que surgem em situações pós-traumáticas, pós-operatórias, de distúrbios circulatórios venosos e linfáticos de diversas naturezas, dentre outras) e a prevenção ou melhoria de algumas de suas consequências.O que significa FEG grau 1?
De acordo com a classificação BIMED (Banco de Imagens Médicas) o FEG é classificado em graus ou estágios evolutivos que variam de 1 a 4 (2). - Grau 1: o aspecto de casca de laranja é percebido somente pela compressão entre os dedos ou pela contração muscular voluntária.Quais são os graus da celulite?
Tipos de celulite:Grau 1: sem ondulações ou irregularidades. Ao comprimir a pele, surgem pequenas ondulações e “furinhos”. Grau 2: ondulações e “furinhos” já são percebidos sem comprimir a pele. Grau 3: nódulos claramente perceptíveis.
