2. Pronome usado como plural majestático ou plural de modéstia, em vez de eu, muitas vezes com inicial maiúscula (ex.: nós já estudámos este assunto em dois trabalhos publicados). Origem etimológica: latim nos, nostrum ou nos, nostri. Confrontar: noz.
As duas formas estão corretas, o que depende é a ocasião em que são empregadas. Como a gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”. Já na comunicação informal, o “a gente” é perfeitamente aceitável.
Portuguese|Português: Uso das preposições DE, DO, DA, EM, NO, NA
Qual é o certo: a gente vai ou nós vamos?
A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?
A palavra “nós” é um pronome pessoal usado para a 1ª pessoa do plural, ou seja, quando o sujeito é quem fala e está no plural (sendo várias pessoas). Os verbos que acompanham a palavra “nós” aparecem conjugados na 1ª pessoa do plural para concordar com essa palavra.
Assim, caso o locutor queira se incluir no plural do verbo, o correto é não conjugar e sim dizer “nós somos” ou “nós somos”. Então, voltando ao nosso exemplo, não seria dito "Nós temos três estudantes estrangeiros" mas "Em Nueva Lengua Nós somos, nós somos três estudantes estrangeiros.
Devemos escrever a letra A (artigo definido feminino singular) separada da palavra GENTE (substantivo) quando estivermos nos referindo, de uma maneira informal, à primeira pessoa do plural, o NÓS. Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”.
Pergunto: Está correcto «somos todos nós», uma vez que Continente está no singular? Sim, está correto. O termo Continente é deslocado para o início da frase para efeitos de destaque ou foco. No entanto, o sujeito da frase é «todos nós».
Entretanto, quando após o pronome houver pronomes como OUTROS, MESMOS, PRÓPRIOS, TODOS, numerais ou mesmo uma frase, devemos usar a expressão COM NÓS: “Doutor Almir jantou COM NÓS TODOS”; “Quero que você fique COM NÓS MESMOS”; “Ele quer se reunir COM NÓS TRÊS”.
Correctissimo! "(Nós) iremos" é muito formal. Num contexto casual, entre amigos, por exemplo, seria até um pouco "ridículo", para não dizer pernóstico, usar o futuro do presente. A estrutura ir + infinitivo permite-nos falar de ações a realizar num futuro próximo.
Na escrita se dispensam as vírgulas, já que o sintagma nominal depois do pronome configura um aposto especificativo. Outros exemplos: Nós professores temos um importante papel a cumprir. Eu me pergunto se nós da classe média seremos penalizados novamente.
Qual a forma correta: "a gente fica" ou "nós ficamos"?
As duas formas estão corretas e dependem da ocasião em que são empregadas. A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles - leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.
A utilização do pronome muitas vezes está condicionada à transitividade verbal. Neste caso, temos que o verbo amar se caracteriza como transitivo direto, visto que sempre amamos alguém. Portanto, o ideal é dizermos: Nós o amamos.