TOBIAS 6:5 BPT09DCTobias abriu o peixe e separou o coração, o fígado e o fel. Depois assou uma parte do peixe e comeu; salgou o resto e guardou-o para a viagem.
A história de Tobias está contada no “Livro de Tobias” do Antigo Testamento, deuterocanônico. Esse termo refere-se aos sete livros presentes na Septuaginta (antiga tradução em grego do Antigo Testamento).
O livro de Tobias é um dos livros deuterocanônicos Apócrifo do Antigo Testamento da Bíblia católica e possui 14 capítulos e 297 versículos. Vem depois do livro de Neemias e antes do livro de Judite. Consiste numa narração antiga de origem judaica.
Tobias era inimigo do povo de Deus, mas estava aparentado com Eliasibe, o sacerdote. Este, mesmo sabendo das más intenções daquele, abrigou Tobias dentro da casa de Deus, dando-lhe favores especiais. O inimigo havia se infiltrado e pousado de parceiro da obra quando não passava de um opositor da obra.
Tobias, personagem bíblica, é filho de Tobite (do hebraico Tôbiyyâh, que significa "Deus é bom"), personagem principal do livro Tobias, um dos livros históricos do Antigo Testamento. Tobias surge com o papel de curar o pai da cegueira e salvar Sara, expulsando o demónio e casando com ela.
Por que o livro de Tobias não está na Bíblia evangélica?
Os protestantes rejeitam livros do Antigo Testamento por considerarem apócrifos, ou seja, de autoria duvidosa. São eles: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico e Baruc. Essa diferença se dá apenas no Antigo Testamento, sendo que há consenso no Novo Testamento.
O livro conta a história de duas famílias judaicas aparentadas deportadas em Nínive, na Mesopotâmia e em Ecbátana, na Pérsia. Tobit, chefe da família de Nínive, fica cego e envia seu filho Tobias para buscar certa importância em dinheiro, guardada na casa de um amigo em uma cidade distante.
Mas, depois de certo tempo, pedi licença ao rei e voltei para Jerusalém. Então soube do mal que Eliasibe havia feito para beneficiar Tobias, cedendo-lhe uma sala nos pátios da Casa de Deus. Isso me deixou tão irritado, que atirei todos os móveis de Tobias para fora da sala.
Tobias 2, 9-14 – Tobit era um homem justo e tinha o coração voltado para servir a Deus em favor do próximo. No entanto, experimentou a cegueira por causa de um dejeto de passarinho que lhe caiu nos olhos ficando incapaz de prover a sua casa.
Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, ficaram muito irritados quando viram que havia gente interessada no bem dos israelitas. Quando, porém, Sambalate, o horonita, Tobias, o oficial amonita, e Gesém, o árabe, souberam disso, zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram: "O que vocês estão fazendo?
Tobias é um nome masculino de origem hebraica. Ele deriva do nome “Tovi Yah", que significa "Deus é bom". É formado pela combinação das palavras "tov", que significa "bom", e "Yah", uma forma abreviada de “Yahweh", o nome sagrado de Deus.
No livro de Tobias, vê-se a importância da obediência de um filho em relação aos conselhos de um pai, pois a resposta do filho ao pai colabora na realização dos desígnios e da Providência de Deus, como se vê na vida de Tobias.
Tobias vai cuidar inclusive da cura do seu velho pai, estava cego, Tobias tomou então fel do peixe e pôs nos olhos de seu pai depois de ter esperado cerca de meia hora, começou a sair dos olhos uma permuta branca, como a membrana de um ovo, Tobias tomou e arrancou dos olhos de seu pai, o qual recobrou instantaneamente ...
Este livro é uma síntese de uma obra em cinco volumes, escrita por Jasão de Cirene, de quem nada se sabe, nem da sua obra. A intenção de Jasão era encorajar os judeus a resistirem contra a imposição do helenismo.
1Este livro conta a história de Tobite, que era filho de Tobiel, que era filho de Ananiel, que era filho de Aduel, que era filho de Gabael, que era filho de Rafael, que era filho de Raguel, que era descendente de Asiel, da tribo de Neftali.
Apesar de muitos elementos históricos e geográficos sobre a época, alguns imprecisos, Tobias não é um livro histórico, mas é uma novela criada para deixar uma mensagem aos destinatários. De autor desconhecido, a novela se desenvolve em clima familiar e é entremeada de orações e exortações.
Tobit, pai de Tobias, era um homem bom. Naquela época, o povo de Deus foi levado como escravo para uma nação estrangeira. Tobit sofria muito! Ele era homem justo, dedicava-se a socorrer e animar seus irmãos quando perseguidos.
A aliança entre Eliasibe e Tobias envolveu um relacionamento estabelecido por meio de casamento. Mesmo que os registros da ligação matrimonial não tenham sido preservados, sabe-se que Tobias tinha um nome judaico (que significava “o Senhor é bom”) e, portanto, provavelmente tinha origem judaica.
(Ver Êxodo 21:14; I Reis 1:50–51; 2:28; II Reis 11:15.) Neemias reconheceu o estratagema para prejudicá-lo e escolheu confiar na proteção do Senhor. Outra razão pela qual Neemias não entrou no templo foi porque não era sacerdote.
Quem destruiu os muros de Jerusalém que Neemias reconstruiu?
Porém, Joaquim (598-597) e Sedecias (597-586), últimos reis de Judá, quiseram vingar-se e organizaram uma coligação contra a Babilónia, aliando-se ao Egito. Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.
Tobias ficou cego. Ana, sua mulher, trabalhava fiando e tecendo. Tobias, desolado, ora a Deus, rogando pela morte. Ao mesmo tempo, em Ecbatana, Sara, filha de Ramuel, orava também a Deus por ter sido casada sete vezes e, nas sete vezes, quando o marido se aproximava, era morto pelo demônio Asmodeu.
Quando Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o resto dos nossos inimigos ouviram que eu tinha reconstruído a muralha e que nela já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo eu ainda não tivesse colocado os portões no seu lugar, Sambalate e Gesém mandaram dizer a mim: “Venha, vamos nos encontrar numa das aldeias ...
Sinopse. O livro de Tobias é um dos livros deuterocanônicos Apócrifo do Antigo Testamento da Bíblia católica e possui 14 capítulos e 297 versículos. Vem depois do livro de Neemias e antes do livro de Judite. Consiste numa narração antiga de origem judaica.