A poesia da forma como conhecemos surgiu na Grécia e significa “criação“. Ela é tida como a arte de escrever em versos e tem o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.
A história da poesia é anterior à história da escrita, aparecendo nos primeiros registros da maioria das culturas letradas. Essa forma de expressão foi utilizada em obras antigas, tais como os vedas indianos (1700–1200) e os Gathas de Zoroastro (1200–900 a.C.).
O título de primeiro poema do mundo está a ser discutido. Há fontes que dizem que a "Epopeia de Gilgamesh" é o texto literário mais antigo. Este poema épico da antiga Mesopotâmia, composto em doze cantos com cerca de 300 versos cada um, e datado de cerca de 2100 a.
A poesia como uma forma de arte é anterior à escrita. Os primeiros poemas, datados de antes de Cristo, apenas foram compostos em forma poética para que sua memorização fosse facilitada, assim como sua preservação, visto que a transmissão oral nem sempre o fazia de maneira eficiente.
A história da poesia é anterior à história da escrita, porque era mais fácil guardar o conhecimento através de palavras repetíveis. Seus primeiros registros foram encontrados em monólitos, pedras rúnicas das primeiras culturas letradas. Por isso mesmo, a poesia é considerada uma das primeiras formas de escrita.
Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é um município brasileiro do estado de São Paulo. Conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça Artesanal", está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme a estimativa do IBGE de 2024, era de 184 634 habitantes.
O mais antigo de que se tem registro é a Epopeia de Gilgamés, originado no terceiro milênio antes de Cristo, na Mesopotâmia, atual Iraque, que foi redigido em escrita cuneiforme em tabletes de argila e, posteriormente, papiro.
O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.
A história da poesia do Brasil começa no século XVI, o primeiro século da colonização, com a chegada dos padres da Companhia de Jesus ou, mais exatamente com José de Anchieta, jovem jesuíta das Canárias, evangelizador e mestre, que, segundo a tradição, escreveu 4072 versos latinos à Virgem nas areias da praia de ...
6 • HOMERO. Há divergências até sobre se ele existiu de fato. Mas ainda assim é considerado o primeiro poeta da história, por ter registrado histórias até então contadas apenas oralmente.
Há 4.000 anos, no império mesopotâmico, uma princesa, poeta e sacerdotisa exilada, assinava o primeiro texto literário na história da humanidade. O nome da responsável por esse ato carregado de força? Enheduana. De seu exílio, a poeta clamava o auxílio dos deuses – ou, mais precisamente, da Deusa: Inana.
A Função Poética, também conhecida como estética, é a função da linguagem que tem como objetivo valorizar a mensagem, da forma que ela está sendo transmitida.
A poesia apresenta a subjetividade do eu lírico e é marcada pela conotação. Poesia é um conteúdo plurissignificativo, já poema é um tipo de estrutura textual. A poesia pode ser escrita em versos ou em forma de prosa. O poema pode ser lírico (conteúdo poético) ou narrativo (conta uma história).
A poesia, antes de tudo, é a transfiguração da realidade em expressão de beleza e de contemplação emocional, esta desperta os valores estéticos, aprimora as emoções, sensibilidade, aguça sensações e enriquece a percepção.
Como surgiram os poemas? O poema surgiu da necessidade inata do indivíduo de se expressar. Contar a outrem seus anseios, desejos e súplicas. Reverenciar heróis, narrar histórias através dos versos e da musicalidade.
Um poeta é uma pessoa que escreve poemas, rima, brinca com as palavras e cria emoções. O poeta é uma pessoa sentimental, brinca com as palavras e cria arte.
De um ponto de vista específico, um poeta (plural: poetas, feminino: poeta ou poetisa; feminino plural: poetas ou poetisas) é alguém que compõe poemas. Poetas podem se descrever como tal ou ser descritos como tal por outros.