A cromatografia é uma técnica utilizada para a análise, identificação e separação dos componentes de uma mistura. É definida pela separação dos componentes da uma dada mistura baseado na interação dos mesmos com a fase estacionária e com a fase móvel.
A cromatografia gasosa (CG) é uma técnica de separação e análise de misturas por interação dos seus componentes entre uma fase estacionária e uma fase móvel. De forma geral a técnica de CG é aplicável para separação e análise de misturas cujos constituintes sejam voláteis e que sejam termicamente estáveis.
Qual a diferença entre cromatografia líquida e gasosa?
A temperatura da coluna na cromatografia em fase gasosa situa-se geralmente entre 150 °C e 300 °C, enquanto a cromatografia líquida funciona à temperatura ambiente (cerca de 20 °C - 25 °C).
Qual é a principal aplicação da cromatografia gasosa na área farmacêutica?
Na área da farmacognosia a CG é bastante útil na determinação de compostos presentes em amostras naturais e até mesmo substâncias indesejáveis como conteúdos tóxicos advindos de pesticidas.
O QUE É CROMATOGRAFIA? | JORGE SANTOS | IT'S FARMA
Qual o objetivo da cromatografia gasosa?
A cromatografia gasosa (CG) é uma técnica analítica comum usada para separar e analisar compostos voláteis e semivoláteis em uma mistura. A GC é uma técnica analítica popular, pois combina capacidade de resolução excepcional com velocidade e sensibilidade.
Qual é a principal aplicação da espectrofotometria na área farmacêutica?
Tal técnica espectroscópica também possibilita a determinação do perfil farmacológico e farmacocinético de determinados fármacos, a exemplo do retinóide isotretinoína.
Formas físicas do sistema cromatográfico. Cromatografia em coluna: é a técnica mais antiga da cromatografia, cuja aplicação serve para separar componentes em duas fases: sólida e líquida. ...
Quais as misturas que podem ser separadas por cromatografia gasosa?
Quais misturas podem ser separadas por CG ? DE FORMA GERAL: CG é aplicável para separação e análise de misturas cujos constituintes tenham PONTOS DE EBULIÇÃO de até 300oC e que termicamente estáveis.
A cromatografia líquida de alto desempenho tem uma ampla variedade de aplicações nas áreas da bioquímica, química analítica, farmacêutica, forense, pesquisa de alimentos e outras. Por exemplo, a HPLC também é utilizada no ensaio de substâncias proibidas em atletas.
A Cromatografia é uma das técnicas de análise química mais empregadas. Dentre seus vários tipos, elas servem para identificar substâncias, purificação e ou separação de compostos! Monitoramento do ar, testagem de água potável, detecção de drogas através da urina e fingerprinting.
Porque as colunas capilares são amplamente utilizadas ao se fazer cromatografia gasosa?
As colunas capilares são as mais utilizadas nas análises cromatográficas devido a fornecer uma melhor resolução de separação. A fase estacionária utilizada nas colunas capilares é do tipo líquido sobre sólido.
A cromatografia em camada delgada (CCD) é uma técnica usada para separar misturas de compostos com base em diferenças de polaridade. Na CCD, uma placa de vidro revestida com uma fase estacionária (normalmente, sílica-gel) é manchada com a mistura a ser separada.
High-performance liquid chromatography (HPLC) ou Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) é uma técnica analítica usada para separar, identificar e quantificar cada um dos componentes numa mistura. Os sistemas de HPLC são atualmente utilizados em uma ampla variedade de campos de aplicação.
Entre suas vantagens estão o baixo custo, a velocidade na separação, além da facilidade de repetição, execução e compreensão. Em geral, a fase estacionária consiste em um adsorvente polar (como sílica, alumina, celulose e poliamida), o qual adere à superfície de uma placa (na maioria das vezes, de vidro).
A Cromatografia Gasosa (CG) é uma técnica para separação e análise de misturas de substâncias voláteis. (A amostra é vaporizada e introduzida em um fluxo de um gás adequado denominado de fase móvel (FM) ou gás de arraste).
A cromatografia gasosa FID funciona por meio da separação de componentes de uma mistura utilizando um gás como fase móvel. Um gás inerte, como hélio ou nitrogênio, é comum nesse processo. Começa com a injeção da amostra no sistema, onde é vaporizada.
Gás + Gás. Os gases, que sempre se misturam de forma homogênea, podem ser separados pelos seguintes processos: Liquefação fracionada: trata-se de um método em que a mistura gasosa passa por um processo de liquefação (por meio da diminuição da temperatura ou aumento da pressão), seguido por destilação fracionada.
CROMATOGRAFIA: opera com o mesmo princípio da extração, porém uma fase é fixada no local, enquanto a outra fase se move por ela. Separação de misturas por interação diferencial dos seus componentes entre uma FASE ESTACIONÁRIA (líquido ou sólido) e uma FASE MÓVEL (líquido, gás ou fluído supercrítico).
O espectrofotômetro é o equipamento utilizado para determinar os valores de transmitância (luz transmitida) e absorbância (luz absorvida) de uma solução em um ou mais comprimentos de onda. Ele mede a quantidade de fótons (a intensidade da luz) absorvida depois de passar pela amostra.
Um monocromador é um dispositivo óptico que transmite uma faixa estreita de comprimentos de ondas de luz mecanicamente selecionável de outras radiações escolhidas de uma larga faixa de comprimentos de onda disponíveis na entrada.
As lâmpadas de deutério são fontes de luz UV com um longo tempo de vida útil e alta estabilidade. Estas lâmpadas têm características essenciais para fontes de luz usadas em instrumentos de análises químicas e fornecem medições de alta exatidão. Para uso com instrumentos de análises químicas como espectrofotômetros.