A suplementação de DHEA pode oferecer diversos benefícios para pessoas com níveis reduzidos deste hormônio. Entre esses benefícios, destacam-se o aumento da energia e da vitalidade, melhorias na saúde da pele e potencial prevenção de doenças relacionadas à idade, como osteoporose e declínio cognitivo.
Em suma, o DHEA é um hormônio essencial para o bom funcionamento do organismo feminino. Seus benefícios vão desde a melhora da saúde óssea, até a diminuição dos sintomas da menopausa.
Quais os sintomas da falta do DHEA? Os níveis baixos de DHEA podem causar sintomas como aumento do peso, depressão, ansiedade, baixa libido, disfunção erétil, dificuldade de memória ou cognição, ou alterações do humor.
A empresa não possui autorização de funcionamento e a DHEA é um medicamento anabolizante que está sujeito ao controle especial. Na prática significa que o produto vendido pela empresa não tem comprovação de origem e sua composição é desconhecida.
Benefícios do DHEA - Para Que Serve, Como Tomar, Efeitos Colaterais e Cuidados
Quais são os benefícios da suplementação de DHEA?
A suplementação de DHEA pode oferecer diversos benefícios para pessoas com níveis reduzidos deste hormônio. Entre esses benefícios, destacam-se o aumento da energia e da vitalidade, melhorias na saúde da pele e potencial prevenção de doenças relacionadas à idade, como osteoporose e declínio cognitivo.
Nos anos 90 o DHEA recebeu o título de hormônio da juventude em edição do Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. Apesar de muitos estudos demonstrarem efeitos positivos da reposição de DHEA em idosos, outros não trazem evidências desse benefício, sendo ainda controverso seu uso no rejuvenescimento.
Apesar dos benefícios do suplemento, no Brasil, a compra de DHEA requer receita médica, uma vez que, caso seja usado de forma inadequada, o hormônio pode levar a sérios efeitos colaterais.
Quanto tempo leva para fazer efeito o DHEA? Isso depende muito de organismo para organismo. Mas, no geral, os níveis de DHEA em seu corpo responderão rapidamente à suplementação. Isso é verdade em especial na melhora da libido, que as pessoas costumam notar muito rápido.
Em relação aos sintomas menopausais, a reposição de DHEA não demonstrou qualquer benefício, como evidenciado por metanálise que incluiu 16 trials. Além de não promover nenhuma melhora, nem mesmo sobre a função sexual, a reposição de DHEA ainda esteve associada a sintomas de hiperandrogenismo, como acne e hirsutismo.
O estradiol ajuda a manter a fase de crescimento do cabelo, conhecida como fase anágena, enquanto a progesterona equilibra os efeitos da testosterona, que em níveis elevados podem levar à queda de cabelo. Durante a menopausa, os níveis de estradiol e progesterona diminuem significativamente.
A DHEA se transforma em outros hormônios pelo corpo, assim, seu uso pode predispor a efeitos colaterais. Em alguns estudos científicos, até 20-25% das mulheres em uso de DHEA apresentaram oleosidade na pele, espinhas, excesso de pelos e/ou queda de cabelo, associados ao aumento da testosterona (hormônio masculino).
É ideal tomar o suplemento de DHEA pela manhã, quando os níveis no corpo humano estão naturalmente mais altos. Se você suplementar com ele mais de uma vez por dia, tente fazê-lo antes do café da manhã e do almoço.
Este mito provavelmente se origina da confusão com esteróides anabolizantes, que podem causar virilização. A creatina não tem influência sobre os hormônios sexuais e, portanto, não produzirá efeitos como engrossamento da voz.
A segunda fase da exaustão adrenal é caracterizada por uma diminuição nos níveis de cortisol e DHEA. Por exemplo, você pode começar a sentir sintomas como depressão, insônia, ansiedade, perda de peso, infecções recorrentes e memória prejudicada, para citar alguns.
Em relação aos anticoncepcionais orais combinados, observa-se diminuição de testosterona livre, testosterona total e DHEA-S, o que pode acarretar uma resposta variável em relação ao impacto sexual, podendo ou não haver diminuição no interesse sexual.
Os proponentes sugerem que tomar DHEA na forma de suplemento pode aumentar seus níveis de estrogênio e testosterona e — por sua vez — proteger contra problemas de saúde associados a desequilíbrios hormonais, ou declínios nos níveis hormonais relacionados ao envelhecimento.
Quais são os sintomas de níveis baixos de DHEA sulfato?
Níveis baixos desse hormônio podem estar associados a sintomas como fadiga, perda de massa muscular, alterações de humor e diminuição da libido. Por outro lado, níveis elevados de DHEA-S podem estar relacionados a condições como acne, crescimento de pelos indesejados e alterações no ciclo menstrual.
Estrogênio: Este hormônio desempenha um papel fundamental na manutenção da hidratação e elasticidade da pele. Durante a menopausa, a diminuição dos níveis de estrogênio pode levar a uma redução na produção de colágeno, resultando em pele mais fina e rugas mais visíveis (Raine-Fenning et al., 2003).