No AT a mesa aparece pela primeira vez em Êxodo 25:30 - “Coloque sobre a mesa os pães da Presença, para que estejam sempre diante de mim”. Era a mesa que ficava no lugar santo do Tabernáculo, a mesa da proposição, onde 12 pães eram colocados, representando as doze tribos de Israel.
Deuteronômio 6.4-8 é um texto muito conhecido. Embora a palavra “mesa” não apareça no texto, podemos concluir que o momento que a família se sentava à mesa era de sua importância para os pais instruírem seus filhos a respeito de Deus e de Sua vontade.
Quando chegou a hora, Jesus sentou-se à mesa com os apóstolos e lhes disse: — Como tenho desejado comer este jantar da Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento! Pois eu digo a vocês que nunca comerei este jantar até que eu coma o verdadeiro jantar que haverá no Reino de Deus.
O significado da mesa na Bíblia está relacionado à comunhão, à partilha e à união entre as pessoas. A mesa é um lugar de encontro, onde se compartilham refeições e se fortalecem os laços familiares e comunitários. Na Bíblia, a mesa também é associada à presença de Deus e à celebração da vida.
Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: “Dê esse lugar para este aqui.” Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar.
A Bíblia representa a mesa como o lugar escolhido por Deus para que nós nos aproximemos dele. Preparar uma mesa com dedicação e servir uma refeição para nossa família é um ato de receber Jesus em nossa presença.
Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas.
A espiritualidade da mesa não pode ser apreendida e mercantilizada por ninguém, pois ela é puro dom da refeição – onde dois ou mais estiverem reunidos por causa do alimento-mesa-ser humano, um novo mundo poderá ser descortinado, revelado.
A mesa é aqui projetada como espaço de amor e perdão, e também de cura. . Poucos dias antes da sua crucificação, Jesus encontrou-se à mesa em casa de um certo Simão, cujo cognome “Leproso” não era de todo atrativo (Mateus 26:6).
A mesa deve ser um “lugar sagrado” para a família, pois é um momento de encontro, de diálogo, de comunhão, de compartilhar sobre a vida, sobre os momentos marcantes para cada membro da família.
Aquela mesa apontava para a mesa da Ceia, que celebra a nossa intimidade com Jesus, porquanto Ele é o pão que foi partido por nós. A igreja primitiva se reunia regularmente para as “refeições ágape” (Atos 2:42, 46). Durante essas refeições eles celebravam a Ceia do Senhor.
Em última análise, 'Um Lugar À Mesa' é um convite para uma relação mais profunda e íntima com Deus, onde Sua presença transforma e enriquece todos os aspectos da vida.
Quando Deus prepara a mesa, você não precisa implorar por um assento. Ele coloca quem deve estar, remove quem não pertence e serve exatamente o que você precisa. Confie no preparo d'Ele, porque o banquete é sempre perfeito!
NOS ENCONTROS À MESA COM JESUS APRENDEMOS A SERVIR OS NECESSITADOS (Lucas 14.12-14). Nessa passagem, Jesus ensina sobre a importância de convidar os necessitados para a nossa mesa, aqueles que não podem nos retribuir.
A mesa está posta, os lugares estão dispostos e tudo está preparado; come-se e bebe-se. De pé, ó príncipes e líderes! Untai vossos escudos! Eles põem a mesa, estendem os tapetes, comem, bebem.
Porque Davi disse "Preparas uma mesa perante mim na presença"?
Davi disse preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos nos tempos de guerra após uma vitória era costume que os reis e seus exércitos celebrassem com um banquete grandioso, essa mesa de vitória era uma prova de que a batalha havia sido vencida e os inimigos derrotados, mas foi além dessa prática comum, ...
A mesa simboliza comunhão, união e cuidado, sendo um espaço sagrado na Bíblia. Em Lucas 22:19, Jesus nos convida a “fazer isso em memória de mim”, destacando a importância da comunhão à mesa como um ato de aliança e reconciliação.
A bíblia diz que Deus tem uma mesa para os seus filhos, nesta mesa estão todas as coisas que precisamos para uma vida de vitória, Deus tem prazer em nos oferecer do que Ele tem de melhor para suprir todas as nossas necessidades.
Mesa é uma peça de mobiliário feita a partir de diversos materiais (madeira, plástico, pedra, vidro, etc.) que se constitui de um tampo repousado sob suportes ou pés. A mesa pode ter diversos usos, sendo alguns deles: comer, apoiar, escrever, trabalhar, entre outros.
Quem senta na mesa com alguém está dando sinal de associação, pacto, concordância, acordo. Por isso, o apóstolo Paulo nos alerta a não nos associarmos com pessoas falsas (I Coríntios 5:11). A palavra “associar-se” está relacionada a comer, ou sentar à mesa.
Refeições para Jesus eram oportunidades naturais para conectar corações, aquecer almas e oferecer a Esperança. Ele se unia à “mesa” com a consciência da preciosidade do outro, da comunhão que o Pai quer ter e da presença do Espírito Santo. Mesa é um lugar de consciência: de quem somos, do próximo e da Trindade.
30 Coloque sobre a mesa os pães da Presença, para que estejam sempre diante de mim. 31 "Faça um candelabro de ouro puro e batido. O pedestal, a haste, as taças, as flores e os botões do candelabro formarão com ele uma só peça.
Qual é a parábola da grande ceia em Lucas 14:16-19?
Lucas 14:16-19 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Jesus respondeu com a seguinte parábola: “Certo homem preparou um grande banquete e enviou muitos convites. Quando estava tudo pronto, mandou seu servo dizer aos convidados: 'Venham, o banquete está pronto'. Mas todos eles deram desculpas.
As parábolas de Lucas 15 enfatizam o interesse de Deus por aqueles que muitos costumam desprezar, os esforços divinos para conquistar a confiança deles e a alegria do Céu quando as pessoas se convertem.
Ao ensinar na casa de Marta, Jesus viu surgir a oportunidade de ensinar a respeito da importância de tornar Seus ensinamentos uma prioridade em nossa vida.