O Protetor Solar não é considerado Equipamento de Proteção Individual por um motivo muito simples: não possui CA. O Certificado de Aprovação não se aplica por não constar no anexo I da NR 06.
Protetor facial composto de um suporte de material plástico rígido, que cobre a parte frontal do crânio do usuário e se estende até a lateral da cabeça.
Onde encontrar o número do CA? O número CA deve ser encontrado em todos os EPIs para que o trabalhador tenha segurança e a garantia da eficácia do equipamento de proteção.
O PROTETOR SOLAR FPS 30 CORPORAL NUTRIEX PROFISSIONAL oferece alta proteção à pele contra os efeitos nocivos da radiação solar, prevenindo as queimaduras solares. Com toque seco e fácil espalhabilidade, não deixa a pele esbranquiçada e possui aplicação rápida e prática.
Para obter o CA, o fabricante do EPI deve submeter o produto a testes e avaliações realizados por órgãos de certificação creditados pelo Ministério do Trabalho.
O Certificado de Aprovação (CA) é um certificado de garantia dado pelo Ministério do Trabalho e Emprego garantindo a qualidade do EPI em questão, comprovando que este equipamento foi devidamente testado e está apto para comércio e uso.
Uma vez vencido o prazo de validade do Certificado de Aprovação (CA) dos equipamentos, não há necessidade de descartar todas as unidades adquiridas. Você pode, inclusive, distribui-los para o uso laboral de seus trabalhadores sem nenhuma objeção.
O número do CA deve ser registrado no próprio EPI, no formato C.A.00000. Verifique se o número do certificado de aprovação se encontra impresso no interior, lateral ou verso do equipamento, ou ainda na etiqueta ou embalagem.
Geralmente, um FPS 30 é adequado para uso diário, mas se você estiver sob forte exposição ao sol, pode optar por um FPS mais alto, como FPS 50 ou FPS 60. Proteção de amplo espectro: Certifique-se de que o protetor solar ofereça proteção de amplo espectro, o que significa que ele protege contra os raios UVA e UVB .
Por não ser considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI), o protetor solar não necessita do Certificado de Aprovação (CA) fornecido pelo Ministério do Trabalho. A indicação para produtos que não necessitem de CA é atentar para o registro no Ministério da Saúde.
Como saber se o protetor solar é físico ou químico? A melhor maneira de identificar se um protetor solar é físico ou químico é verificando a embalagem e as especificações do rótulo. Geralmente, a descrição dos protetores físicos indicam a presença de minerais em sua fórmula, como óxido de zinco e o dióxido de titânio.
Esta consulta pode ser realizada pela internet, através do site do Ministério do Trabalho ou pelo portal Consulta CA, um dos mais conhecidos e confiáveis para esta finalidade.
A sigla CA significa Certificado de Aprovação. É um documento emitido pelo Ministério do Trabalho, estabelecendo o prazo de validade para comercializar um determinado Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto.
acesse o site da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho; escolha a opção “EPI – Equipamentos de proteção individual”; clique em “Certificado de Aprovação – Consulta Certificado de aprovação (CA)”; preencha os dados pedidos.
O que é? Para que um produto seja posto a venda ou utilizado como Equipamento de Proteção de Individual (EPI), além de estar relacionado no Anexo I da Norma Regulamentadora nº 6 (NR 6), deve possuir Certificado de Aprovação - CA expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.
Validade: 05/05/2025 Nº. do Processo: 14022.159622/2022-13 Produto: Nacional Equipamento: CAPACETE CLASSE B Descrição: Capacete de segurança para uso na indústria, tipo II, classe B, aba frontal. Acessórios: Slot (Abertura para acoplamento do protetor facial e auditivo) e regulagem por dentes.