A Serra do Mar corresponde a um conjunto de morros e serras que caracteriza o relevo litorâneo de quatro estados brasileiros, desde o Rio de Janeiro até Santa Catarina. A Serra do Mar se estende entre os litorais sudeste e sul do Brasil.
Serra do Mar é uma cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1,5 mil quilômetros ao longo do litoral leste/sul, indo desde o estado do Rio de Janeiro até o norte do estado do Rio Grande do Sul.
A origem da Serra do Mar está relacionada à separação continental entre a América do Sul e África iniciada há 150 milhões de anos com o surgimento do Oceano Atlântico. No processo de separação continental ocorreu um amplo soerguimento em toda a borda leste do continente sul americano no sudeste do Brasil.
As escarpas da Serra do Mar são compostas, em sua origem, por rochas magmáticas expelidas durante o rifteamento das placas. Foi nesse processo de deriva continental que se deram os principais fenômenos de formação da Serra do Mar.
O parque contém a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil e contém oito núcleo administrativos: Itutinga-Pilões, Caraguatatuba, Curucutu, Cunha-Indaiá, Picinguaba, Santa Virgínia e Pedro de Toledo, Itariru.
Formou-se a partir da erosão atuante sobre estruturas conhecidas como escarpas de falha. Insere-se no bioma Mata Atlântica, sendo habitat de milhares de espécies de plantas e animais, algumas delas ameaçadas de extinção.
Isso porque a umidade formada sobre o oceano, ao se encaminhar para o continente, encontra uma barreira de serras que impede sua passagem, fazendo com que precipite na vertente leste da serra e na planície litorânea.
Após dormir em um tradicional abrigo de montanha ou área de camping, o visitante tem a oportunidade de assistir ao espetacular nascer do sol a 2.263 metros de altitude, ponto mais alto da Serra dos Órgãos, no cume da Pedra do Sino.
Os solos das regiões montanhescas são em grande parte pouco desenvolvidos devido a declividade e a pluviosidade da região, que impedem a formação de solos mais profundos. Assim predominam os cambissolos, litólicos e orgânicos, sendo ocupada principalmente por Florestas Ombrófilas Densas ou Florestas de Encostas.
Em qual região do Brasil podemos encontrar a Serra do Mar?
A Serra do Mar ocupa uma área total de 386 mil hectares e pertence ao Maciço Atlântico, sistema montanhoso que se ergue ao longo da costa brasileira, desde o Espírito Santo até o sul de Santa Catarina.
Por exemploː no Brasil, designam cadeias de montanhas cuja altitude varia entre 400 a 3 000 metros. Entre elas, existem serras famosas, como a Serra da Mantiqueira, a Serra do Mar, a Serra Geral e a Serra dos Órgãos.
A Serra da Mantiqueira tem sua origem associada a processos de rifteamento realizados no Cenozóico em consequência a eventos tectônicos iniciados no Mesozóico e que levaram a fragmentação do supercontinente Gondwana e à abertura do Atlântico Sul.
Limitados entre o mar e as montanhas, colonos e jesuítas, movidos por objetivos diferentes, começaram a subir a Serra do Mar, seguindo as trilhas indígenas, o chamado "Caminho do Mar", até alcançar o Planalto de Piratininga.
(1) Montanha: Refere-se a uma formação geográfica que se caracteriza por uma massa enorme de terra e de rocha bastante elevada, relativamente ao terreno que a rodeia. (2) Serra: É uma cadeia ou conjunto de montanhas com várias elevações e picos menores.
Além da população de animais silvestres como capivaras, preás, esquilos, pacas, raposas, tatus, lontras, preguiças, lagartos e tamanduás. Alguns animais são bem mais difíceis de serem vistos, entre eles a anta, a onça-pintada, a suçuarana, o gato-mourisco, a cuíca, e o ouriço-cacheiro.
Ela estende-se por parte dos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Portanto, ela engloba parte importante do centro-sul brasileiro, composto pelas regiões geográficas Sudeste e Sul.
As denominações, tais como: solos argilosos, solos arenosos, solos rasos, solos vermelhos, solos profundos, solos de mata, solos de campo, solos de basalto, solos de granito, solos jovens, solos velhos, etc., podem ser consideradas formas simples de classificação, em que se considera apenas um fator ou característica, ...
Quando os ventos carregados de umidade vindos do oceano chegam a região eles se elevam ao encontrar a serra, esse movimento faz com que o ar se resfrie rapidamente, levando a condensação do vapor dágua e a formação de nuvens carregadas, resultando em chuvas abundantes.
As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.