Jesus explicando a Lei é um segmento rigidamente estruturado ("Tendes ouvido que foi dito:"..."Mas eu vos digo:") do Sermão da Montanha, relatado em Mateus 5:17–48 e Lucas 6:29–42. Ele ocorre logo depois das Bem-aventuranças e das metáforas do Sal e Luz. Moisés e os Dez Mandamentos.
Qual ep de The Chosen Jesus fala "Eu sou a lei de Moisés"?
Tivemos um pico de 18 mil espectadores assistindo juntos aos Episódios 3 e 4 da Temporada 3 com dublagem em Português. Aqui estão algumas reações daquela icônica frase "Eu Sou a Lei de Moisés", uma das mais impactantes de toda temporada: #TheChosenBrasil.
Assim como os discípulos de Jesus, que se reuniram para ouvir o sermão no monte da Galileia, o povo que se reuniu no Templo de Abundância também vivia a lei de Moisés. Eles viviam essa lei porque ela direcionava a alma para Cristo (ver Jacó 4:5) e, naquele momento, Cristo estava diante deles, declarando uma lei maior.
Essa perspectiva mais ampla pode nos ajudar a nos tornarmos mais semelhantes a Ele e ao Pai Celestial. Em Mateus 5:17–20 , o Salvador ensinou que Ele veio para cumprir a lei de Moisés, não para destituir qualquer verdade eterna contida nela.
Quais leis de Moisés ainda devemos seguir? - Augustus Nicodemus #208
Onde Jesus fala da lei de Moisés?
Romanos 7. Em Romanos 7 Paulo ensina que a lei de Moisés se tornou desnecessária depois que Jesus Cristo cumpriu a lei de Moisés e nos trouxe o evangelho.
Jesus cumpriu a lei em seu nascimento, em seus ensinamentos e em sua morte e ressurreição. Tomemos cuidado para não desprezar o Antigo ! estamento, sob nenhum pretexto. A religião do Antigo Testamento é o embrião do cristianismo.
Qual a diferença entre a lei de Moisés e a lei de Jesus?
O documento contrasta as leis de Moisés e de Cristo, mostrando que a lei de Moisés era física e externa, enquanto a lei de Cristo é espiritual e interna.
Onde está escrito que Jesus não veio revogar a lei?
Mateus 5:17-41 ARA. Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.
Disse Jesus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Na verdade, João explicou que Jesus era o Verbo que agia como Deus em nome do Pai durante o período do Antigo Testamento (João 1:1-3, 14, ver também “A Identidade de Jesus: Quem Entregou a Lei?”). Isso significa que a lei que Deus deu por meio de Moisés foi dada por Aquele que se tornou Jesus Cristo!
Os 613 mandamentos ou 613 mitzvot (do hebraico:תרי"ג מצוות ou mitzvot sendo TaRYaG um acrônimo do valor numérico "613") é o conjunto de todos os mandamentos que, de acordo com o judaísmo, constam na Torá (os cinco livros de Moisés).
O que Jesus disse sobre a lei, os Profetas e os escritos?
16 E eles disseram-lhe: Nós temos a lei e os profetas; mas quanto a este homem não o receberemos para ser nosso governante; pois ele se faz juiz sobre nós. 17 Então disse-lhes Jesus: A lei e os profetas testificam de mim; sim, e todos os profetas que escreveram, mesmo até João, profetizaram a respeito destes dias.
Com respeito à lei de Deus, a lei é santa, é mandamento, é justa e boa, quem o diz, é o ap. Paulo na sua carta aos (Romanos 7:12). Jesus Cristo veio cumprir a lei e ele mesmo disse, que a lei não pode ser anulada, "até que o céu e a terra passem"...
No Evangelho de Mateus, por exemplo, há uma passagem sobre isso. No capítulo 23, Jesus critica aqueles que pagavam o dízimo religiosamente mas deixavam de lado a prática da justiça e da misericórdia. Essa atualização também deixou a questão dos tais 10% muito menos precisa e mais fluida.
O que Jesus quer dizer quando explica que não veio abolir a Lei e os Profetas? “A Lei e os Profetas é um modo hebreu de referir-se ao Antigo Testamento em sua integridade. Para Mateus, tanto a Lei como os Profetas apontavam para um tempo de plenitude.
Cristo havia revelado a Lei mais plenamente e resumiu os Dez Mandamentos, cujos quatro primeiros se concentram no relacionamento divino-humano, e os seis últimos focalizam os relacionamentos humanos. Ele disse que desses “dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mt 22:40).
A "lei de Cristo" pode ser referência aos Dez Mandamentos, obedecidos pelo poder de Cristo, mas pode ser também uma alusão a esse esforço para se fazer de tudo a fim de ganhar a todos, o que era inspirado no amor de Cristo, que Se fez humano para salvar a humanidade.
Onde na Bíblia está escrito que a lei foi abolida?
Em Mateus 5:17, Jesus afirma: "Não penseis que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim para abolir, mas para cumprir". Essa declaração tem sido interpretada como uma confirmação de que a Lei ainda tem um propósito, mas que é reinterpretada à luz da obra redentora de Cristo.
História. Segundo as escrituras hebraicas, a Lei foi dada por Deus através do Patriarca Moisés, tendo sido os Dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra pelo próprio dedo de Deus no monte Sinai, a tábua dos dez mandamentos.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
Onde está escrito na Bíblia que Jesus aboliu o Velho Testamento?
2Coríntios 3:14-17 ARC. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido. E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.