Redução de infecções: a Bota de Unna é capaz de reduzir o risco de infecções nas feridas, uma vez que ajuda a manter a ferida limpa e seca, além de proporcionar um ambiente de cicatrização adequado.
A Bota de Unna é trocada semanalmente, porém trocas mais ou menos frequentes podem ser feitas, dependendo da quantidade de secreção. Para pacientes com grande volume de secreção, pode ser necessário trocá-la 2 vezes por semana.
Os curativos Bota de Unna são utilizados, na maioria das vezes, para os tratamentos de edemas, úlceras e feridas, fornecendo um nível de pressão exato para manter a região segura e acelerar a cura.
A aplicação da bota de Unna diversifica em média de 3 a 7 dias de duração Page 3 circundando os membros inferiores ou seja, perna, panturrilha e pé atuando tanto no descanso quanto em possíveis movimentos musculares.
A Bota de Unna é um curativo compressivo impregnado em pasta à base de óxido de zinco, glicerina e gelatina. Essa forma especializada de curativo é frequentemente utilizada no tratamento de feridas crônicas, como úlceras venosas nas pernas.
Bota de Unna, Tudo o Que Você Precisa Saber para Saúde das Suas Pernas: A Arte de Cuidar
Como a Bota de Unna age?
Lidando com a “secreção” da ferida: a bota de unna permite que o exsudato (líquido proveniente da ferida) passe pelas suas camadas e alcance as gazes externas que foram colocadas no território da lesão. Estas gazes, em conjunto com as ataduras de crepom, devem ser trocadas de acordo com a quantidade de líquido.
Quais são as vantagens e desvantagens da Bota de Unna?
Isso vai depender da quantidade de exsudato que drena da ferida. Se for um alto volume, provavelmente será necessário trocá-la mais vezes ao longo da semana. Uma das desvantagens é que ela gera um cheiro forte e ruim, podendo causar dermatite de contato em pessoas cuja pele é mais sensível.
Em que situações não devo usar Bota de Unna Curatec?
Em algumas situações não é aconselhável a utilização de Curatec Bota de Unna, como nos casos de celulite (inchaço e eritema na área da ferida) e processo inflamatório intenso, pois a compressão aumentará a dor no local; também não é aconselhável o uso em pacientes com diabetes mellitus, pois há risco de diminuição da ...
O tratamento da úlcera no estômago depende da causa subjacente da doença. A maioria dos casos podem ser tratados através da prescrição de alguma medicação, no entanto, em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária.
Surepress (atadura elástica de alta compressão): pode ser usada em pacientes que deambulam, com ou sem dificuldade, e em pacientes acamados e cadeirantes já que independe da deambulação para melhorar o retorno venoso!
O produto é contraindicado para úlceras arteriais e úlceras mistas (comprometimento venoso e arterial). Não utilizar em caso de alergia conhecida, ou de suspeita de alergia, a qualquer um dos componentes do produto.
O enfermeiro devidamente capacitado pode realizar à avaliação, confecção e remoção do curativo de bota de Unna contextualizadas no Processo de Enfermagem, em conjunto com a avaliação e prescrição médica.
Com esse estudo foi possível concluir que para as úlceras venosas é indicado o tratamento com a Bota de Unna. Esta otimiza o tratamento, acelerando o processo de cicatrização, reduzindo custos e melhorando, conseqüentemente, a qualidade de vida de seu portador.
As úlceras venosas serão diagnosticadas mediante avaliação minuciosa do paciente por meio de exames como o ultrassom e a pletismografia (detecta insuficiência venosa e falha na bomba periférica). Já as úlceras arteriais costumam ser bem mais graves, especialmente pela difícil cicatrização e tratamento.
A Bota de Unna é usada, principalmente, para tratar úlceras venosas, que são feridas crônicas que se desenvolvem nas pernas de pacientes com problemas de circulação sanguínea.
O que fazer para aliviar a dor de úlcera varicosa?
A compressão é uma das principais ferramentas para o manejo da úlcera venosa: ela pode acontecer por meio de meias elásticas ou de outros tipos de curativos, como a Bota de Unna. Medicamentos para aliviar a dor, melhorar a circulação e antimicrobianos também podem ser indicados.
A Bota de Unna é um curativo que é indicado para o tratamento de úlceras venosas. A úlcera venosa é um tipo de ferida provocada pela insuficiência circulatória nas pernas.
Curatec Bota de Unna consiste em uma bandagem impregnada com pasta à base de óxido de zinco, goma acácia, glicerol, óleo de rícino e água deionizada. Através da terapia de contenção ela melhora o retorno venoso dos membros inferiores.
Contraindicações: - É contraindicado para úlceras arteriais e úlceras mistas (comprometimento venoso e arterial). - Não utilizar em caso de alergia conhecida, ou de suspeita de alergia, a qualquer um dos componentes do produto.
Pasta de Unna dura ou mole é uma pomada feita de óxido de zinco, água, glicerina e gelatina indicada no tratamento de varizes, edemas linfáticos e úlcera varicosa.
O produto é à base de óxido de zinco, substância que age como um hidratante e cicatrizante em volta da ferida, e conta também com goma acácia, glicerol, óleo de rícino e água deionizada. A bandagem é indicada para feridas exsudativas com sangramento, limpas ou infectadas, agudas ou crônicas, superficiais ou profundas.