O local também é simbólico por ficar 29 km ao sul do cume do Grande Monte Ararat, que o livro de Gênesis afirma ser o local onde a arca descansou alguns dias. A Arca de Noé pode ser real. É o que estão investigando arqueólogos que encontraram ruínas na Turquia que podem representar destroços da embarcação bíblica.
Na Bíblia consta que a Arca de Noé se firmou nas montanhas turcas de Ararate no 150º dia do dilúvio. Agora, um explorador norte-americano declara que, em breve, revelará provas de que a Arca de Noé está mesmo na Turquia.
Pesquisadores acreditam que encontraram o local onde estariam os destroços da Arca de Noé. A equipe internacional de arqueólogos sugere que uma formação rochosa no Monte Ararat, na Turquia, seria composta pelos restos fossilizados da embarcação.
As buscas pela Arca de Noé têm sido feitas desde pelo menos a época de Eusébio (c. 275-339 d.C.) até o dias atuais. Não há nenhuma evidência científica para um dilúvio global, e apesar das muitas expedições, não há evidência de que a arca tenha sido encontrada.
A Arca de Noé pode ser real. É o que estão investigando arqueólogos que encontraram ruínas na Turquia que podem representar destroços da embarcação bíblica. Escavações comprovaram que o interior desse “barco” tem material de 5 mil anos atrás - a mesma época que teria acontecido o grande dilúvio citado na Bíblia.
A arca de Noé foi encontrada. No monte Ararate na Turquia. #fatosdesconhecidos
A Arca da Aliança ainda existe nos dias de hoje?
De qualquer modo, ela tem sido um dos tesouros arqueológicos mais cobiçados pela humanidade, e inúmeras expedições à Mesopotâmia e à Palestina foram realizadas, sem sucesso. Existem réplicas da Arca hoje em dia em vários museus, baseadas nas descrições bíblicas. A verdadeira porém, jamais foi encontrada.
“Sem árvores maduras disponíveis para Noé e sua família construir abrigos depois que saíssem da Arca, há todos os motivos para esperar que eles desmontassem a Arca (da qual não precisavam mais) para recuperar a madeira”, diz ele.
A história bíblica da Arca de Noé, nesse caso, é somente a mais conhecida no mundo ocidental. Só que, para teólogos e historiadores, o dilúvio não passa de uma representação simbólica, sem ligação com nenhum evento histórico que possa ter ocorrido há milhares de anos.
O que foi encontrado na suposta Arca de Noé na Turquia?
A suposta arca seria uma formação geológica que lembra os contornos de uma embarcação em Agri, na Turquia. A pesquisa analisou amostras de solos e rochas e encontrou substâncias marinhas e marisco que datam de 5.500 a.C. a 3.000 a.C, período em que teria ocorrido o dilúvio bíblico.
A Bíblia afirma que a arca teria parado nas “montanhas de Ararat”, na Turquia, após uma inundação de 150 dias que tomou a Terra (ao menos o que se conhecia dela) e todos os seres vivos que não estavam alojados dentro do navio de madeira.
Em um estudo da Universidade de Leicester, a Arca de Noé poderia transportar até 70 mil animais, sendo 1,2 milhão de espécies catalogadas, sendo 5,5 mil mamíferos, com uma espécie de mamífero para cada 312 espécies de artrópodes.
O Monte Ararate está situado na região leste da Anatólia, Turquia, entre as províncias de Iğdır e Ağrı, perto da fronteira com o Irã e a Armênia, entre os rios Aras e Murat. O seu cume fica a cerca de 16 km ao oeste do Irã e 32 km ao sul da fronteira com a Armênia.
Por R$ 10 mil, é possível comprar "tábuas que fizeram parte da Arca de Noé", conforme um vídeo que circula nas redes sociais. Nas imagens, os bispos Wanderson e Michele anunciam a relíquia, o que causou grande revolta na web. No entanto, o que pareceu uma tentativa de enganar fiéis, é apenas uma sátira.
Saiba mais sobre nós. Cessa o dilúvio — Noé solta uma pomba, que retorna com uma folha de oliveira — Ele faz todos os seres viventes saírem da arca — Oferece sacrifícios — Asseguram-se a semeadura, a ceifa e as estações.
O chimpanzé é considerado o animal mais inteligente do mundo, sendo uma espécie que compartilha entre 98,8% e 99,6% do material genético do ser humano.
De acordo com a revista Super Interessante, o animal que não bebe água é o rato-canguru. Esse é um roedor de, aproximadamente, 10 centímetros de comprimento que vive no Vale da Morte, na Califórnia (EUA).
O material encontrado seria de um barco de cinco mil anos atrás, na mesma época que teria acontecido o grande dilúvio descrito na Bíblia. Segundo o The New York Post, os destroços da possível embarcação bíblica está a menos de 3 km da fronteira entre o Irã e a Turquia, no distrito de Doğubayazıt, em Ağrı.
A teoria do dilúvio de Noé aponta que, quando a última era glacial da Terra terminou, o derretimento das calotas polares fez com que as águas do Mediterrâneo se elevassem, formando um canal pelas montanhas para formar o que agora é o Bósforo, resultando em um dilúvio catastrófico.
Um macho e uma fêmea de cada espécie entraram, como Deus tinha ordenado a Noé. Então o SENHOR fechou a porta. Durante quarenta dias, as águas do dilúvio se tornaram cada vez mais profundas, cobriram o solo e elevaram a arca bem acima da terra.
Roma (Agência Fides)- Diz a tradição que as Tábuas da Lei estão hoje na Etiópia, roubadas de Salomão pela Rainha de Sabá, e conservadas em Axum, cujos restos do seu palácio foram descobertos em recentes escavações e que confirmam a veracidade do relato bíblico.
Confira a cena: A arca era símbolo da presença de Deus e da Sua glória. Por isso, ninguém que não estivesse autorizado poderia tocá-la ou olhar para dentro dela (Js 3.3-4; 1Sm 6.19). Uzá morreu por causa dos erros cometidos no transporte da arca.
Desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos. E toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR.