Em I Tessalonicenses 5:1–6, Paulo ensinou que os “filhos da luz” não seriam surpreendidos pela vinda do Senhor. Você gostaria de estar preparado para a Segunda Vinda?
E Paulo diz que não é bem assim. E afirma que quando acontecer, o que nós veremos é que será ouvida a voz do arcanjo, ressoada a trombeta, e descerá dos céus o Senhor, os mortos ressuscitarão e depois os vivos se encontrarão com Jesus: este é o suposto arrebatamento”, explica.
O apóstolo Paulo explica, no trecho acima, que primeiro subirão ao encontro do Senhor Jesus aqueles que morreram salvos, depois irão aqueles que estiverem vivos – um evento conhecido como “Arrebatamento”. Aqui, Paulo fala de um dos sinais do Fim dos Tempos: a apostasia, que é o abandono da fé e a rebelião contra Deus.
O que aprendemos com o apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 4.13-18 no tocante ao luto?
O que Paulo diz, é tudo o que precisamos saber para não sermos ignorantes com respeito aos que dormem e com respeito à nossa própria morte: Cristo morreu e ressuscitou — e Deus não deixará que os que são de Cristo sejam separados de seu Senhor. Vivendo ou morrendo, eles são de Cristo.
Pois esse é o nosso chamado no seguir a Jesus, pregar o evangelho e espelhar aquilo que o Senhor Jesus fez, ser imitadores de Cristo assim como Paulo diz em 1 Coríntios 11:1 “Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo.”
A Segunda Vinda de JESUS está Próxima ? (Lamartine Posella) | PVCAST
O que Paulo falou sobre Jesus?
Paulo afirma que a experiência que fez com Cristo, foi um dom recebido gratuitamente de Deus, foi uma ação benevolente de Deus-Pai, que decidiu livremente revelar a ele que Jesus é o Messias e é seu Filho.
12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 13 Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.
Paulo dissipa essa noção de morte permanente dos crentes: Pois se crermos que Jesus morreu e ressuscitou, Deus trará consigo aqueles que adormeceram em Jesus. Adormecer em Jesus referia-se aos crentes que morressem fisicamente.
25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu nisto? 27 Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
A ressurreição de Jesus é a pedra angular da esperança cristã. Assim como Jesus foi ressuscitado dos mortos, também serão ressuscitados aqueles que morreram em Cristo. Paulo assegura aos tessalonicenses que os vivos não terão nenhuma vantagem sobre os mortos na vinda do Senhor.
Para preparar-nos para a vinda do Senhor, precisamos vigiar, orar e colocar nossa casa em ordem. Hoje, no mundo, acontecem muitas coisas que indicam que o grande dia do Senhor se aproxima, o dia em que o Redentor voltará para estabelecer Seu reino em retidão, em preparação para Seu reinado milenar.
No segundo céu, que é de ouro puro, moram João Batista e Jesus, que para os maometanos foi um profeta, mas não o salvador da humanidade como acreditam os cristãos. O terceiro céu, de pérola, é habitado por José e Azrael, o anjo da morte.
Embora Paulo tenha se colocado entre os vivos, esperando a volta de Cristo (1 Tessalonicenses 4:15), em outro lugar, ele se incluiu entre aqueles que seriam ressuscitados (2 Coríntios 4:14).
Quando voltar, não haverá dúvida sobre quem Ele é. Ninguém sabe o momento exato em que o Salvador vai voltar. “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai” (Mateus 24:36; ver também D&C 49:7).
9 A saber: Se com a tua boca confessares o Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Jesus Cristo é a Ressurreição e a Vida. Se acreditarmos em Jesus Cristo, poderemos obter a vida eterna. Se decidirmos continuar a ter fé em Jesus Cristo durante as provações, nossa fé será confirmada e se tornará mais forte.
13 E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.
Onde em tessalonicenses fala sobre o arrebatamento?
TJS 1 Tess. 4:17 Depois, aqueles que estiverem vivos serão arrebatados para as nuvens com os que permanecerem, para encontrar o Senhor nos ares; e assim estaremos sempre com o Senhor.
Paulo diz que Jesus voltaria inesperadamente. Por isso os crentes deveriam estar sempre prontos para Sua chegada. Paulo acabara de esclarecer aos tessalonicenses que, em algum momento, Cristo retornaria e os crentes que tivessem morrido se juntariam a Cristo nos ares e seriam arrebatados ao céu com Ele.
7 Limpai, pois, o fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como sois, sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 8 Pelo que façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os pães ázimos da sinceridade e da verdade.
7 O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, porém o teu último estado crescerá em extremo. 8 Pois, eu te peço, pergunta às gerações passadas, e prepara-te para a inquirição de seus pais. 9 Porque nós somos de ontem, e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra.
11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. 13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado com as ovelhas.