Os animais têm alma? Para onde eles vão quando morrem? Os textos bíblicos, no máximo, dizem que os animais são criação de Deus. Porém, o conceito de alma tal qual o Novo Testamento apresenta (realidade imaterial na qual está a consciência humana) não pode ser aplicado aos animais.
Eclesiastes 3:19-20 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Pois tanto pessoas como animais têm o mesmo destino: ambos respiram e ambos morrem. As pessoas não têm vantagem alguma sobre os animais.
Embora os animais não possuam almas ou espíritos da mesma maneira que os humanos, eles fazem parte da boa criação de Deus e estão incluídos em Seus propósitos redentores. O mandato bíblico para os humanos cuidarem dos animais reflete o amor e a preocupação de Deus por todas as Suas criaturas.
Quando um cachorro, gato ou qualquer animal não-humano morre, ele não vai para um céu próprio de sua espécie. "Ele não fica em um céu de cachorro, de gato ou de aves, por exemplo. Na verdade, durante o tempo que está no outro plano, vai para sua família espiritual, onde aprende e se diverte", conta o veterinário.
Os ANIMAIS têm alma ou espírito assim como nós seres humanos? O que a Bíblia diz?
O que Jesus fala sobre os animais?
Quando via algum dos meninos da cidade atirando pedras em pássaros, ou amarrando objetos pesados nos rabos dos cachorros, ou até mesmo matando cobras pelo simples prazer de matar, Jesus corria para impedi-los. “Os animais são como irmãos menores, que precisam de nossa proteção”, dizia.
No espiritismo, os animais são considerados seres sencientes, isto é, percebem pelos sentidos e dotados de alma, assim como os humanos. Segundo a doutrina espírita, a alma animal, embora de natureza distinta da humana, possui a capacidade de sentir, aprender e evoluir espiritualmente.
Tudo na Terra, incluindo os animais, é dado por Deus para que os humanos usem adequadamente. Mesmo no caso dos humanos, Deus não prometeu a ninguém que não haveria sofrimento se eles não pecassem. Por outro lado, Jesus disse que aqueles que sofrem e perseveram até o fim serão salvos.
Sim, os animais têm espírito (ver D&C 77:2–3). Claro que há uma grande diferença entre o espírito dos animais e o nosso — somos filhos e filhas gerados pelo Pai Celestial e eles, não.
19 Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e o mesmo sucede a ambos: como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais, porque tudo é vaidade.
21 Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce para a terra? 22 Por isso concluí que não há nada melhor para o homem do que desfrutar do seu trabalho, porque esta é a sua recompensa.
Enquanto "alma", o espírito aproveita a vida encarnada para evoluir; ao retornar ao plano espiritual, ele leva consigo os frutos dessa experiência, prontos para novos aprendizados e reencarnações. Cada etapa, cada aprendizado e cada desafio nos tornam espíritos mais fortes e conscientes.
Onde está escrito na Bíblia que Deus ama os animais?
Nas escrituras, podemos ver exemplos de como Deus ama e cuida de Seus animais (Salmos 104; Jonas 4:11; Jó 39), como Ele os sustenta (Salmos 104; Mateus 6:26; Jó 38:39-41) e como somos chamados a olhar para os animais em busca de orientação (Provérbios 30:18; 30:24-31).
18 E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e para dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e para destruir os que destroem a terra.
O que vai acontecer com os animais quando Jesus voltar?
"Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento..." (Êxodo 23:12). Mesmo os animais devem ter o direito ao repouso sabático! (Conferir Êxodo 20:8-11).
Para onde o espírito dos animais vai após a morte?
Os espíritos dos animais no mundo espiritual ficam sob os cuidados dos espíritos dos humanos. Depois da morte do animal, seu princípio inteligente é utilizado para animar novos seres. Os cães são auxiliares preciosos nas regiões escuras do Umbral, que é uma região de sombras entre a dimensão material e a espiritual.
▶️ Chamar o pet de meu filho, não se caracteriza um pecado mortal. Porém, vem a ser um pecado, valorizar mais o animal, que o próprio ser humano ou, “indigno gastar com eles somas que deveriam, prioritariamente, aliviar a miséria dos homens”. Aqui cabe a prudência no cuidar e no amar.
e prolongue os teus dias? Quem tem animais de estimação deve amá los, sustentá los, suprir as necessidades. A Bíblia diz em Salmos cento e quarenta e sete, verso nove, dá alimento aos teus animais. Mas veja a promessa de Deus para aquele.
e com toda alma vivente, que convosco está, de aves, de reses, e de todo animal da terra convosco; desde todos que saíram da arca, até todo animal da terra.
Cássio Cañete, responsável pelo grupo jovem da Fraternidade Espírita Discípulos de Jesus, explica que, diferentemente dos humanos, animais possuem percepções mediúnicas restritas. Apesar de não conseguirem se comunicar diretamente com as almas, são capazes de sentir sua presença, vê-las e ouvi-las.