A água usada da sua casa, que escorre pelos ralos da cozinha, banheiro e lavanderia, vira esgoto e segue para um novo ciclo para poder retornar à natureza. Assim, ela será direcionada para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para ser limpa e ter condições de voltar a “circular” sem poluir ou causar doenças.
Depois do uso, ela se encaminha para a rede de esgoto do local, que a leva para ser tratada e devolvida aos mananciais. Isso quando ela é devidamente tratada.
Como mencionamos, a água utilizada nas residências, estabelecimentos comerciais e indústrias se torna o que chamamos de esgoto. Ao deixar as casas, ele é encaminhado por tubulações para as redes coletoras e o destino final é a ETE, estação de tratamento de esgoto.
Uma vez no meio ambiente, a água sofre um processo de depuração natural, até ser captada e levada para uma estação de tratamento, onde passará por um processo de limpeza para retirada de resíduos nocivos à nossa saúde.
"A água que sai do chuveiro e das torneiras de nossas casas vem de rios. O rio passa dentro das nossas casas, dentro de nós e volta para o seu percurso.
Quanta água se gasta em um banho? | CIÊNCIA EM SHOW
De onde vem a água encanada que usamos em casa?
A água que chega em nossas casas faz parte de uma grande engrenagem. Isso porque o líquido potável que usamos para matar a sede e fazer a limpeza vem de lagos e rios. Antes de abrirmos a torneira em casa para a água sair, ela percorre um longo caminho até estar em condições de uso.
A infectologista Maria Teresa Destro explica que, se a água do chuveiro for armazenada corretamente, pode ser usada para escovar os dentes, lavar a louça ou a roupa.
No organismo, um copo de 200 ml de água demora de 1,5 a 2 horas para se transformar em urina. Para quem não quer acordar à noite para ir ao banheiro, o ideal é evitar cafeína, frutas cítricas, refrigerante e pimenta.
Se a ingestão de água for insuficiente, o corpo tenta compensar reabsorvendo mais água no intestino grosso. Esse processo pode levar à absorção de uma água que já está misturada com resíduos e toxinas presentes nas fezes, o que não é saudável.
– As águas de chuva devem ser conduzidas para as sarjetas, de onde vão para as bocas de lobo e seguem seu trajeto para córregos, ribeirões e rios; – Para verificar se as instalações de sua residência estão corretas, basta jogar um pouco de corante no ralo do quintal de seu imóvel.
Na osmose, a água flui passivamente de uma área ou compartimento do corpo para outra. Esse fluxo passivo permite que volumes maiores de líquido nas células e na área ao redor das células atuem como reservatórios para proteger o volume mais crítico, porém menor, de líquido nos vasos sanguíneos contra a desidratação.
Depois de ser coletado, o esgoto é encaminhado às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), projetadas para remover impurezas e contaminantes das águas residuais, tornando-as seguras ao descarte no meio ambiente ou reutilização.
No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação de lavouras, abastecimento público, atividades industriais, geração de energia, extração mineral, aquicultura, navegação, turismo e lazer. Cada uso depende e pode afetar condições específicas de quantidade e de qualidade das águas.
A água passa pelo estômago em cerca de 10 minutos. O suco leva de 15 a 30 minutos. Qualquer líquido no estômago dilui as enzimas que o corpo precisa para digerir proteínas, carboidratos e gorduras. Para perder esse vício, beba mais água do que você deseja pelo menos 10 minutos antes de comer.
Quando ingerimos líquidos, é esperado que uma grande parte seja eliminada pela urina, claro, no caso da água. Assim, quando há uma ingestão excessiva de líquidos, o volume e a frequência das idas ao banheiro tendem a aumentar.
A Organização Mundial de Saúde preconiza, para adultos sedentários sob condições ambientais temperadas, uma ingestão diária de 2,2 L e 2,9 L para mulheres e homens, respetivamente. Já para os indivíduos fisicamente ativos e sob temperatura elevada, a recomendação ascende a 4,5 L/dia.
Embora as principais recomendações digam para ingerir dois litros por dia, há estudos que sugerem que essa quantidade é excessiva para a maioria das pessoas. Neste caso, de 1,5 a 1,8 litros por dia, seria o suficiente.
A água é absorvida, sobretudo, na região gastrointestinal. Antes, no estômago, o organismo utiliza o líquido para digestão, na preparação do alimento para absorção. Depois, ela passa para o intestino delgado, onde acontece a maior parte da absorção dos nutrientes e água.
DIMINUIR O TEMPO DE BANHO – Para um chuveiro, de vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia.
Não jogue objetos no vaso sanitário, pia ou tanque. Evite que papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, roupas, restos de comida e outros objetos alcancem a rede de esgoto. Apenas a água usada na pia da cozinha, no banheiro e no tanque deve ser lançada na rede de esgoto.
"Como regra geral, é melhor não beber a água do seu chuveiro. Beber água do chuveiro não deve representar uma ameaça séria à sua saúde, mas também não é a melhor fonte de água potável. Se a água do chuveiro estiver quente, não é aconselhável bebê-la porque os tanques de água quente podem conter bactérias.