Onde está na Bíblia que Deus trabalha no silêncio?
Mesmo sem saber a razão do silêncio, o tempo quando Deus se cala é um tempo para usar a FÉ. A fé nos sustenta quando não ouvimos nada (Hebreus 11:1), pois cremos que o Senhor existe e continua trabalhando em nossas vidas, mesmo quando está calado.
Por mais difícil que possamos compreender 400 anos, a Bíblia nos diz que esta é a quantidade de tempo que o povo de Deus esperou para ouvir Sua voz. Você vê, no final do Antigo Testamento, Deus falou através do profeta Malaquias – e depois disso, nada. Deus fica calado. 400 anos de silêncio.
Os 400 anos do Período Interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silêncio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse tempo nenhum profeta se levantou em nome de Deus.
“Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão.” Provérbios 17:17 Passando para agradecer todo apoio, amizade, consideração e orações de cada um que está comigo. É muito importante ter amigos nessa caminhada e cada demonstração de amizade tem um valor imensurável pra mim.
“Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.” O silêncio muitas vezes é um lugar de tranquilidade, quando nosso coração e a nossa alma está inquieta. Entretanto, por vezes, nos vemos em meio ao silêncio, que desperta em nós a pressa diante de uma falta de resposta ou ação.
23 Porém esta coisa lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
contra nós. Ele está preparando algo melhor e maior para nossa vida. Quando Deus fica em silêncio, Ele continua sendo nosso Pai onipotente, amoroso e bom o tempo inteiro.
“Aprendi a ouvir no silêncio a voz de Deus, que fala no mais fundo de cada um de nós” (São João Paulo II). Talvez, o que mais nos amedronte no silêncio seja o fato de nos depararmos com os nossos próprios pensamentos.
O salmo aconselha a confiar em Deus plenamente, não importa que prova esteja enfrentando, pois não há ajuda humana substancial. É uma magnífica expressão da fé vitoriosa do salmista em Deus. Emprega-se linguagem nobre e elevada. O salmo é caracterizado pela repetição da palavra heb.
O silêncio é capaz de escavar um espaço interior de nós mesmos, para fazer habitar Deus, para que a sua Palavra permaneça em nós, para o amor por Ele se enraize na nossa mente e no nosso coração, e anime a nossa vida.
3 O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se arruína. 4 A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes prospera. 5 O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio se faz abominável, e se desonra.
Salmos 62:1-8 NVT. Em silêncio diante de Deus, minha alma espera, pois dele vem minha vitória. Somente ele é minha rocha e minha salvação, minha fortaleza onde jamais serei abalado.
Há um vácuo de tempo de Malaquias até Mateus. Dentro da teologia bíblica, esses anos são chamados de período intertestamentário, ou “400 anos de silêncio”, porque nessa fase não há nenhum escrito profético.
3 Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se estabelece; 4 E pelo conhecimento se encherão as câmaras de todo tipo de riquezas preciosas e deleitáveis. 5 O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força.
Mas você sabia que o silêncio pode ter também um efeito poderoso? É uma das lições que a Bíblia nos ensina: Provérbios 17.28: “Até o insensato passará por sábio se ficar quieto e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento.” Provérbios 21.23: “O que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma.”
A maneira como Deus se relaciona conosco pode variar em diferentes circunstâncias. Em alguns casos, o silêncio pode ser uma forma de testar nossa fé, fortalecer nosso caráter ou nos levar a buscar uma comunhão mais profunda com Ele.
A maior parte que Ele faz é que esse isolamento é para moldar o seu servo. Mas o que seria isso ? Seria para fazer essa pessoa mudar para alguém melhor ter mais caráter.
12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; 13 Compartilhai com os santos nas suas necessidades, procurai exercer a hospitalidade; 14 Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; 15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram.
31 De sorte que, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32 Portai-vos de modo que não sejais causa de tropeço nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
Você acolhe divorciados, homoafetivos, pobres, mulheres, o humano como ele é tal qual fazia um tal Jesus que andava com pecadoras e publicanos, curava em dia de sábado./