Além da irmã Inah, o Brasil também tem o homem mais velho do mundo. O cearense João Marinho Neto, de 112 anos, foi confirmado como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records.
Brasileiro de 112 anos se torna o homem mais velho do mundo | SBT Brasil (30/11/24)
Qual a brasileira mais velha do Brasil?
Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, recebeu o "título" neste sábado (4). A informação foi confirmada pelo instituto Longeviquest, banco de dados que concentra informações sobre longevidade pelo mundo. Nascida em São Francisco de Assis (RS), a idosa vive em Porto Alegre, na congregação das Irmãs Teresianas Brasil.
A pessoa viva mais velha do mundo é uma brasileira: Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, segundo a organização LongeviQuest, que se autointitula autoridade global em longevidade humana máxima e se baseia em base de dados de supercentenários.
Após a morte do britânico John Tinniswood, de 112 anos nesta segunda-feira, 25, o título do homem mais velho do mundo hoje pertence a um brasileiro: o cearense João Marinho Neto. Líder do ranking mundial da LongeviQuest, ele é o último homem nascido em 1912 ainda vivo e completou 112 anos no dia 5 de outubro.
Inah vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre e adora sua rotina — Em 1º de outubro de 2024, quando é celebrado o dia do idoso, levou com bom humor quando foi perguntada sobre a sua idade.
A pessoa mais longeva registrada foi Jeanne Calment, que faleceu aos 122 anos em 1997. Cientistas acreditam que, sob condições ideais, o corpo humano poderia alcançar até 150 anos, mas não há evidências de alguém vivo que tenha atingido essa idade.
O primeiro lugar entre os homens também é de um brasileiro: João Marinho Neto tem 112. O Brasil passou a liderar como o país com as pessoas mais velhas do planeta, segundo o site da LongeviQuest, entidade de monitoramento e mapeamento de supercentenários pelo mundo.
John Tinniswood é oficialmente o homem mais velho do mundo, segundo a lista do GRG e do "Guiness Book". Ele, que nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 26 de agosto de 1912 completou 112 anos recentemente. Segundo a BBC, ele mora em um lar para idosos na cidade de Southport, perto de sua cidade natal.
Qual a maior idade que uma pessoa já viveu no Brasil?
Inah Canabarro Lucas é a pessoa mais idosa do Brasil e da América Latina. São 115 anos de história, com registro de idade validado pelo Gerontology Research Group (GRG).
Atualmente, a lista do LongeviQuest contabiliza 14 supercentenários brasileiros, a maioria mulheres. No mesmo levantamento, quatro supercentenários não têm dados divulgados. No levantamento do LongeviQuest, são 246 pessoas com mais de 110 anos vivas no mundo.
Durante a maior parte do século passado, o povo de Clóvis foi considerado o mais antigo a ocupar as Américas. Hoje a barreira dos 13 mil anos já foi igualada ou ultrapassada por sítios arqueológicos do continente, tanto acima como abaixo do Equador.
Dados do Censo Demográfico de 2022 mostram que há no país 37.814 pessoas com 100 anos ou mais. Houve uma alta de 67% nessa faixa etária ante o último levantamento, realizado em 2010.
O gerontólogo Jay Olshansky está acostumado a reações negativas sobre suas opiniões sobre a longevidade humana. Décadas atrás, ele e seus coautores previram que as crianças, em média, viveriam apenas até os 85 anos — apenas 1% a 5% sobreviveriam até o 100º aniversário.
Após a morte do inglês de 112 anos John Tinniswood, divulgada na segunda-feira (25) pelo LongeviQuest, o brasileiro João Marinho Neto passou a ser o homem mais velho do mundo e o último vivo nascido em 1912.
Já o grupo etário de 90 anos ou mais passou de 261 mil, no ano de 2000, para 783 mil no ano de 2022 (crescimento acumu- lado de 199,7%), ou seja, triplicou no referido período. A faixa etária de 100 anos ou mais passou de 24 mil, no ano de 2010, para cerca de 38 mil no ano de 2022 (alta de 53,9%).