Jonas sendo engolido pelo peixe gigante era considerado um prenúncio da crucificação de Jesus e o peixe que vomitava Jonas na praia era visto como um paralelo para a ressurreição de Jesus.
Deus enviou um grande peixe para engolir Jonas, onde ele passou três dias e três noites. Durante esse tempo, Jonas refletiu e se arrependeu, reconhecendo a vontade de Deus. O peixe então o vomitou na praia. Jonas, agora disposto a obedecer, foi para Nínive e pregou a mensagem de Deus.
O Peixe Vomitou Jonas em Nínive? Sim ou não? Veja!
Porque Jonas tinha raiva dos Ninivitas?
Portanto, Jonas não queria ir para Nínive porque acreditava que eles mereciam sofrer a punição divina, e não ser alvos da misericórdia. Ele estava em conflito com a natureza compassiva e perdoadora de Deus, temendo que a graça divina pudesse absolver até mesmo os mais cruéis.
Nínive (Ninawa) era um grande amontoado de vários vilarejos ao longo do Rio Tigre. Atualmente, onde ficava, existe a cidade moderna de Mossul, no estado de Ninawa do Iraque.
Nínive ficava a 800 km de Israel. Jope era cidade portuária distante 94 km de Gate-Hefer. Jonas levou cerca de três a dias para chegar lá, tempo suficiente para ele mudar de ideia.
8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus ordenou um vento quente oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver. 9 Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira?
A cidade ficava cerca de 900km de distância de Israel e Jonas foi comissionado por Deus para ir a Nínive, mas ele foi para Társis. A distância de Israel a Társis (atual Espanha) era de cerca 4.000km.
Társis é uma cidade ou local, mencionado no Antigo Testamento, mas cuja localização não foi determinada, indo desde um porto no Oceano Índico até Cartago ou um porto fenício na Espanha.
A cidade antiga de Jope, também conhecida como Jaffa, localizada na costa mediterrânea de Israel. É um lugar histórico e significativo para judeus e cristãos. Com raízes que remontam a 1800 a.C.. Jope é mencionada na Bíblia como a cidade de onde o profeta Jonas saiu antes de ser engolido pelo grande peixe.
Sacerdote foi um dos principais impulsionadores da Renovação Carismática no Brasil nos últimos anos; ele morreu na segunda-feira, aos 85 anos, em Cachoeira Paulista (SP)
Jonas é milagrosamente salvo por ser engolido por um peixe grande, em cuja barriga ele passa três dias e três noites. Enquanto estava no grande peixe, Jonas ora a Deus em sua aflição e se compromete a agradecer e a pagar o que prometeu. Deus então ordena que o peixe vomite Jonas.
Nínive estava situada a noroeste, à margem leste do rio Tigre. Em vez de ir para lá, Jonas fugiu para Jope, embarcou em um navio e partiu para Társis, era o lugar mais longínquo para Jonas fugir da presença de Deus. Nós também temos nossas próprias “Társis e Nínive”. Társis é o lugar de fuga.
Nínive era grande em pecado. Nínive foi uma cidade marcada pela malícia (1.2), pela corrupção moral (3.8) e pela violência (3.8). Os ninivitas eram sanguinários e cruéis. Eles despedaçavam suas vítimas sem qualquer piedade.
Após Jacó enganar a seu pai Isaque, recebendo as bênçãos de primogênito, seu irmão, Esaú, para quem as bênçãos estavam reservadas, passa a querer matá-lo (Gn 27.41).
Depois que Deus o libertou, Jonas viajou para Nínive e profetizou que o Senhor destruiria a cidade devido a sua iniquidade. O povo de Nínive se arrependeu, e Deus poupou a cidade.
Mas, a aboboreira representa o REFRIGÉRIO que sua alma precisa para perdoar e voltar a amar. Seja planta e não lagarta – Jonas estava centrado nele mesmo, em suas convicções, suas crenças, em seus problemas. OBEDECER A DEUS NÃO SIGNIFICA HONRÁ-LO. Jonas obedeceu, mas não honrou a Deus.
Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque.
Gate-Hefer ou Gath-hepher (hebraico: גַּת הַחֵֽפֶר) era uma cidade fronteiriça no antigo Israel. Era o lar do profeta Jonas. A etimologia do nome é literalmente "prensa de vinho da escavação" e é mencionada duas vezes na Bíblia Sagrada, em Josué 19:13 e em 2 Reis 14:25.
Este complexo se refere à pessoa que tem medo das mudanças, do sucesso, de ser diferente e, por isso, de ser rejeitado; prefere renunciar à originalidade e viver isolado, conformado com seu destino, dizendo que o dinheiro atrai a inveja e a infelicidade e o melhor a fazer é deixar as coisas como estão.
As áreas de pátria assírias indígenas são "parte do norte do Iraque de hoje, sudeste da Turquia, noroeste do Irã e nordeste da Síria". As comunidades assírias que ainda restam na pátria assíria estão na Síria (400.000), Iraque (300.000), Irã (20.000), e na Turquia (15.000–25.100).