O que diz a Bíblia sobre a fogueira de São João?
Com a chegada do cristianismo, a celebração pagã sofreu uma única mudança, mas a essência continuou a mesma. A Bíblia conta que S. Zacarias, esposo de Santa Isabel, prima da Virgem Maria, ordenou acender uma fogueira para anunciar o nascimento de João, seu filho. A lenda do amor do Sol pela Terra perdia força...O que significa a fogueira de São João para os evangélicos?
Além de João Batista ser associado com a imagem do cordeiro —pelo fato de anunciar a vinda do Cordeiro de Deus, isto é, Jesus—, o santo tem ligação com a fogueira. "A fogueira é acesa no dia 23 para o dia 24 como o sinal da luz. João Batista é o homem que pregará a luz do homem.Qual a origem da festa junina segundo a Bíblia?
João Batista anunciou a chegada de Jesus Cristo e o batizou nas águas do Rio Jordão. Sua mãe, Santa Isabel, e Maria Mãe de Jesus seriam primas. A homenagem aos santos juninos começa com Santo Antônio, o santo casamenteiro, no dia 13 de junho.Onde fala sobre a fogueira na Bíblia?
Lucas 22:55-65 VFL. Eles acenderam uma fogueira no meio do pátio e se sentaram juntos ao redor dela. Pedro estava no meio deles. Uma das mulheres que trabalhava ali o viu sentado junto ao fogo e, olhando bem para ele, disse: — Este homem também estava com ele!Porque a fogueira de São João?
Qual o significado da fogueira na Bíblia evangélica?
A Igreja inspirou-se no costume do povo Bíblico de acender uma fogueira para anunciar o nascimento de uma criança, como teria sido a circunstância do nascimento de João Batista. É assim que nasce a fogueira de São João, da Suécia à Itália, da Espanha à Grécia, e em muitas regiões de quase todo o Continente Europeu.O que diz Mateus 26-39?
39 E indo um pouco mais para adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; porém, não seja como eu quero, mas como tu queres. 40 E voltou para os seus discípulos, e achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?Porque o crente não participa de festa junina?
Em tese, os evangélicos são contra festas juninas porque a cerimônia homenageia santos católicos (São João, Santo Antônio e São Pedro), que não são cultuados por famílias evangélicas. Alguns adaptam o festejo com outros nomes como "festa da colheita” e “festa da tradição” para atribuir outro significado.O que significa festa junina para Deus?
Dias quentes e ensolarados, depois dos meses frios do inverno, eram considerados uma bênção divina. Assim, os povos daquela época criavam rituais para garantir a boa vontade e a bondade das divindades responsáveis por esses fenômenos, bem como oravam pela boa colheita.O que a Bíblia ensina sobre a festa junina?
As festas juninas e suas comidas dedicadas ao santo, não glorificam o nome do Senhor. …” Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais (1 Cor. 10:28). A Bíblia ainda diz, em Provérbios 27:20: “O inferno e a perdição nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”.Qual o verdadeiro sentido da fogueira de São João?
As celebrações homenageavam deuses da natureza e da fertilidade. A época da festividade teria relação com o solstício de verão, que ocorre em junho no hemisfério norte. Já no Brasil, com a chegada do solstício de inverno, a fogueira aquece e simboliza a união das pessoas ao seu redor. Leia também: Viva São João!Porque a festa junina não é de Deus?
O background histórico das festas juninas são idólatras, no qual o objetivo final é venerar os chamados “santos católicos”. Bom, ao ler essa afirmação talvez você esteja dizendo consigo mesmo: “Ah, tudo bem, eu concordo, mas a festa junina que eu vou não é católica e sim evangélica, portanto, não rola idolatria”.Qual o motivo de se fazer fogueira de São João?
A tradicional fogueira de São João simboliza o anúncio do nascimento de João Batista, primo de Jesus Cristo e um dos principais santos da igreja católica.O que a Bíblia diz sobre festas mundanas?
Lucas 21:34-35 NTLH. E Jesus terminou, dizendo: — Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha.Porque a festa junina é idolatria?
A festa junina é uma festa que celebra a idolatria: idolatria, no grego significa: “adoração de ídolos”. Esta adoração pode se referir a tudo aquilo que porventura ocupe o lugar de Deus no coração do homem. Deus abomina qualquer tipo de idolatria (Sl. 115.4-7; 1 Co.Qual é o significado da fogueira na Bíblia?
A fogueira, por exemplo, está relacionada à amizade de Nossa Senhora com Santa Isabel. Conta-se que Santa Isabel era prima e muito amiga de Maria, Mãe de Jesus, e, por isso, costumava visita-la.Qual o verdadeiro significado da festa junina para os cristãos?
A cristianização da festa está diretamente relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo, exatamente na época da passagem para o verão, entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).Qual o significado da festa junina no mundo espiritual?
Ela é acesa como um ato de reverência ao sol e como um meio de honrar e celebrar sua energia vital. Acredita-se que pular sobre as chamas da fogueira ou circular ao seu redor traga proteção, purificação e renovação para aqueles que participam do ritual.Qual o verdadeiro significado da festa de São João para os evangélicos?
era primo de Cristo. e nasceu seis meses antes do Salvador, logo se no Natal, em dezembro, comemora, se o nascimento de Cristo seis meses antes, seria na metade do ano, em junho.O que significa festa junina para os crentes?
A realização da festa junina não é um consenso entre os fiéis de igrejas evangélicas. Além do catolicismo, a celebração da festa junina traz elementos de festa pagã, como os cultos solares — que aconteciam na Antiguidade nos dias de solstício de verão no hemisfério Norte — e sincretismos religiosos.O que está escrito em atos 21 e 14?
Atos 21:13-14 Nova Almeida Atualizada (NAA)Mas ele respondeu: — O que estão fazendo, ao chorar assim e partir o meu coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Como Paulo não se deixou persuadir, conformados, dissemos: — Seja feita a vontade do Senhor!