A Eletrostática é a área da Física responsável por estudar as cargas elétricas desconsiderando seu movimento. Ela aborda propriedades e comportamentos das cargas, como força, campo e potencial elétricos, diferentemente da Eletrodinâmica, que estuda a dinâmica das cargas, ou seja, as cargas elétricas em movimento.
Eletrostática é a área da Física que abrange o estudo das cargas elétricas em repouso. Os fenômenos eletrostáticos estudados por essa área do conhecimento surgem em decorrência da força de atração e repulsão que as cargas elétricas exercem umas sobre as outras.
A análise da energia eletrostática do campo permite, por um lado, definir a energia de interação entre distribuições de carga bem separadas e, por outro lado, obter as forças e momentos que se exercem sobre essas distribuições.
É uma área da Física que estuda as cargas elétricas desconsiderando seu movimento. As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas, que se referem aos prótons e elétrons. Existem três tipos de eletrização: atrito, contato e indução eletrostática.
De maneira geral, as pinturas eletrostáticas líquidas ou em pó apresentam dureza elevada, resistência à abrasão e impacto, além de oferecerem proteção anticorrosiva nas superfícies aplicadas.
Eletrostática é o estudo de campos elétricos em equilíbrio estático. Além da pesquisa usando equipamentos como um gerador Van de Graaff, existem muitas aplicações práticas da eletrostática, incluindo fotocopiadoras, impressoras a laser, impressoras a jato de tinta e filtros de ar eletrostáticos.
O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução.
Os riscos associados à eletricidade estática incluem incêndios, danos a equipamentos, interrupção de processos de produção, perdas de produtos e até mesmo riscos de choques elétricos nos trabalhadores.
A eletrostática é parte da física que estuda os diversos comportamentos das cargas elétricas e seus fenômenos, além das interações atrativas e repulsivas entre essas cargas.
A pintura eletrostática garante maior resistência à corrosão e aos efeitos climáticos, como a incidência do sol e da chuva, por exemplo. O que torna a pintura muito mais durável. Além disso, ela é bem menos suscetível a riscos, falhas e arranhões.
O ar, o sol, a água, a lenha, o carvão e o petróleo são algumas fontes de energia. A energia que nós mais produz é a hidráulica, gerada pela força da água do rio, que se transforma em energia elétrica por meio das usinas hidrelétricas.
Para o site tecmundo (2017), o físico alemão Otto von Guericke (1602 – 1686), foi o primeiro notável a conciliar a prática com a teoria e em 1650, construiu a primeira máquina eletrostática que servia como gerador, basicamente era uma bola de enxofre que gerava atrito com a terra seca.
Esse termo, corrente elétrica, é originado de uma antiga concepção sobre a eletricidade ser um fluido capaz de se canalizar por condutores. Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo.
" Carga estática refere-se à carga que o atuador linear apresentará quando estiver em um estado sem energia e movimento. Carga dinâmica refere-se à carga que o atuador apresenta quando é alimentado e se estende ou retrai."
A lei de Coulomb é uma importante lei da Física que estabelece que a força eletrostática entre duas cargas elétricas é proporcional ao módulo das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Um corpo se torna eletrizado quando seus átomos tiverem uma quantidade de elétrons maior ou menor que a de prótons. Os átomos que têm excesso ou falta de elétrons são chamados íons. Em resumo: → Corpo neutro: tem o mesmo número de prótons e elétrons em sua composição.
Processos de eletrização são fenômenos em que elétrons são transferidos de um corpo para outro em virtude de uma diferença na quantidade de cargas elétricas existente entre dois ou mais corpos, ou, ainda, pela aquisição de energia advinda do atrito entre corpos.
Várias são as manifestações da eletricidade estática. Um exemplo comum no cotidiano é um monitor de computador carregado ou televisão. Ao aproximar os pêlos do braço ou o cabelo, estes ficam esticados conforme as forças de atração eletrostática devido à carga líquida do monitor.
A pulverização eletrostática é um sistema em que o defensivo recebe uma carga elétrica nas gotas, de forma que sejam atraídas eletricamente pelas plantas.
Os geradores eletrostáticos desenvolvem Cargas eletrostáticas de sinais opostos renderizados a dois condutores, usando apenas forças elétricas, funcionam usando placas móveis, tambores ou correias para levar a carga elétrica a um nível alto eletrodo potencial.