Qual o país que tem as terras mais férteis do mundo?
A Rússia é a campeã, e no Brasil apenas 3% do território é de terra roxa legítima, mostra o livro "Raízes da Fertilidade", de João Castanho Dias, lançado ontem pela Anda e pela Ama (associações do setor de adubos).
O Dia de Campo na TV vai falar sobre as Terras Pretas de Índio da Amazônia, solos considerados entre os mais férteis do mundo. Estudos indicam que a formação destes solos está associada ao manejo de resíduos feito pelos povos que viveram na Amazônia, há milhares de anos.
Terra roxa: solo extremamente fértil, possui uma coloração avermelhada. É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra roxa é resultado da decomposição de rochas compostas de basalto, que tem origem vulcânica.
São particularmente importantes na parte oriental dos planaltos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, pelos elevados teores de matéria orgânica e conteúdo de alumínio extraível. Cambissolos de elevada fertilidade natural são comuns na região nordestina e no Estado do Acre.
A terra roxa foi formada após milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. Por isso, o solo é rico em óxidos minerais, ou seja, uma ótima alternativa para o plantio de diversas culturas.
Esse tipo de solo é rico em nutrientes e matéria orgânica em vários estágios de decomposição. Também conhecido como terra preta, o solo humífero é muito fértil, uma vez que é constituído, em sua grande parte, de matéria orgânica em decomposição, que funciona como um adubo para as plantas.
O Mato Grosso destaca-se como o maior produtor nacional de grãos, contribuindo com cerca de 17% do Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuário do Brasil.
A lista de países que mais investem no agronegócio é liderada pelos Estados Unidos, seguido da Holanda, Alemanha, França e Brasil. Aqui, novamente, é importante notar a diferença entre a produção em volume e a produção que gera maior valor agregado.
Localização. Em toda a bacia amazônica, foram encontradas manchas de Terra Preta, principalmente em torno da região da Ilha de Marajós. Mais recentemente, o mesmo tipo de solo também foi identificado em áreas do Equador, Peru e Guiana Francesa.
A terra preta é rica em carbono pirogênico, também chamado de carvão vegetal ou biochar, originado da queima de material orgânico e nutritivo para as plantas. Nas áreas residenciais, as amostras apresentaram concentrações de carbono duas vezes maiores do que as de áreas menos ocupadas.
De acordo o Banco de Dados e Informações Ambientais (BDIA), apenas 5% da região tem solos naturalmente férteis (eutróficos), ocupando aproximadamente menos de 250 mil quilômetros quadrados do total de 5.016.136,3 quilômetros quadrados.
A lista inclui nomes como o fundador da Amazon, Jeff Bezos, o CEO da Tesla, Elon Musk e o CEO da Meta, Mark Zuckerberg. O último se juntou recentemente ao grupo daqueles cuja riqueza atingiu a marca de US$ 200 bilhões.
O solo da Amazônia é pobre em nutrientes. Contrariando a exuberância da floresta, o solo da Amazônia é considerado pobre em nutrientes. Em contraponto à beleza da Floresta Amazônica, seu solo não possui grande riqueza em nutrientes.
E a resposta é: o Brasil! O Brasil, o México e a Argentina são as maiores economias da América Latina, de acordo com projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Produto Interno Bruto (PIB) dos países em 2024 (ano base 2023).
O solo tchernozion é encontrado na Argentina e na Ucrânia. Trata-se de um solo escuro com grande concentração de matéria orgânica. Esse solo fértil é utilizado, principalmente, para o cultivo de trigo.
Classificação foi feita por meio de um estudo inédito do IBGE. Uma pesquisa inédita do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que o estado do Paraná tem o melhor potencial agrícola do país. Segundo o estudo, 12,2% do território – ou 24 mil km² – está avaliado como potencialidade 'muito boa'.
Eles chamavam a terra de “rossa”, que significa “vermelha”, em italiano. A palavra foi sendo entendida como “roxa”, e o nome acabou pegando também entre os brasileiros. Esse tipo de solo é encontrado principalmente nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
1. China, o maior produtor de alimentos do mundo. O primeiríssimo lugar no ranking dos maiores produtores agrícolas do mundo vai para a China, que tem o desafio de prover alimentos para mais de 1,4 bilhão de habitantes.
O salmourão é um solo arenoso e geralmente infértil, encontrado em algumas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. Classificação: pode ser classificado como um tipo de Neossolo Quartzarênico, devido à sua textura arenosa e baixa capacidade de retenção de água.
A Ucrânia possui um dos solos mais férteis do mundo, o chamado tchernozion, que tem grande quantidade de matéria orgânica. A população ucraniana apresenta baixas taxas de crescimento demográfico e intensa emigração para outros países da Europa.