Cetoprofeno é um medicamento anti-inflamatório, analgésico e antitérmico. Este medicamento é destinado ao tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos e traumatismos, e de dores em geral.
O cetoprofeno é um medicamento anti-inflamatório, analgésico e antitérmico, sendo indicado para o tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos (doenças que podem afetar músculos, articulações e esqueleto), traumatismos (lesão interna ou externa resultante de um agente externo) e de dores em ...
O que é o cetoprofeno e para que serve? O medicamento pertence à classe de anti-inflamatórios não-esteroides. Ou seja, tem efeito analgésico e age diretamente na dor provocada pelo processo inflamatório. Além disso, o cetoprefeno é considerado um antitérmico, que controla a febre.
O efeito começa dentro de 30 minutos a 1 hora e pode durar até 8 horas. Após 3 dias de uso, caso não haja melhora dos sintomas, o médico deve reavaliar o caso. Cetoprofeno em cápsulas deve ser ingerido com água, durante ou logo após as refeições para melhorar a absorção.
O nimesulide não conseguiu minimizar o edema causado pelo trauma da cirurgia, e se mostrou menos efetivo que o cetoprofeno (p<0,05). Assim, o antiinflamatório nimesulide mostrou uma melhora do quadro pós-cirúrgico de pacientes submetidos à extração de 3º molares inferiores.
CETOPROFENO para INFLAMAÇÃO - VEJA OS CUIDADOS, Para Que Serve e Como Tomar Certo
Qual é o anti-inflamatório mais forte?
O Cetoprofeno é frequentemente considerado mais potente em termos de ação anti-inflamatória, o que o torna uma opção preferencial para condições de dor e inflamação mais severas. No entanto, o Ibuprofeno é uma escolha eficaz e suficiente para muitas pessoas que procuram alívio para dores leves a moderadas ou febre.
As cápsulas devem ser ingeridas sem mastigar, com quantidade suficiente de líquido, de preferência durante ou logo após as refeições. A dose recomendada é de 2 cápsulas, 2 vezes ao dia ou 1 cápsula, 3 vezes ao dia.
2 cápsulas, 2 vezes ao dia; ou 1 cápsula, 3 vezes ao dia. Dose máxima diária recomendada: 300 mg. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Além disso, como o cetoprofeno tem uma resposta analgésica muito intensa, por vezes, até mais significativa do que a anti-inflamatória, a medicação pode ser útil quando se precisa de uma solução rápida para o paciente, o que é facilitado pela opção injetável.
Álcool: risco de efeitos adversos gastrintestinais, incluindo ulceração ou hemorragia; pode aumentar o risco de toxicidade no fígado. Anticoagulantes: aumento do risco de sangramento. Heparina; Antagonistas da vitamina K (como a varfarina);
Medicamento de Referência: Bi-Profenid®, Profenid Retard®. Artrinid®. Medicamentos Genéricos: cetoprofeno. 1 Saliente-se que: - Receituário com nome de Medicamento de Referência: pode-se dispensar o Medicamento de Referência ou o Medicamento Genérico.
Este medicamento é contraindicado para o uso por pacientes com insuficiência do coração, do fígado ou dos rins severas, pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade ao cetoprofeno, ao ácido acetilsalicílico ou a outros antiinflamatórios não esteroidais - AINEs e por pacientes que já tiveram ou têm úlcera ...
Comum: dispepsia (má digestão), náusea, dor abdominal, vômito. Incomum: constipação (prisão de ventre), diarreia, flatulência (excesso de gases no estômago ou intestinos) e gastrite (inflamação do estômago). Rara: estomatite (inflamação da mucosa da boca), úlcera péptica.
Diferentemente, não houve associação entre sangramento da incisão e uso da combinação cetoprofeno + dipirona, como poderia ser esperado, pois ambos os agentes, em maior ou menor grau, podem causar discrasia sanguínea e aumentam o risco de RAM, quando combinados.
Evite atividades físicas que desgastem ainda mais o músculo e, com isso, provoquem o aumento da dor; - Compressas de água quente costumam aliviar a dor, pois melhoram a circulação do sangue na área; - A alimentação também pode ser um grande aliado.
Qual o anti-inflamatório que não prejudica os rins?
Assim como a dipirona, o paracetamol é um analgésico com pouca atividade anti-inflamatória. Nesse contexto, torna-se uma opção também muito útil para pacientes com histórico de doenças renais.
O cetoprofeno 150mg é indicado especialmente para: quadros de reumatismo, artrose e outras condições articulares dolorosas e debilitantes; alívio da dor muscular e pós-cirúrgica, oferecendo suporte para recuperação sem desconforto excessivo; controle de inflamações agudas em tecidos moles, como tendões e ligamentos.
Em estudos anteriores, o cetoprofeno (75mg) mostrou efeito superior ao ibuprofeno 400mg (Cooper, 1988), e também ao paracetamol na dose de 1000 mg, tanto com relação ao alívio de dor como na diminuição do edema (Bjornsson et al., 2003).
Para os comprimidos de 100mg, é comum que o tratamento não se estenda por um período prolongado sem reavaliação médica. Em geral, para condições agudas, como dores moderadas, inflamações específicas ou febre, o tratamento pode variar de alguns dias até, no máximo, duas semanas.
Torsilax® apresenta uma composição relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica (ação contra a dor), indicada no tratamento do reumatismo, o qual, em geral, está associado a queixas como dor e sinais inflamatórios, como inchaço, calor local e eventual limitação de mobilidade.
Deve-se ter cautela no uso de cetoprofeno em pacientes com histórico de hipertensão e/ou insuficiência cardíaca congestiva leve a moderada, uma vez que retenção de líquidos e edema (inchaço) foram relatados após a administração de AINEs.
De acordo com os resultados do presente estudo piloto, tanto o cetoprofeno quanto a nimesulida mostraram-se eficazes no controle da dor, edema e trismo após cirurgia para remoção de terceiros molares.