Assim, Cristo é denominado o Noivo que convida os seus para a festa de casamento (Mateus 9.15; Apocalipse 19.17), que aguarda as virgens que prepararam óleo para suas lâmpadas (Mateus 25.1) e que voltará para recepcionar a igreja, a Jerusalém celestial como “uma noiva adornada para o seu marido” (Apocalipse 21.2).
Qual o versículo da Bíblia que fala que o noivo vem?
No Evangelho, extraído de Mateus (Mt 25,1-13), nos demonstra este modelo de Vigilância a ser seguido através da Parábola das dez jovens que saíram ao encontro do Noivo, onde demonstram a prudência e a insensatez, em que são cruciais para àqueles que esperam e estão em vigília.
Jesus é o noivo e a igreja, sua noiva. Ele está preparando um lugar na casa do Pai. Tudo o que Jesus disse nesse trecho se encaixa com o contexto cultural no período e no lugar onde Jesus viveu.
[CORTES BÍBLICOS] Jesus é o noivo, a Igreja é a noiva.
Porque Jesus é o noivo?
É próprio de quem ama querer unir-se ao seu amado. Por isso Jesus diz, no Evangelho de hoje, ser o noivo de nossa alma; unindo em si o humano e o divino, Ele deseja fazer-nos participantes de sua vida de comunhão amorosa com o Pai e membros, pois, da família de Deus.
A Igreja é chamada de noiva de Cristo nas escrituras, e o que isso quer dizer? Noivo é quem se compromete com outra pessoa com a promessa de um casamento, e foi isso que Jesus fez com o seu povo.
O noivo promete buscar sua noiva, mas a hora não é marcada. A noiva precisa estar pronta, preparada. o propósito primário dessa parábola é acentuar a importância de estar preparado para a vinda do noivo. Essas dez virgens, portanto, representam a igreja à espera do retorno de seu Senhor.
A Noiva de Cristo, ou a Esposa do Cordeiro, é uma metáfora usada em referência a um grupo de versículos relacionados na Bíblia cristã, especificamente no Novo Testamento - nos Evangelhos, no Livro do Apocalipse, nas Epístolas, com versículos relacionados no Antigo Testamento.
Qual versículo bíblico fala se prepara o igreja para o noivo?
Apocalipse 19:7 Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Ele, porque chegou a hora das bodas do Cordeiro e sua noiva já está preparada”. Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Ele, porque chegou a hora das bodas do Cordeiro e sua noiva já está preparada”.
15 E da sua boca saía uma afiada espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
Apocalipse 21:2 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P)
Eu, João, vi a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo de Deus e vindo do céu. Era uma vista gloriosa, linda como uma noiva que vai se encontrar com o seu noivo.
Próximo ao final de Seu ministério mortal, Jesus Cristo ensinou a Seus discípulos a importância de estarem preparados para a Segunda Vinda contando a parábola das dez virgens. Esta lição vai ajudá-lo a compreender e sentir a importância de se preparar para encontrar o Senhor quando Ele vier novamente.
A esposa é a figura do povo, segundo imagens usadas pelos profetas, como vimos anteriormente. Jesus, consagrado como o Messias, leva para si a esposa e, por isso, é necessário reconhecê-lo como Esposo.
Assim, Cristo é denominado o Noivo que convida os seus para a festa de casamento (Mateus 9.15; Apocalipse 19.17), que aguarda as virgens que prepararam óleo para suas lâmpadas (Mateus 25.1) e que voltará para recepcionar a igreja, a Jerusalém celestial como “uma noiva adornada para o seu marido” (Apocalipse 21.2).
Jesus é a porta; somente por meio Dele o homem entra no céu! Jesus voltará e a igreja fiel já está preparada para este momento, aguardando o chamado do Senhor.
A letra faz uma referência direta à parábola das dez virgens, encontrada no Evangelho de Mateus 25:1-13, onde Jesus usa a metáfora do noivo para ilustrar a importância de estar preparado para a sua vinda.
35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário socorrer os enfermos, e lembrar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso próprio marido, como ao Senhor; 23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo, a cabeça da igreja; e ele é o salvador do corpo. 24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seu próprio marido.
Em resumo, o termo "noivo" na Bíblia é rico em significados culturais, escriturísticos e teológicos. Ele encapsula a relação alegre, íntima e sacrificial entre Cristo e Sua Igreja, chamando os crentes a uma vida de prontidão, amor e esperança.
14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
11 Porque está escrito: Vivo eu, diz o Senhor, que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. 12 De maneira que cada um de nós prestará conta de si mesmo a Deus. 13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; mas, antes julgai isto, não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
Ela é a materialização do caráter de Jesus. Esse caráter fala de um compromisso de fidelidade até à morte. Jesus foi o único Noivo que morreu e ressuscitou por causa dela e voltará para buscá-la, uma Noiva equilibrada, tratada. Ele exige que ela tenha o mesmo caráter dEle.