Tarso (em turco: Tarsus; em grego: Ταρσός, transl.: Tarsós) é uma cidade da Turquia, localizada na região histórica da Cilícia (na atual província de Mersin), na foz do Rio Tarso (Berdan Çayı), que desagua no mar Mediterrâneo.
Localizada na região da Cilícia, no sudeste da Ásia Menor, Tarso era uma cidade universitária próxima da costa nordeste do Mar Mediterrâneo. Este centro de cultura grega, que ocasionalmente superava até mesmo as escolas de Atenas e Alexandria, foi o berço de Paulo, que nasceu cidadão romano e judeu da dispersão.
A principal cidade da Cilícia, Ásia Menor, a terra natal e primitiva residência de Paulo (At 9.11, 30 – 11.25 – 21.39 – 22.3). Era afamada pelo fato de ser um centro de educação sob o governo dos primeiros imperadores romanos, rivalizando a sua Universidade com as de Atenas e Alexandria.
Tarso (em turco: Tarsus; em grego: Ταρσός, transl.: Tarsós) é uma cidade da Turquia, localizada na região histórica da Cilícia (na atual província de Mersin), na foz do Rio Tarso (Berdan Çayı), que desagua no mar Mediterrâneo. O censo de 2000 registrou uma população de 216 382 habitantes.
O tarso é a porção proximal do pé, conhecido como retropé. Essa porção do pé se articula com os ossos da perna (tíbia e fíbula) e é formado por 7 ossos: tálus, calcâneo, cuboide, navicular e três cuneiformes (medial, intermédio, lateral), sendo que apenas o osso tálus articula-se com os ossos da perna.
A região foi o palco de muitos eventos importantes da história bíblica, incluindo o ministério do apóstolo Paulo e o reinado do Império Otomano. Na Bíblia, a Turquia é conhecida como Ponto ou Galácia. Paulo, o apóstolo, visitou a região durante suas viagens missionárias.
Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque.
No contexto do livro de Jonas, é afirmado que Deus determinou que Jonas viajasse para pregar em Nínive. Jonas desobedeceu a Deus, e não ficou por isso mesmo. Ao invés de fazer o que Deus mandou, Jonas foi para Társis.
Cilícia (em armênio: Կիլիկիա; em grego: Κιλικία; em persa: klkyʾy; em parta: kylkyʾ; em turco: Kilikya) foi uma antiga região na costa sul da Ásia Menor, localizada imediatamente ao sul do platô central da Anatólia no território da moderna Turquia.
Era também cidadão romano, o que lhe conferia uma situação legal privilegiada. A questão de sua cidadania romana gera certa curiosidade. Paulo afirma em Atos 22, 28 ser romano "de nascimento". Tal declaração parece indicar que o apóstolo herdou essa posição de seu pai.
Cubóide: O cubóide está localizado lateralmente ao pé e contribui para a estabilidade lateral do tornozelo. Ele também faz parte das articulações envolvidas na flexão plantar e dorsiflexão. Cuneiformes: Os três cuneiformes – medial, intermédio e lateral – são ossos pequenos localizados entre o metatarso e o navicular.
O tarso é composto por sete ossos que formam o aspecto posterior do pé: calcâneo, tálus, navicular, cuboide e três cuneiformes (medial, intermédio e lateral). Os ossos tarsais compõem duas regiões do pé, conhecidas como retropé e mediopé.
Nazaré, Ein Karen e Belém são três locais da Galileia que estão ligados à vida de Jesus Cristo. Conheça os lugares e os testemunhos da veneração cristã que hoje ali existem. Os pais de Jesus Cristo vivam em Nazaré e foi também naquela cidade que ele foi criado.
Ir a Nínive significava se deslocar oitocentos quilômetros para o nordeste através do deserto. Társis ficava a mais de três mil quilômetros para o oeste, numa direção totalmente oposta.
Até então, ela era a capital do Império Romano do Oriente, tendo sido fundada pelos romanos com o nome de Bizâncio. Com território que se estende da Europa à Ásia, a localização estrategicamente importante da Turquia deu-lhe uma grande influência na região - e controle sobre a entrada do Mar Negro.
Éfeso está localizada na região turca do mar Egeu. Nos tempos antigos, era uma cidade portuária. Foi um importante centro religioso, cultural e comercial. Suas ruínas, que se estendem ao longo de uma grande área, estão muito bem conservadas e são uma importante atração turística da Turquia.
O sítio arqueológico de Filipos está localizado na Macedônia Oriental, entre as cidades modernas de Kavala e Drama, no extremo sudeste da planície de Drama.