Aplicações no cotidiano Pode-se encontrar triângulos em construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas etc.), em objetos de uso diário e até nas artes plásticas.
O triângulo é o único polígono rígido. Essa propriedade da rigidez do triângulo é muito utilizada em estruturas metálicas, no madeiramento do telhado das casas (a chamada tesoura), nas estruturas das pontes, torres, etc. Além disso, o triângulo é o único polígono convexo que não possui diagonal.
As formas geométricas estão presentes em quase todos os objetos que nos cercam, elas fazem parte do cotidiano escolar, da vida em família e até mesmo das brincadeiras das crianças. Elas podem ser divididas em planas e não planas, o que as caracterizam basicamente são as dimensões que apresentam.
Os triângulos são os polígonos convexos com o menor número de lados possíveis. Dentre as mais diversas aplicações, os resultados principais que envolvem triângulos são a trigonometria e o Teorema de Pitágoras.
Como destacamos anteriormente, os ângulos possuem tamanhos e formas diferentes, as quais também podemos observar em diferentes objetos, como na mesa, papel, cubo, tesoura, pedaço de pizza e outros.
Três SITUAÇÕES que vão acontecer muito rápido #espiritualidade
Para que serve o ângulo no dia a dia?
Encontramos ângulo nas construções, nos relógios, nas sombras, no futebol e nos móveis. Por mais que não notamos, os ângulos estão presentes no nosso dia a dia. Em nossas casas e nas diversas construções, ao olharmos para as paredes, podemos enxergar um ângulo reto (ângulo de 90°) com o chão.
Eles são frequentemente utilizados em construções geométricas complexas e ajudam a formar outras figuras geométricas. Por exemplo, em um quadrilátero qualquer, os ângulos adjacentes são formados onde as linhas se encontram, e entender essas relações ajuda a calcular medidas e definir formas com precisão.
Pode-se encontrar triângulos em construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas etc.), em objetos de uso diário e até nas artes plásticas.
O triângulo deve ser usado quando o veículo estiver impossibilitado de andar e é fundamental para avisar aos outros motoristas que há alguém parado logo à frente, diminuindo assim o risco de acidente.
Atualmente, inúmeras profissões utilizam a os conceitos geométricos, entre elas pode-se citar: a engenharia, a arquitetura, a astronomia, as pesquisas nas ciências exatas, as atividades de uma costureira, de um mestre de obras, de um coreógrafo, de um artista plástico, de um atleta ou técnico.
Onde é encontrada a figura geométrica na natureza e na nossa vida?
Ela procura nos animais e plantas formas, simetrias, números (de patas, de asas, de pétalas etc.). Em outras palavras, busca a geometria da natureza! Por isso, cientistas que trabalham nessa área têm como instrumentos de pesquisa materiais que usamos também nas aulas de matemática, como réguas.
Como e onde você consegue identificar a presença da geometria na vida cotidiana?
A geometria é uma das áreas mais antigas de estudos e surgiu da necessidade dos povos de medir terras, construir moradias, templos, monumentos, etc (Oliva, 1981). Quando se observa ao reder, pode-se notar inúmeras formas geométricas regulares e irregulares.
Essa figura é conhecida por sua máxima estabilidade, pois a distribuição das cargas é equilibrada em todas as direções. Essas características do Triângulo permitem que ele seja utilizado na construção de estruturas robustas e seguras.
Hoje é utilizado na cobertura de estádios, torres de alta tensão (para suportar ventos fortes), e na construção civil em geral. Estudar os pontos notáveis do triângulo permite compreender melhor o porquê da sua utilização na vida cotidiana.
Já “incêndio” é o fogo fora de controle, que causa dano e/ou prejuízo. Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo.
O Triângulo ou ferrinhos é um instrumento musical idiofone de percussão direta feito de metal e usado na música folclórica ou regional portuguesa e também em alguns estilos musicais brasileiros, como o forró. É também conhecido como tengo-lengo ou quindim, devido ao seu som.
O triângulo está presente em várias religiões e possui diversos significados. O mais popular é a santíssima trindade para os hindus, cristãos e egípicios. Também é uma alusão ao ínicio, meio e fim ou corpo, alma e espírito, o equilíbrio de três forças divinas. É um simbolo que se consiste em três pontos que se ligam.
Atualmente, percebemos a importância do triângulo em várias partes; inúmeras construções levam em sua estrutura, formatos de triângulos, nos designes, tudo para dá uma maior sustentação, eficiência e beleza, como é o caso dos Andaimes, pontes triangulares, velas de barcos em formato triangular, entre outras.
O triângulo é a forma geométrica mais resistente devido à sua capacidade natural de distribuir forças de maneira uniforme por seus três lados. Diferente de outras formas, um triângulo não pode ser deformado sem alterar o comprimento de seus lados, garantindo maior estabilidade estrutural.
O estudo da geometria é indispensável para o pleno desenvolvimento do ser humano, pois ajuda na compreensão do mundo, desenvolve o raciocínio lógico e proporciona um melhor entendimento de outras áreas do conhecimento, devido a grande importância que a geometria assume no cotidiano do individuo.
Onde os ângulos estão presentes no nosso dia a dia?
Resposta: Encontramos ângulo nas construções, nos relógios, nas sombras, no futebol e nos móveis. Por mais que não notamos, os ângulos estão presentes no nosso dia a dia. Em nossas casas e nas diversas construções, ao olharmos para as paredes, podemos enxergar um ângulo reto (ângulo de 90°) com o chão.
Os ângulos podem ser encontrados em várias formas e tamanhos na natureza e em objetos artificiais. Por exemplo, as folhas de uma planta podem formar ângulos agudos com o caule, enquanto as paredes de um edifício geralmente formam ângulos retos com o chão.