Passo 1: Encontre a calibragem recomendada para seus pneus Não procure a calibragem recomendada nos flancos dos seus pneus, ela não está lá! Normalmente, você encontrará a calibragem recomendada: Em um adesivo na porta do motorista ou na parte de trás da tampa do tanque de combustível.
Você também pode procurar uma etiqueta na porta do motorista, na tampa do tanque de combustível ou no para-brisa, que mostra as especificações de pressão dos pneus para as rodas dianteiras e traseiras. - Digite a pressão desejada no visor da máquina de calibragem.
Os motoristas devem consultar o manual do proprietário para saber a quantidade ideal de libras para o pneu. A informação está também na tampa do tanque de combustível. Os pneus devem ser calibrados uma vez por semana.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro.
Identifique a pressão recomendada para o seu veículo para os pneus dianteiros e traseiros. Essa informação consta no manual do veículo, dentro da tampa do depósito de combustível ou no batente da porta do motorista.
Qual a calibragem correta para cada tipo de pneu? Aprenda a CALIBRAR como um PROFISSIONAL | 📺 101
Qual a calibragem correta?
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Qual é a pressão ideal para os pneus do seu automóvel? Em primeiro lugar, é importante que saiba que a pressão correta dos pneus varia de carro para carro e é definida em função do peso de cada veículo. No entanto, os valores padrão são entre 2.1 bar e 2.5 bar.
Os números da pressão e dos modelos dos pneus normalmente estão no manual de instruções do fabricante ou então em uma etiqueta que pode estar no bocal de combustível ou na porta do motorista.
Os pneus devem ser calibrados quando estão frios, pois após rodarem por alguns quilômetros a temperatura aumenta e isso faz com que a pressão deles aumente. Se forem calibrados com a pressão correta nesta situação, podem ficar abaixo do recomendado quando o pneu esfria.
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas.
De maneira geral, essa etiqueta fica localizada na parte interna da porta do motorista, mais precisamente entre as portas dianteira e traseira. Em alguns carros, as informações sobre a calibragem de pneus podem ser encontradas, também, na tampa de combustível, na tampa do porta-malas, no porta-luvas ou no próprio pneu.
Qual é o risco de reduzir muito a pressão dos pneus?
Um pneu com excesso de pressão pode causar vários problemas. Primeiro, a aderência ao solo pode ser reduzida, diminuindo assim a tração e aumentando o risco de derrapagem ou perda de controle do veículo.
O primeiro passo é conferir no manual do veículo ou na etiqueta que pode ser encontrada no carro a pressão recomendada pelo fabricante. Fique atento à quantidade de libras nos pneus dianteiros e nos traseiros, pois eles costumam ser diferentes, já que normalmente os pneus de trás são maiores.
Para verificar a calibragem você pode dirigir-se à loja de pneus mais próxima ou, como já referimos, utilizar um calibrador de pneus com o qual poderá medir a calibragem de cada um incluindo a peça sobressalente e verificar se estão devidamente calibrados.
Você provavelmente verá duas figuras, uma para uso normal e outra para cargas completas; será algo como "35 PSI". Você encontrará isso no manual do veículo no carro, dentro da tampa do depósito de combustível ou no batente da porta do motorista.
3. Bar (bar) O bar é uma unidade de medida de pressão comumente utilizada na indústria e em contextos relacionados à pressão de fluidos. Ele é definido como 100000 pascals, ou seja, 1 bar equivale a 100000 pascals.
PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com 2.1/30 e 2.1/31, por exemplo, essa é a calibragem. O 2.1 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil.
Os pneus possuem medidas diferentes e a pressão de calibragem também será diferente para eles, por exemplo: pneus de medida 165/70R13 exigirá uma pressão de 27/29 libras sem carga e 28/30 libras com carga. Já pneus maiores com medida 175/65R14 sem carga a pressão adequada será 28/29 libras e com carga 28/30 libras.
Qual é a calibragem correta do pneu 195/55R15? Um carro com dois passageiros e um pneu nas medidas 195/55R15 tem uma calibragem recomendada de 30 psi. Caso esteja mais pesado, com mais ocupantes e bagagens no porta-malas, por exemplo, indica-se uma calibragem maior, de até 35 psi.
A pressão correta dos pneus é determinada pelo fabricante do veículo e varia de acordo com o modelo, o ano e o tipo de pneu. A informação geralmente pode ser encontrada no manual do proprietário do veículo, na tampa do tanque de combustível, na coluna da porta do motorista ou em um adesivo no compartimento do motor.
A calibragem deve ser verificada com os pneus frios (num posto não mais do que 2 km distante do local onde o consumidor está). Lembre-se de que o estepe também precisa ser examinado e calibrado. Para o componente reserva, considere uma pressão de até 5 psi acima dos demais.