Já as variedades mais resistentes são praticamente imunes a ataques. É o caso de matérias-primas como peroba, ipê, pau-ferro, imbuia, jacarandá e copaíba, entre outras. Porém, isso não dá 100% de garantia. Se a infestação for muito grave, e se a madeira dura for o único alimento disponível, a colônia vai deteriorá-lo.
Procure usar madeiras como ipê, maçaranduba, peroba e aroeira, entre outras. Madeiras nobres, como o cedro, possuem uma resistência natural contra o ataque de cupins.
O cedrinho é uma madeira de qualidade que, por ser muito macia, pode não ter tolerância tão alta a ataque de cupins como alguns dos forros que citaremos adiante.
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa. A terceira dica é com o capim santo cortado e misturado com álcool.
O borato de sódio é facilmente encontrado em farmácias de manipulação e casas de produtos agropecuários. Então, para usar este produto, 450 gramas dele com 4 litros de água. Logo na sequência, coloque a mistura em um borrifador e utilize óculos de proteção e luvas antes de aplicar na madeira atingida pelos cupins.
Se está pensando em comprar móveis ou objetos de madeira, opte por aqueles que possuem materiais resistentes a cupins como jacarandá, pau-ferro, braúna, copaíba, maçaranduba, entre outras.
🔹 Cedrinho: Perfeito para esquadrias e molduras, oferece durabilidade e um acabamento sofisticado. 🔹 Pinus: Leve e sustentável, ideal para formas de concreto e projetos econômicos.
Assim, essa madeira é utilizada na construção civil de modo geral. Em esquadrias, é utilizada em portas, venezianas e caixilhos. Na parte estrutural interna, em ripas. Ainda é bastante utilizada em lambris, molduras, guarnições e forros.
O que são os bichos da luz ? São cupins em sua fase alada. Logo que nasce, o cupim ganha asas e se torna um siriri. Esse voo, que acontece em dias quentes, geralmente no final da tarde e ao anoitecer, serve para o macho e a fêmea reprodutores se encontrarem.
Espalhe bicarbonato de sódio nas áreas onde o inseto for encontrado. O bicarbonato de sódio vai acabar com cupins e também desativar os ovos. Essa dica é boa para resolver o problema de infestação na madeira.
Qual é a época de revoada dos cupins? A primavera, que, neste ano, vai de 22 de setembro a 21 de dezembro. As revoadas podem se estender mais algumas semanas, pelo verão.
Cedro – É uma madeira versátil e com grande durabilidade, resistente a ataque de cupins. Eucalipto – O eucalipto é uma opção econômica para quem quer economizar, essa madeira passa por um processo de autoclave, no qual recebe preservastes que aumentam sua durabilidade!
Conhecida por sua coloração Cerne marrom-avermelhado-claro, a madeira cedrinho é leve e resistente, de textura média, sem brilho e sem cheiro. Madeira fácil de serrar, lixar, aplainar, parafusar e pregar. A secagem ao ar é fácil e sem a ocorrência significativa de defeitos.
O cedro (ou cedrinho) é uma madeira leve e resistente, de textura média, sem brilho e sem cheiro. Apresenta tonalidade levemente avermelhada, podendo ser instalado em seu tom original ou, ainda, com uma camada de verniz incolor para diferenciar a composição. Madeira fácil de serrar, lixar, aplainar, parafusar e pregar.
O Cedro é uma madeira de lei com uma tonalidade bege linda. Ela traz uma sensação de conforto e leveza para os ambientes. Essa madeira de lei é utilizada em móveis, janelas, portas, pisos, paredes e tetos. Essa versatilidade se deve a facilidade de serrar, lixar, aplainar, pregar e parafusar uma peça de cedro.
Vinagre, naftalina, querosene, etc. Essas são algumas das substâncias que muitos costumam utilizar na tentativa de acabar com os ataques de cupins, tanto em móveis de madeira prontos quanto em peças e materiais em marcenarias.
Outra opção é deixar a metade de uma laranja próximo ao local, porque assim como o produto, o cheiro que ela emana serve como uma espécie de repelente. Olha que dica boa: o óleo de cravo além de resolver o seu problema contra os cupins, ele ainda deixa a sua casa perfumada!
Produtos químicos como o borato são eficazes para eliminar cupins e prevenir novas infestações. Esses produtos são aplicados diretamente na madeira afetada e podem ser encontrados em forma líquida ou em pó.
Umidade – A umidade excessiva é um dos principais fatores que atrai cupins para uma casa. Eles precisam de água para sobreviver, então qualquer área que esteja úmida ou úmida é um lugar perfeito para eles. Madeira molhada – A madeira molhada é particularmente atraente para os cupins.