O ideal é armazená-los na geladeira, em temperatura média de 10 °C, para retardar a deterioração. Ao contrário de alimentos não perecíveis, ovos não devem ser armazenados na porta da geladeira, onde as temperaturas podem flutuar mais. Mantenha-os na prateleira central, onde a temperatura é mais constante.
Nutricionista recomenda cuidado ao armazenar ovos para manter frescura. Temperatura estável é essencial para evitar contaminação por microrganismos. Geladeira conserva frescor por mais tempo, mas porta não é ideal. Local central do refrigerador é recomendado para preservar propriedades.
O ideal é que eles sejam guardados em recipientes fechados e fiquem nas prateleiras da parte interna da geladeira, evitando contato com qualquer outro alimento que possa contaminar a casca, como carnes e outros produtos crus.
Independente do preparo do alimento ou objetivo, a especialista ainda adverte sobre a menor durabilidade do ovo fora do ambiente refrigerado: — Fora da geladeira, os ovos frescos duram apenas de uma a duas semanas, dependendo da temperatura e umidade do ambiente.
Especialistas esclarecem a dúvida! Para não restar dúvidas, o TudoGostoso veio te contar o lugar certo para guardar os ovos e por que. Sem mais delongas, a resposta é que o ovo deve ser guardado na geladeira, sim. Nada de chegar do mercado e deixá-lo em cima da pia, do armário, dentro de porta-ovos ou coisas do tipo.
Em condições saudáveis de reprodução e postura o conteúdo dos ovos geralmente é isento de microrganismos. Entretanto, o interior e a casca dos ovos podem ser contaminados por diferentes sorovares de Salmonella spp.
O ideal é armazená-los na geladeira, em temperatura média de 10 °C, para retardar a deterioração. Ao contrário de alimentos não perecíveis, ovos não devem ser armazenados na porta da geladeira, onde as temperaturas podem flutuar mais.
Porque os ovos ficam fora da geladeira no mercado?
Apesar de no mercado sempre encontrarmos os ovos fora de refrigeração, o correto é armazena-los dentro da geladeira, numa temperatura máxima de 10°C. Expondo os ovos a altas temperaturas, aumentamos a probabilidade de contaminação de uma salmonelose.
Nesse sentido, é preciso saber que os ovos guardados na geladeira permanecem aptos para consumo entre 3 e 5 semanas a partir da data da compra, desde que mantidos a uma temperatura constante de aproximadamente 4 °C.
Como conservar o ovo fora da geladeira por mais tempo
Para fazer com que o ovo dure mais tempo fora da geladeira, é preciso criar uma barreira entre o ovo e o ambiente externo. De acordo com Júlio, tudo o que você vai precisar é de cal hidratada, um recipiente escuro com tampa e azeite de oliva.
Para quem quer garantir boas receitas, portanto, o melhor é sempre guardar os ovos na geladeira, assim sempre terá opções mais “frescas” para utilizar no preparo de bolos, tortas ou até mesmo em um simples omelete.
Produtos fabricados até dia 4 de março poderão ser comercializados normalmente, mesmo que não tenham a indicação de validade. Em geral, um ovo branco, armazenado em geladeira, pode durar até 25 dias após a postura.
Lavar ou não? Segundo o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC/Food Research Center) da Universidade de São Paulo (USP), a resposta é não. Afinal, os ovos já vêm com uma película natural, chamada de “cutícula”, que protege o interior do produto contra a invasão de micro-organismos.
O resfriamento impede que ele amadureça direito diminuindo a suculência características dos tomates vermelhinhos. Sem contar que maduro, seu gosto adocicado se intensifica, assim como a presença de compostos como o licopeno (antioxidante natural). Só dever ir para a geladeira quando estiverem bem maduros.
De acordo com os nutricionistas, o consumo de até três ovos por dia é considerado normal. Em alguns casos, essa quantidade pode ser elevada, chegando a algo entre cinco e sete ovos por dia, mas sempre com orientação médica e de forma alinhada à necessidade de cada metabolismo.
Se, apesar de não recomendado, for utilizado o ovo cru, o cuidado para evitar a contaminação deve ser redobrado, e o tempo de consumo bastante reduzido: manter em constante refrigeração, por até o máximo de 24 horas.
Mantenha os ovos na embalagem original na geladeira, pois ela protege contra danos e contaminação. Antes de usar, verifique a frescura dos ovos com o teste da flutuação: se afundarem e ficarem horizontais em um copo d'água, estão frescos; se flutuarem ou ficarem na vertical, descarte-os.
Mas lembre-se: em temperaturas mais altas ou à temperatura ambiente, os ovos ficam vulneráveis à contaminação por bactérias. Se ficarem fora da geladeira por mais de 2 horas, descarte-os. 😉
Embora os ovos crus nunca devam ser congelados com a casca, congelar ovos mexidos é uma forma segura e eficaz de reduzir o desperdício de alimentos. Além disso, congelar claras e gemas separadamente é uma solução conveniente para fazer receitas que pedem apenas uma delas, sem desperdiçar a outra.
“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo.