"Os beijos, para Oscar Wilde, não eram simplesmente sinais de amor. Ele os associava ao perigo, e até à morte", lembrou ele, destacando que o escritor foi preso e condenado a dois anos de trabalhos forçados por um beijo homossexual.
mas se você nunca souber o que quer ser, se vive o que alguns podem chamar de “vida dinâmica”, mas que eu chamarei de vida artística, se a cada dia você não tem certeza de quem você é e do que sabe, você nunca se tornará nada, e essa é a sua recompensa.”
Oscar Wilde teve uma relação controversa com o catolicismo durante toda a sua vida. Nascido em uma família protestante e filho de um pai agnóstico, mas na maciçamente católica Irlanda, Wilde teria sido batizado a pedido de sua mãe sem que seu pai soubesse.
TÚMULO DE OSCAR WILDE - Autor de O RETRATO DE DORIAN GRAY | Paris - França | Cemitério Père-Lachaise
Quantos anos Dorian Gray viveu?
A trágica ironia é que Wilde viveu apenas até os 46 anos. Em sua obra mais famosa, o escritor conta a história do jovem Dorian Gray, de apenas 19 anos, que vive com muitos privilégios na Londres vitoriana.
“A única maneira de se livrar de uma tentação é ceder a ela.” “Dizer que um livro é moral ou imoral não faz sentido, um livro é bem ou mal escrito, apenas isso.” “Experiência é o nome que todos dão aos seus erros.” “Posso resistir a qualquer coisa, menos à tentação.”
O que acontece no final do retrato de Dorian Gray?
Sibly, desesperada, suicida-se. O jovem repara então que o seu retrato reflete o estado psicológico que vive no momento - a crueldade. Isso incomoda-o e resolve esconder a pintura numa sala, que mantém sempre fechada.
O livro trata sobre a vida de um homem que, de forma indireta, acaba fazendo um pacto para permanecer com a aparência jovem para sempre. Apesar dessa vantagem, uma pintura do protagonista feita por um de seus amigos acaba manifestando em sua aparência todas as imperfeições da alma de Dorian Gray.
De personalidade extremamente narcisista, Dorian considera vender sua alma ao diabo em troca do dom de nunca envelhecer, o pacto é realizado, e seu retrato passa a envelhecer no seu lugar – também mostrando sua alma corrompida.
Entre as pessoas lá enterradas, pode-se citar: Guillaume Apollinaire, François Arago, Honoré de Balzac, Henri Barbusse, Alexandre Théodore Brongniart, Maria Callas, Frédéric Chopin, Alphonse Daudet, Eugène Delacroix, Jean de la Fontaine, Paul Eluard, Félix Faure, Molière, Yves Montand, Jim Morrison, Jean Moulin, Edith ...
O escândalo foi desencadeado com uma denúncia do Marquês de Queensberry, pai do amante do escritor, Alfred Douglas, que o acusou publicamente de “sodomia”. Wilde decidiu revidar e processou Queensberry por difamação, embora as revelações no julgamento tenham saído pela culatra.
Foi no que eu me transformei. E só agradeço à sociedade" Essa é mais uma frase marcante do filme Coringa (2019). O personagem fez uma reflexão sobre sua história de vida e em como os acontecimentos de sua história foi transformando-o com o tempo.
Dorian se aproxima e a corteja, e logo propõe casamento. A apaixonada Sibyl o chama de "Príncipe Encantado", e desmaia com a felicidade de ser amada, mas seu irmão protetor, James, um marinheiro, adverte que, se seu "Príncipe Encantado" a magoasse, matá-lo-ia.
Cumprida a pena e libertado em maio de 1897, Oscar Wilde partiu diretamente para o exílio em Paris, falido, solitário e fisicamente destroçado. Aí viveu ajudado por amigos, morando em hotéis baratos, até sua morte em 30 de novembro de 1900, aos 46 anos.
Tornou-se uma das personalidades mais famosas da sua época e um dos dramaturgos mais conhecidos de Londres no século 19. Famoso por sua sagacidade e pelos textos ricos em sarcasmo, ironia e cinismo, é lembrado por seus epigramas, peças e livros, sobretudo por “O Retrato de Dorian Gray”, seu único romance.
Por que o livro O Retrato de Dorian Gray foi censurado?
Vale lembrar que "O Retrato de Dorian Gray" também recebeu duras críticas e censura por abordar relações homossexuais em sua narrativa. Isso aconteceu em uma época em que a homossexualidade era um crime punido por lei.
Várias leituras podem ser feitas desse desfecho. Uma delas é a de que Gray finalmente foi vencido pelo peso da sua consciência. A máscara que ele portava publicamente caiu e, no momento da sua morte, a podridão de sua alma veio à tona. A oposição entre essência e aparência é o mote central desse romance de Oscar Wilde.