A melhor maneira de armazenar o óleo usado em frituras é em garrafas PET. Para facilitar a entrada do óleo na garrafa é recomendado utilizar um funil. Se necessário, peneire o líquido para evitar o excesso de detritos de fritura.
Basta guardar os resíduos em recipientes apropriados e levar a um posto de coleta mais próximo da sua casa. Um litro de óleo descartado de forma incorreta pode contaminar até 25 mil litros de água. A informação acima é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Os frascos de vidro ou plástico com tampa são ideais para armazenar o óleo usado. Eles são herméticos, o que evita vazamentos e contaminações, e também permitem que o óleo seja facilmente identificado e rotulado.
Depois de analisar o óleo usado por restaurantes do tipo self-service, ele concluiu que para manter a qualidade o produto deve ser trocado no máximo a cada seis dias. “Até o sexto dia de fritura no óleo, este óleo está em boas condições de fritura.
Quantas vezes posso usar o mesmo óleo para fritura?
Apesar da pesquisa estabelecer o número 20 como o ideal para o óleo, não é consenso a utilização do ingrediente tantas vezes. A maioria dos cozinheiros torceu o nariz para o levantamento. Para eles, o óleo e o azeite devem ser utilizados, no máximo, 5 vezes.
Para eliminar os efeitos do descarte incorreto, o óleo de cozinha deve ser armazenado em um recipiente com tampa, como uma garrafa PET ou uma embalagem de vidro, para somente depois ser destinado à coleta seletiva. Atualmente, o resíduo é reaproveitado na produção de sabão e de biodiesel.
Quanto tempo dura o óleo de cozinha depois de aberto?
🤔Recomendamos o tempo máximo de 6 meses, porém, quanto antes, melhor! 👉E não esqueça de fechar bem a garrafa, e quando ela estiver cheia, leve até um de nossos pontos de coleta! Para mais informações, acesse www.
Armazene o azeite de oliva em um lugar fresco e escuro, como em uma despensa ou em uma prateleira de cozinha. O azeite de oliva pode ser sensível à luz e ao calor, o que pode afetar o sabor e a qualidade, já que esses fatores aceleram o processo de oxidação do azeite.
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp, 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, portanto, é preciso fazer esse descarte da maneira correta. Depois de usar o óleo de cozinha na fritura, passe a armazená-lo em garrafas PET até juntar algumas garrafas.
Com o tempo, o óleo pode formar placas e grudar no encanamento. Isso pode causar entupimento e acúmulo de sujeira. O óleo causa danos ao meio ambiente. Como ele fica na superfície da água, parte da luz é bloqueada e a quantidade de gases que entra e sai da água é alterada.
Azeite – Não há necessidade alguma de armazenar óleo ou azeite na geladeira. O frio vai deixá-los com uma consistência espessa e pode alterar o sabor original deles.
É preciso evitar que as mesmas estejam expostas ao calor pois, uma vez usado, o óleo alcança temperaturas elevadas rapidamente, o que pode gerar processos químicos. Então, evite guardar as garrafas pet com óleo usado em locais que peguem sol ou próximo de fontes de calor como o forno ou as bocas do seu fogão.
Um pouquinho de traquejo na cozinha e pronto: coloque um destes três itens no óleo quente para saber se está no ponto certo. Se em volta do ingrediente (ou utensílio) ficar borbulhando, como demonstra o vídeo desta matéria, saiba que o óleo já está pronto para receber o alimento.
O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer. Em caso de frituras repetidas, cuidados especiais devem ser tomados para reduzir a produção de acroleína.
Como guardar o óleo de cozinha usado? Quem decidir reutilizar o óleo em um curto período deve dar preferência a deixar o ingrediente guardado em um recipiente escuro e longe da luz. Além disso, o ideal é filtrar a gordura para retirar qualquer resquício de fritura que tenha sobrado no líquido.
Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos. Por isso nunca jogue o óleo de cozinha em ralos, pias ou no solo. O correto é guardar o óleo usado em garrafas de refrigerante (PET) e fazer o descarte em locais próprios para a coleta.
✅Quando precisamos armazenar óleo de cozinha usado, devemos optar por garrafas PET e fechá-las bem, evitando que animais sejam atraídos pelo odor. ❌Se possível, não utilize potes ou garrafas de vidro! Eles podem quebrar e espalhar óleo, impossibilitando a coleta.
Sim poderá, pois a batata se adéqua ao tacho e pode estar submersa ao óleo. Posso fritar um pastel de 30 cm na mesma fritadeira? Não, pois o tamanho do tacho não permite a total imersão do pastel ao óleo.
Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. “Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano.”
Reutilizar o óleo para fazer frituras pode remover os antioxidantes naturais e benéficos presentes no ingrediente. Além disso, o óleo reutilizado pode conter componentes nocivos à saúde, como gordura trans, acrilamida, peróxidos e compostos polares.