Onde está localizado o sensor do marcador de combustível?
No coração do sistema está o sensor de nível de combustível, geralmente localizado dentro do tanque de combustível. Este sensor é composto por um flutuador, que se move de acordo com o nível de combustível, e um potenciômetro, que altera sua resistência elétrica conforme o flutuador sobe ou desce.
Quanto custa para arrumar o marcador de combustível?
O profissional vai precisar avaliar. Caso seja realmente o sensor, ele deverá abrir o compartimento da bomba para acessar a peça com defeito, reparar ou fazer a troca. Esse item pode variar muito de preço, a faixa vai de R$ 150,00 até R$ 600,00, dependendo do veículo.
Como saber se a bóia do tanque de combustível está com defeito?
A boia é a responsável por manter o sensor que mede o nível do combustível boiando. Se ela estiver com algum problema pode afundar, assim o nível do marcador de combustível estará sempre baixo no painel do carro. Este é o defeito mais comum se tratando de problemas no medidor de combustível.
Ela flutua na superfície do líquido e tá diretamente ligada ao painel, informando o nível de combustível do tanque pro marcador, que mostra ao motorista, pelo ponteiro, quando é a hora de abastecer. Demais! Existem dois tipos de boias de combustível disponíveis no mercado: a de braço e a tubular.
O sensor de nível de combustível, também conhecido como boia de combustível, não tem uma quilometragem específica para ser substituído. Contudo, é uma peça que sofre desgaste ao longo do tempo e precisa ser trocada quando apresenta defeitos.
Uma das principais causas do não funcionamento do marcador de combustível está ligada à boia. Feita de plástico, ela pode sofrer a ação corrosiva de combustíveis, como gasolina e etanol, interferindo na medição do sensor de nível.
O sensor fica localizado dentro da própria bomba, ou seja, dentro do tanque e para resolver o problema é necessário que se troque toda a peça. Entretanto, é possível tentar uma solução diferente e mais econômica, verificando como está o fusível responsável pelo marcador de combustível.
Qual é a função do sensor de tanque de combustível?
O sensor de nível de combustível tem a função de medir a quantidade de combustível presente no tanque e informar a UCE (Unidade de Comando Eletrônico) que, por sua vez, controla a posição do marcador de nível no painel de instrumentos do veículo.
Por conta do tempo ou da utilização constante de gasolina, etanol ou diesel de baixa qualidade, o componente pode estragar e afundar, repassando para o sensor uma informação errada sobre a quantidade correta de combustível.
O que significa quando a luz de reserva do tanque está acesa com o tanque cheio?
A luz do combustível, representada por uma bomba de posto de gasolina, acende no painel quando o nível está na reserva. Mas e quando ela acende com o tanque cheio? Pode ser o sistema de partida a frio.
Como posso resolver o problema do marcador de combustível?
Caso ele esteja conectado, o problema pode ser na fiação interna. Por isso, com um multímetro no modo Ohms (Ω) é possível saber se o fio está com defeito, verificando se o nível máximo continua ou se está baixo, pois ambos refletem uma quantidade maior ou menor de combustível no tanque.
Também chamado de sonda lambda, o sensor de oxigênio atua monitorando a mistura de combustível no carro. Seu mau funcionamento pode elevar o gasto com o veículo. Em um automóvel, a combustão gerada pelo motor só funciona com oxigênio e combustível.
O bico da bomba sabe que o tanque está cheio graças a um pequeno tubo que corre dentro do cano de combustível. Cada bomba tem um marcador eletrônico ligado a um motor blindado. Quando a frentista aperta o gatilho, o motor é acionado e liga a bomba de sucção que mede o quanto de combustível foi medido no sensor.
Quando o marcador de combustível marca sempre cheio, indica falta de aterramento na boia do tanque ou a própria boia com defeito. O aterramento da boia vai perto da alavanca de câmbio.
Primeiro, o desgaste natural do componente pode levar a falhas no seu funcionamento, resultando em problemas no abastecimento de água. Além disso, a presença de impurezas na água ou o acúmulo de sujeira na boia podem afetar negativamente o seu desempenho.
Defeitos nos resistores, sensores ou na boia podem gerar marcações imprecisas e/ou oscilações nos marcadores de painel, provocando insegurança ao condutor ou a sensação de ter mais combustível no tanque do que a quantidade real, podendo causar a pane seca.
O que devo fazer se meu carro não reconhecer o combustível?
Você pode ainda localizar o corpo de borboleta sob o capô, desplugar o conector, dar partida no carro e plugá-lo novamente. Isso serve para “resetar” o sistema e fazer com que a injeção eletrônica reconheça o novo combustível. Se nada funcionar, é necessário chamar um mecânico munido de um equipamento chamado scanner.