Sim, há uma esfera, normalmente de tungstênio, na ponta da caneta (daí o nome “esferográfica”). É ela que permite que a tinta saia uniformemente, sem borrar.
O furinho no corpo da caneta existe para prevenir vazamento de tinta. Se não houvesse o tal buraquinho, conforme a tinta fosse consumida, um vácuo se formaria no lugar onde antes havia tinta e ela tenderia a vazar por trás.
Depende. O furo na lateral serve para igualar a pressão atmosférica dentro e fora da caneta. Sem esse furo não daria para usar a caneta em um avião, por exemplo. Já o furo na tampa tem outro motivo é evitar a asfixia ao se engolir o objeto, pois permite a passagem do ar.
Conforme você escreve, o espaço ocupado pela tinta dentro da caneta vai diminuindo e desenvolvendo um vácuo. Este vácuo pode fazer a carga subir e vazar. Então, sim, o tal do buraco evita possíveis vazamentos.
Qual a função da esfera na ponta das canetas esferográficas?
Ponta esferográfica: a ponta da caneta contém uma pequena esfera, geralmente feita de aço, latão ou tungstênio. Essa esfera gira enquanto a caneta é movida sobre o papel, distribuindo a tinta de maneira uniforme.
Como funcionam as esferas de uma caneta esferográfica?
Geralmente feita de aço, latão ou carboneto de tungstênio, a esfera é anexada ao tubo da caneta, deixando apenas espaço suficiente para que a ela gire em qualquer direção sem problema algum, distribuindo, assim, a tinta uniformemente sobre papel.
Proporciona uma sensação confortável na mão enquanto escreve e desenha. A almofada também torna o lápis e a caneta fáceis de segurar. As alças de lápis acolchoadas de espuma macia são muito melhores do que as garras de lápis de gel devido à espuma de amortecimento macia.
A Espuma Pack é uma manta feita de Polietileno Expandido, o que possibilita a criação e fabricação de várias peças como necessaires, estojos, carteiras e sapatos. Além desses exemplos, a Espuma Pack também pode ser utilizada para proteger peças como bolsas, mochilas e lancheiras.
Protege sua tela contra arranhões. Para usuários que aplicam uma leve pressão na tela ao escrever e desenhar em tablets capacitivos e dispositivos móveis.
Para que a carga não vaze. Ao injetar a tinta na caneta, a fabricante retira o ar do tubinho interno, e a pressão criada mantém a carga na ponta. Mas, conforme você escreve, o espaço ocupado pela tinta dentro da caneta vai diminuindo. Isso criaria um vácuo, que faria a carga subir e vazar.
Afinal, segundo o portal Tudo Bahia, a parte azul não apaga frases escritas a caneta. Qual é, então, o seu propósito? Serve apenas para fazer desaparecer as marcas do lápis que a parte vermelha não consegue apagar.
Pontas itálicas ou caligráficas, conhecidas também como “stub“, são largas e achatadas, ideais para caligrafia, produzindo traços verticais largos e traços horizontais finos.
Você irá observar os pequenos pedaços de papel sendo atraídos pela caneta. Isso ocorre porque quando você atritou a caneta no seu cabelo, houve uma transferência de elétrons entre os dois corpos, o que deixou a caneta carregada eletricamente.
As espumas, normalmente, são utilizadas nas confecções dos colchões, travesseiros, esponjas de banho e cozinha que são produzidos, basicamente, por duas matérias primas: o TDI (Tolueno Dissocianato de Metila) e o Poliol, ambos com aspecto cristalino e derivadas do petróleo, sendo este último mais viscoso.
Manta Etaflon Térmica é um Polietileno expandido com poliéster aluminizado. Ideal para aplicação em artesanatos, revestimento de lancheiras, garrafas de água, sacolas térmicas, entre outros.
Ela foi desenvolvida para limpar todas as partes laváveis de seu veículo, especialmente tecidos (banco, teto, carpetes, consoles e etc.) removendo também as sujeiras mais difíceis como graxa, gordura, resíduos de alimentos e sujeira de tráfego.
Ela faz desaparecer, em segundos, manchas (de café, sucos, chás, molhos etc.) em tecidos. É só retirar o excesso e passar a caneta sobre a mancha ainda fresca (antes de secar totalmente) e pronto!
A caneta hidrográfica se diferencia de outros modelos por possuir pontas de feltro eu se umedece em contato com a tinta, tornando-a ideal para desenhos, marcações ou para colorir.
Conhecida como Borracha Prima, esse tipo de material escolar é indicado para apagar escritas a lápis de lapiseira, na parte vermelha, enquanto a parte azul da borracha remove as marcas de tinta de caneta, e também de lápis de colorir.
“Todos os nossos produtos são importados e esse é um dos diferenciais da marca. Não podemos escapar do famoso 'custo-Brasil'. Temos, então, de nos adaptar para baixar nossas margens e poder oferecer ao público do Brasil um preço mais parecido com aquele oferecido lá fora”, diz Santos.
1994: A Montblanc Solitaire entra para o Guiness Book como a caneta mais cara do mundo, contando com 4.810 brilhantes em sua composição. 1995: Coleção de acessórios em couro para trabalho e viagens é lançada. A linha conta com pastas, bolsas e agendas trabalhadas em couro cultivado pela própria Montblanc.